terça-feira, 8 de agosto de 2017

Liturgia do dia 08/08/2017

A imagem pode conter: texto


Leituras
Nm 12,1-13
Sl 50, 3-4. 5-6a. 6bc-7. 12-13 (R. Cf. 3a)
Mt 14,22-36

18ª Semana do Tempo Comum - Ano A

Terça-Feira

Primeira Leitura: Nm 12,1-13

1 Murmuraram Míriam e Aarão contra Moisés, a respeito da mulher cuchita que ele tomara. Ele tinha, com efeito, desposado uma mulher cuchita. Disseram então: “Acaso falou Javé somente por meio de Moisés? Não falou, também, por meio de nós?”. Javé ouviu isto. 3 Porém, era Moisés um homem extraordinariamente humilde, sem comparação, mais do que qualquer outro homem sobre a terra. 4 Imediatamente, dirigiu-se Javé a Moisés, Aarão, e Míriam: “Saí os três em direção à Tenda do Encontro”. E eles saíram. 5 Então, desceu Javé numa coluna de nuvem e se pôs junto à entrada da Tenda; chamou, em seguida, Aarão e Míriam; estes se adiantaram. Falou-lhes Javé: “Escutai, agora, minhas palavras. Quando há, entre vós, um profeta de Javé eu me revelo a ele em visão; eu lhe falo em sonhos. 7 O mesmo, porém, não acontece com meu servo Moisés. Ele se mostrou o mais fiel, em toda a minha casa. 8 Falo-lhe boca a boca, e em visão, e não em enigmas. É a imagem de Javé que ele vê. Por que não temestes murmurar contra meu servo Moisés?” 9 Inflamou-se a cólera de Javé contra eles. Javé se retirou. 10 Logo que a nuvem havia desaparecido de cima da Tenda, Míriam viu-se coberta de lepra, como se fora neve; voltando-se Aarão para Míriam, viu-a toda leprosa.11 Suplicou, então, Aarão a Moisés, assim: “Meu senhor, rogo-te, não permitas que carreguemos conosco o crime que loucamente cometemos. 12 Não fique ela como uma criança morta, cuja carne já está meio consumida ao sair do seio de sua mãe”. 13 Clamou, então, Moisés a Javé, nestes gritos: “Ó Deus, digna-Te curá-la, eu Te rogo”.
Salmo: Sl 50, 3-4. 5-6a. 6bc-7. 12-13 (R. Cf. 3a)
R. Deus, tem pena de mim no teu amor.
3 Deus, tem pena de mim no teu amor, teu grande amor apague o meu pecado! 4 Lava completamente a minha culpa, de toda iniquidade purifica-me!

5 Pois eis, eu reconheço a minha falta, meu pecado está sempre à minha frente. 6a Foi contra ti somente que eu pequei e fiz o que era mau ante os teus olhos.

6bc Assim és justo quando me condenas, irrepreensíveis são teus julgamentos. 7 Vê, porém, que eu nasci na iniquidade, minha mãe concebeu-me no pecado.

12 Um coração sem mancha cria em mim, renova em mim o espírito de força. 13 Não me afastes, ó Deus, da tua face, teu espírito santo não me tires!
Evangelho: Mt 14,22-36

Depois que a multidão comera até saciar-se, 22 Logo depois, Jesus obrigou os discípulos a entrarem na barca e irem antes dele para o outro lado, enquanto despedia o povo. 23 Despedido o povo, subiu ao monte, para rezar sozinho. Ao cair da noite, ainda estava ali, só. 24 A barca já estava bem distante da terra, e açoitada pelas ondas, porque o vento era contrário. 25 De madrugada, foi ter com eles, caminhando sobre o lago. 26 Quando o viram andar sobre a água, os discípulos ficaram assustados: “É um fantasma!”, diziam com gritos de pavor.27 Mas logo Jesus lhes disse estas palavras: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo”. 28 Então, Pedro lhe respondeu: “Senhor, se és tu mesmo, manda-me ir ao teu encontro sobre as águas”. 29 Jesus lhe disse: “Vem!”. E Pedro saiu da barca, começou a caminhar sobre as águas, indo ao encontro de Jesus. 30 Mas, reparando na fúria do vento, ficou amedrontado. E, começando a afundar, gritou: “Salva-me, Senhor!”. 31 No mesmo instante, Jesus estendeu a mão e o segurou, dizendo: “Homem pobre de fé, por que duvidaste?”. 32 E, quando entraram na barca, parou o vento. 33 Os que estavam na barca prostraram-se diante dele afirmando: “Verdadeiramente és Filho de Deus!”.34Acabada a travessia, tocaram em terra, na região de Genesaré.35 O povo daquele lugar o reconheceu e mandou avisar toda a região vizinha. 36 Então, lhe trouxeram todos os doentes e pediam que pelo menos os deixassem tocar na barra da sua roupa. E todos aqueles que a tocavam ficavam curados.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Homem fraco na fé. Por que não acreditaste?” (Mt 14,31).
“Verdadeiramente tu és o Filho de Deus” (Mt 14,33).
Neste Evangelho vários detalhes são surpreendentes.
Primeiro, um fato jamais visto pelos discípulos de Jesus: Ele podia andar sobre as ondas revoltas do mar sob forte ventania.
Era uma coisa inacreditável. Surpreendente, em seguida, foi a reação de Pedro, que poderia ter ficado apenas boquiaberto com o que via:
“Senhor, se és tu,
manda-me ir ao teu encontro
caminhando sobre a água!” (Mt 14,28).
Novamente outra surpresa. Jesus lhe diz:
“Vem!” (Mt 14,29).
E o que para Pedro parecia impossível, torna-se uma experiência incomum: ele começou a andar sobre a água!
Mas esta experiência durou pouco. O vento frio como que o despertou de um sonho, e ele começou a afundar. Imediatamente tomou consciência de que somente Jesus o poderia impedir de afogar-se. Então gritou:
“Senhor, salva-me!” (Mt 14,30).
Jesus atendeu a seu pedido, como atende os nossos em momentos de grandes dificuldades, mas o repreendeu:
“Homem fraco na fé. Por que duvidaste?” (Mt 14,31).
Tudo o que os outros discípulos viram foi completa surpresa.
E mais do que isto, foi motivo para uma compreensão nova de quem era Jesus.
Então o expressaram dizendo:
“Verdadeiramente tu é o Filho de Deus!” (Mt 14,33).
É esta última frase o auge da teologia que São Mateus quer que entendamos a partir deste milagre de Jesus: Ele é o Filho de Deus.
E, em seguida, o Evangelho de hoje termina confirmando que Jesus é o Filho de Deus:
“... pediam que pudessem, ao menos,
tocar a barra de sua veste.
E todos os que a tocavam, ficaram curados” (Mt 14,36).
Deixemo-nos maravilhar pelo poder de Deus manifesto em Jesus através destes fatos.
Como Pedro, digamos, no meio de nossas angústias e sofrimentos: “Senhor, salva-nos!”. E Jesus nos salvará com o poder comprovado por tantos outros milagres que realizou.
Como os outros discípulos, exclamemos diante de Jesus:“Verdadeiramente tu és o Filho de Deus!” .
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário