quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Liturgia do dia 04/11/2018


Liturgia do dia 04/11/2018


Leituras
Ap 7,2-4.9-14
Sl 23(24),1-2.3-4ab.5-6
1Jo 3,1-3
Mt 5,1-12a

31ª Domingo do Tempo Comum

Domingo

Primeira Leitura: Ap 7,2-4.9-14

2 E vi um outro anjo que subia do lado onde nasce o sol, levando o selo do Deus vivo. Ele gritou em alta voz aos quatro anjos que tinham recebido poder para danificar a terra e o mar, dizendo: 3 “Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, enquanto não marcarmos a fronte dos servos de nosso Deus”. 4 Então, ouvi o número dos que foram marcados: cento e quarenta e quatro mil marcados de toda a tribo dos filhos de Israel.9 Depois disso, vi uma grande multidão de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas. Ninguém conseguia, contá-la. Todos estavam em pé diante do trono e diante do Cordeiro. Trajavam roupas brancas e levavam palmas na mão. 10 E eles gritavam bem alto: “A salvação é de nosso Deus, que está sentado no trono, e do Cordeiro!”. 11 E todos os anjos estavam de pé, rodeando o trono, os anciãos e os quatro seres vivos. Prostravam-se de face em terra diante do trono e adoravam a Deus dizendo: 12 “Amém! louvor, glória, sabedoria, ações de graça, honra, poder e força ao nosso Deus para sempre. Amém”. 13 Então um dos anciãos falou comigo, perguntando: “Quem são estes que estão vestidos com vestes brancas? De onde vêm?”. 14 Respondi: “Meu Senhor, tu o sabes”. E ele me disse: “Esses são os que saíram da grande tribulação. Eles lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro.
Salmo: Sl 23(24),1-2.3-4ab.5-6(R/. cf. 6)

R. É assim a geração dos que procuram o Senhor!

1 É do Senhor a terra e o que a reveste, o mundo inteiro e todos os que o habitam. 2 Foi ele quem firmou-a sobre os mares quem a consolidou por sobre as águas.

3 “Quem subirá ao monte do Senhor, quem entrará no seu lugar sagrado?” 4 O homem de mãos limpas e alma pura, que não tem no pecado o pensamento, nem engana, jurando, os semelhantes.

5 Este terá a bênção do Senhor e a justiça de Deus, seu Salvador. 6 “Assim é a geração dos que o procuram, e do Deus de Jacó buscam a face!

Segunda Leitura: 1Jo 3,1-3

Irmãos: 1 Vede como é grande o amor que o Pai nos dedicou, concedendo-nos ser chamados filhos de Deus. E nós o somos! Se o mundo não nos conhece é porque não o tem conhecido. 2 Caríssimos, desde agora já somos filhos de Deus, embora ainda não seja manifesto o que viremos a ser. Sabemos que, quando Cristo aparecer, seremos semelhantes a ele, porque o veremos como ele é. 3 Todo aquele que coloca esta esperança nele se torna puro, como ele é puro.
Evangelho: Mt 5,1-12a

Vendo Jesus essas multidões, ele subiu ao monte. Quando sentou, seus discípulos chegaram para perto dele. 2 Tomou a palavra e ensinava-os assim: 3 “Felizes os pobres em espírito, porque a eles pertence o reino dos céus. 4 Felizes os aflitos, porque serão consolados. 5 Felizes os mansos e humildes, porque herdarão a terra da promessa. 6 Felizes os famintos e sedentos da justiça, porque serão saciados. 7 Felizes os misericordiosos, porque serão tratados com misericórdia. 8 Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. 9 Felizes os promotores da paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10 Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque a eles pertence o reino dos céus. 11 Felizes sereis quando vos ofenderem, perseguirem e disserem todo tipo de calúnia contra vós por minha causa. 12a Ficai alegres e contentes, porque grande será a vossa recompensa no céu.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
QUEM PODE SUBIR À MONTANHA DE JAVÉ? ...

QUEM TEM MÃOS INOCENTES E CORAÇÃO PURO ...
[SL 23(24),3A.4A].
Quando nos lembramos dos Santos de Deus celebrados pela Igreja inteira, nosso pensamento se volta para o grau de perfeição que eles atingiram a ponto de poderem ir para a Vida Eterna com Deus.
Como os Santos ficaram ‘Santos’?
Uma primeira resposta que a Liturgia da Palavra de hoje nos oferece é a dada pelo Salmo Responsorial. Isto é,somente entram no céu e vivem para sempre com Deus os que têm as mãos puras, e, principalmente, o coração puro.
O coração é a sede das intenções, onde o amor a Deus e a próximo pode chegar a tal perfeição, que, os que o têm, atingem a santidade. É assim que se tornam ‘Santos’.
Sem esta santidade a entrada no céu seria impossível.
O Salmo Responsorial se refere ao céu como a ‘Montanha de Javé’.
Era a montanha onde estava o Templo de Jerusalém.
Hoje, para nós, cristãos, esta montanha é o céu, a morada de Deus, onde com Jesus Cristo seus santos vivem exclusivamente do amor eterno de Deus.
Primeira Leitura

“Não danifiqueis a terra, o mar e as árvores, até que tenhamos marcado a fronte dos servos do nosso Deus” (Ap 7,3).
A leitura que o Apocalipse nos propõe hoje é, como este livro todo, para ser decifrada em sua linguagem simbólica.

São João Evangelista tem uma visão: Quatro anjos se posicionam nos quatro cantos da terra 
(Ap 7.1), isto é, sobre a terra inteira, sem que nada ficasse fora. Eles têm uma missão dada por Deus: destruir tudo o que havia na terra e no mar. Era o fim do mundo.
Porém, antes disto, um outro anjo tinha outra missão: marcar na testa todos os que Deus salvaria. Não está dito aqui qual era este sinal, mas que os assinalados eram cento e quarenta e quatro mil pessoas.
Este número é simbólicoreferente aos que mereceram a Salvação: diz os que pertencem ao Povo de Deus,os das doze tribos de Israel. É claro que o Apocalipse, livro cristão, entende por estas doze tribos de Israel todos os judeus batizados.
Mas depois deles, o livro fala ainda de ‘uma grande multidão’ (Ap 7,9), que são os batizados de todos os povos, línguas e nações. Estes trajavam vestes brancas e tinham palmas na mão. As palmas são expressão de alegria na Festa das Tendas do antigo Israel; aqui significa a chegada à morada celeste dos que a mereceram.
Estas multidões representam a totalidade da humanidade salva, tanto entre os judeus como os outros povos que participam da Salvação prometida por Deus a Abraão quando o chamou. De fato, Deus disse a Abraão em Gn12,3:
Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados".
Ora, esta promessa divina realizou-se na Salvação que Jesus Cristo trouxe à humanidade.
Quem nos ensina sobre isto é São Paulo:
Cristo nos remiu da maldição da Lei ... a fim de que a Bênção de Abraão em Cristo se estenda aos gentios ...(Gl 3,13a.14a).
E o fim desta primeira leitura nos confirma que Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, santificou todos os que Deus escolheu para estarem com Ele:
A Salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono [celeste], e ao Cordeiro [que com Deus está no céu] (Ap 7,10bcd).
Esta Primeira Leitura nos fala, portanto, do final da História da Salvação: mostra-nos os que Deus santificou e levou para Si de entre toda a humanidade: tanto judeus filhos de Abraão, como os filhos de Abraão pela fé em Jesus Cristo, o Cordeiro.
Porém está dito também que não será toda a humanidade que irá para Deus no fim dos tempos. Somente alguns serão salvos. São estes os santos que nós celebramos hoje.
Peçamos a Deus que nos santifique e que sejamos incluídos no número dos que Ele e Seu Filho Jesus salvarão até o fim dos tempos.
Salmo Responsorial: 
V. 3a: Quem pode subir à montanha de Javé? ...
V. 4a: Quem tem mãos inocentes e coração puro ... [Sl 23(24),3a.4a].
           

Este é o Salmo que começa com esta frase: Do Senhor é a terra e o que nela existe, o mundo e seus habitantes [Sl 23(24),1].
Esta é a visão da face da terra, sobre a qual Deus se inclina para ver todos os habitantes da terra.
Não lembra a descrição da humanidade em todos os quatro cantos da terra que a Primeira Leitura nos mostrou?
Temos portanto diante de nós a visão da terra inteira e todos os seus povos.
E o salmista pergunta:

Quem pode subir à montanha de Deus? [Sl 23(24),3a].

Ele mesmo responde:
Quem tem mãos inocentes e coração puro ... [Sl 23(24),4a].
A questão tratada aqui é a condição para entrar na morada celeste de Deus, a montanha de Deus. Esta condição é a santidade do coração puro.

E a condição principal é a mão que não cometeu crimes de sangue ou outros delitos contra a Lei, e ainda quem tem coração puro. O que isto quer dizer?

Isto é uma síntese de todas as exigências da Lei para que, cumpridas, Deus declarasse ‘justo’ quem as cumprisse. Estes estavam em condições de ir para a morada celeste, a montanha de Deus.
Em outras palavras esta pergunta responde à nossa, quando dizemos: Quem será santo diante de Deus e ir para o céu?
Nossa resposta: é quem cumpre todos os mandamentos de Deus e da Igreja fielmente. Estes têm as mãos limpas e o coração puro. Estes são os santos.
Neste dia em que consideramos todos os Santos de Deus, lembremos que estamos celebrando a santidade de um grande número de pessoas batizadas, Santos anônimos, porque não canonizados, mas santificados pelo cumprimento da Lei de Deus.

Peçamos a Deus chegar à nossa morte com mãos limpas e coração puro. Ele vai nos ouvir, e nos levará, depois de nossa morte, à ressurreição com Seu Filho e com Ele para a Vida Eterna.

Segunda Leitura: 1Jo 3,1-3.
  ... o que seremos ainda não se manifestou ... seremos semelhantes a Ele, porque O veremos tal como Ele é. (1Jo 3,2ce).
Esta Segunda Leitura nos dá uma ideia do como será a vida dos que morreram salvos por Deus.
Todos os batizados salvos teremos uma outra figura. Os que ressuscitam ficam diferentes dos que continuam vivos na terra.
Mas como entender isto? É o que São João Evangelista tenta nos explicar, mas, afinal não consegue.
O máximo que ele pode dizer é: ... seremos semelhantes a Ele, porque O veremos tal como Ele é.
Mas perguntamos ainda: Como Ele é?
São João Evangelista não nos diz!
Ele deixa à nossa contemplação o Cristo Ressuscitado. É de tal modo tão maravilhoso que sua descrição é impossível.
Então, o que podemos fazer para entendermos como seremos na Vida Eterna?
O que podemos fazer é esperar a luz do Espírito Santo para entendermos como é Jesus Cristo 
Ressuscitado.
Portanto é isto o que devemos pedir a Deus.
E entenderemos, até aonde nos for concedido, como é a vida dos que morreram na Graça de Deus e que já estão na Vida Eterna. São estes os que Deus encontra, no fim de suas vidas, dignos de entrar no céu, a ‘Montanha de Deus’. 

Evangelho 

Ele pôs-se a falar e os ensinava, dizendo: “Bem-aventurados ...” (Mt 5,2.3a).

Jesus, ao fazer o ‘Sermão da Montanha’, olhava o futuro.

Nesse futuro Ele via todas as pessoas salvas pelo sacrifício de Sua Cruz.

Eram todas aquelas pessoas que um dia Ele proclamou como ‘bem-aventuradas’.

Portanto Jesus não se contentou em proclamar as ‘bem-aventuranças’, mas anteviu o futuro de todos os ‘bem-aventurados’ salvos por Ele. Estes formam a imensa e incontável multidão dos Santos que na Vida Eterna contemplam e amam a Deus sem cessar.
Este é o nosso destino escolhido por Deus desde antes da criação do mundo.
Não nos esqueçamos isto. É São Paulo quem nos fala em Ef 1,3-4: 

V. 3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com toda bênção espiritual nos céus, em Cristo.

V. 4: Nele, Deus nos escolheu, antes da fundação do mundo, 

para sermos santos e íntegros diante dele,no amor.
A festa de Todos os Santos comemorada pela Igreja não nos exclui.

Todos nós somos destinados por Deus à santidade em união com Ele, para sempre.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário