segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Liturgia do dia 28/08/2017

                                                A imagem pode conter: texto

Leituras
1Ts 1,1-5.8b-10
Sl 149, 1-2. 3-4. 5-6a.9b (R.4a)
Mt 23,13-22

21ª Semana do Tempo Comum - Ano A

Segunda-Feira

Primeira Leitura: 1Ts 1,1-5.8b-10

1 Paulo, Silvano e Timóteo, à Igreja dos tessalonicenses, que está com Deus Pai e com o Senhor Jesus Cristo. A graça e a paz estejam convosco.2 Damos sempre graças a Deus por todos vós, quando fazemos menção de vós em nossas orações, 3 relembrando sem cessar, na presença de nosso Deus e Pai, a atividade da vossa fé, o esforço da vossa caridade e a vossa constante esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. 4 Sabemos, irmãos, que sois amados de Deus, e seus eleitos. 5 Pois o Evangelho que anunciamos não vos foi apresentado unicamente por palavras, mas mostrou superabundantemente seu poder pela ação do Espírito Santo. Sabeis como nos comportamos entre vós, para vosso bem.8 De fato, a partir de vós divulgou-se a Palavra do Senhor, não só na Macedônia e na Acaia, mas em toda a parte se espalhou a vossa fé em Deus, de modo que nada mais precisamos dizer. 9 Todo o mundo vive contando a acolhida que tivemos entre vós, e como vos convertestes a Deus, deixando os ídolos para servir ao Deus vivo e verdadeiro, 10 esperando dos céus o Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, o qual nos livra da ira que está para vir.
Salmo: Sl 149, 1-2. 3-4. 5-6a.9b (R.4a)
R. Na verdade o Senhor ama o seu povo.
1 Entoai ao Senhor cântico novo, na assembleia dos santos seu louvor. 2 Por seu autor alegre-se Israel, os filhos de Sião pelo seu rei.

3 Louvem em suas danças o seu nome, toquem tímpano e harpa em seu louvor 4 Na verdade o Senhor ama o seu povo, coroa com o triunfo os pequeninos.

5 Exultem os fiéis em sua glória, aclamem-no a caminho do seu templo. 6a Tragam nos lábios hinos de louvor,

9b Esta é a glória de todos os seus santos!
Evangelho: Mt 23,13-22

Naquele tempo, disse Jesus:13 Ai de vós escribas e fariseus hipócritas! Fechais o reino dos céus aos homens! Porque vós mesmos não entrais, nem deixais entrar aqueles que quereriam! [14] 15 Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Percorreis o mar e a terra para conseguir um só adepto! Quando ele está conquistado, vós o fazeis duas vezes mais merecedor da geena do que vós!16 Ai de vós, guias cegos! Dizeis: ‘Se alguém jurar pelo Templo, isso nada vale. Mas, se jurar pelo tesouro do Templo, estará obrigado a cumprir o juramento!’ 17 Insensatos e cegos! Que é mais importante: o ouro, ou o Templo que torna sagrado esse ouro? 18 E dizeis também: ‘Se alguém jurar pelo altar, isso nada vale. Mas se jurar pela oferenda que está sobre o altar, ficará obrigado a cumprir o juramento’. 19 Cegos! Que é mais importante: a oferenda, ou o altar que torna sagrada a oferenda? 20 Assim, quem jura pelo altar jura ao mesmo tempo por tudo o que está sobre ele. 21 Quem jura pelo Templo jura ao mesmo tempo por ele e por aquele que ali habita. 22 E quem jura pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que ali está assentado.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós porém, não entrais nem deixais entrar aqueles que o desejam” (Mt 23,13bc).
Nesta parábola Jesus deixou clara sua ruptura com os sumos sacerdotes e anciãos de Israel
.
O Evangelho de hoje nos mostra Jesus em conflito com os mestres da Lei e fariseus hipócritas
. São duas classes de pessoas que exerciam grande liderança religiosa e espiritual sobre o Povo de Deus, assim como os sumos sacerdotes e anciãos. Hoje, portanto, ficamos sabendo que todos os líderes religiosos de Israel se puseram contra Jesus e sua mensagem sobre o Reino dos Céus.
Como meditamos em outras ocasiões, perguntamos novamente: não seriam precisamente os líderes religiosos de Israel que deveriam reconhecer o Messias em Jesus, uma vez que eles eram os mais instruídos nas Escrituras?
Eles liam a Lei e os Profetas todos os sábados. No entanto, não se renderam à evidência: os milagres, as curas, as lições e comportamento de Jesus provavam que Ele era o Messias esperado.
Vários foram os motivos deste comportamento da classe religiosa dirigente de Israel em relação a Jesus.
Alguns destes motivos podemos conhecer. Eram, em primeiro lugar, a ambição pelo poder sobre a população, e suas vantagens econômicas, prestígio social e autoridade moral. Tudo isto, porém, Jesus lhe lançava diretamente no rosto: eram hipócritas, interesseiros, falsos, cegos que guiavam outros cegos.
Esses dirigentes aguardavam o Reino dos Céus, mas não estavam prontos para recebê-lo
. Por isso não aceitavam o Reino dos Céus com suas exigências, postas claramente por Jesus.
Nós, cristãos, dentro da Igreja fazemos parte do Reino de Deus.
E sabemos que para permanecer nele tivemos que entrar pela porta estreita. Lc 13,24 diz que muitos procurarão entrar por esta porta estreita e não conseguirão. Se entramos, devemos perseverar no Reino de Deus com todas as suas exigências. Nosso apoio é o que o próprio Jesus ensinou sobre o Reino. Estamos nele porque encontramos o tesouro escondido, a pérola preciosa, o caminho para a Vida Eterna. Fora do Reino de Deus nada temos nem teremos.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário