terça-feira, 4 de dezembro de 2018

CARTA DO SANTO PADRE FRANCISCO EM MONS. FRANCESCO CACUCCI, ARCEBISPO DE BARI-BITONTO, PARA O 50º DA ELEIÇÃO DA BASÍLICA DE SAN NICOLA DI BARI EM BASILICA PONTIFICIA

CARTA DO SANTO PADRE FRANCISCO
EM MONS. FRANCESCO CACUCCI, ARCEBISPO DE BARI-BITONTO,
PARA O 50º DA ELEIÇÃO DA BASÍLICA DE SAN NICOLA DI BARI
EM BASILICA PONTIFICIA

 

Para o querido irmão
Mons Francesco CACUCCI
Arcebispo de Bari-Bitonto
Delegado Pontifício da Basílica de San Nicola

Cinquenta anos se passaram desde o meu Predecessor St Paul VI elevou a Basílica de São Nicolau de Bari, na Basílica Pontifícia, atribuindo o cargo de Chefe do Pontifício arcebispo pro tempore do Bari. Este importante aniversário é motivo de alegria para 'Arquidiocese, para a cidade e da região de Puglia, para a Ordem dos Pregadores, que abriga o templo sagrado, bem como para toda a catolicidade desde este lugar de fé, de oração, de encontro e diálogo favoreceu o movimento ecumênico.

Nos últimos anos, a Basílica Nicolaica, tão singularmente ligada à Santa Sé, soube manifestar a sua vocação específica destinada a impulsionar o caminho da unidade cristã. Isto foi facilitado pela sincera devoção ao Santo Bispo de Myra dos fiéis do Oriente e do Ocidente. Meus pensamentos vão para todos aqueles que têm colaborado de alguma forma as atividades litúrgicas, pastorais, culturais e ecumênicos, especialmente, os frutos do que eu testemunhei pessoalmente em minha recente visita à reunião de oração e reflexão com os Chefes de Igrejas presentes no Oriente Médio.

Eu encorajo aqueles que trabalham com diferentes responsabilidades na orientação pastoral desta Basílica histórico e ilustre para continuar seu serviço em um espírito de colaboração e com ardor apostólico, ajudando os peregrinos e as pessoas que o freqüentam e olha com confiança para redescobrir importância espiritual. É uma questão de favorecer nos fiéis o caminho da busca assídua por Deus, alimentada pela intensa piedade e um desejo insaciável de contemplação. A oração tem uma extraordinária força evangelizadora e é necessária para a plena comunhão entre os cristãos.

Espero que o significativo quinquagésimo aniversário seja também motivo de um interesse renovado no estudo dos eventos históricos da Basílica Pontifícia, da figura de São Nicolau, bem como da teologia ecumênica. A reflexão científica, acompanhada de manifestações culturais planejadas, pode ser combinada com piedade, liturgia e adoração ao Santo, fazendo uma contribuição válida para as relações ecumênicas entre as comunidades católica e ortodoxa.

Com estes sentimentos, invocando a intercessão da Virgem Maria e de São Nicolau, concedo cordialmente a minha Bênção Apostólica a vós ea toda a comunidade diocesana, o cardeal Angelo Becciu que preside o evento comemorativo, os dominicanos e os promotores e alto-falantes da conferência e àqueles que participam das cerimônias evocativas.

Do Vaticano, 24 de novembro de 2018

 

Francesco

FONTE: https://w2.vatican.va/content/francesco/it/letters/2018/documents/papa-francesco_20181124_lettera-cacucci.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário