terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Liturgia do dia 01/11/2018


Liturgia do dia 01/11/2018


Leituras
Ef 6,10-20
Sl 143(144),1.2.9-10 (R/. 1a)
Lc 13,31-35

30ª Semana do Tempo Comum

Quinta-Feira

Primeira Leitura: Ef 6,10-20

Irmãos:10 Quanto ao mais, confortai-vos no Senhor e no poder da sua força. 11 Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do Diabo. 12 Pois não temos de lutar contra a carne e o sangue, mas contra os principados, as potestades, os dominadores deste mundo das trevas, e os espíritos malignos dos ares. 13 É por isso que deveis revestir-vos da armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de tudo superar, continuar de pé. 14 Portanto, ficai em posição de alerta, tendo a verdade como cinturão de vossos rins, a justiça como armadura de vosso corpo, 15 e o zelo em propagar o Evangelho da paz, como vosso calçado. 16 Empunhai o escudo da fé, com o qual podereis apagar todas as flechas incendiárias do Maligno. 17 Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus, 18 em orações e súplicas, rezando sempre no Espírito. Aplicai-vos a isto com incansável vigilância, pedindo por todos os santos. 19 E por mim também, para que ao falar me seja dada a palavra, a fim de pregar, com franqueza, o Mistério do Evangelho, 20 do qual sou embaixador, nas minhas algemas. Que eu possa pregá-lo como se deve falar!
Salmo: Sl 143(144),1.2.9-10 (R/. 1a)
R. Seja o Senhor bendito: é o meu rochedo!
1 Seja o Senhor bendito: é o meu rochedo; adestra as minhas mãos para o combate e prepara os meus dedos para a guerra!

2 É o meu amor e a minha cidadela, o meu libertador e fortaleza. O escudo no qual busco refúgio, e sob o meu poder coloca os povos.

9 Cantar-te-ei, ó Deus, um canto novo; salmodiarei na harpa de dez, cordas. 10 Dás a vitória aos reis, e arrebataste o teu servo Davi à espada iníqua.
Evangelho: Lc 13,31-35
31 Naquela mesma hora, alguns fariseus chegaram perto de Jesus para lhe dizer: “Parte, some daqui, porque Herodes quer matar-te”. 32 Ele respondeu: “Ide dizer a essa raposa que eu fico expulsando demônios e curando, hoje e amanhã; e no terceiro dia levarei a cabo a minha obra. 33 Entretanto, devo continuar meu caminho hoje, amanhã e no dia seguinte, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. 34 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os mensageiros de Deus, quantas vezes quis reunir teus filhos, como a galinha a sua ninhada sob suas asas… e não o quiseste. 35 Eis que vossa casa será deixada deserta para vós. Sim, eu vos garanto: não me vereis mais até (o tempo em) que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor!”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Tu deves ir embora daqui porque Herodes quer te matar” (Lc 13,30).
Quem disse estas palavras a Jesus foram alguns fariseus.
Não sabemos como tiveram notícia de que Herodes queria matar Jesus.
Provavelmente isto não seria verdade, pois sabemos que Herodes queria ver Jesus, pois tinha grande curiosidade sobre Ele, a partir do que o povo dizia.
Então por qual motivo os fariseus queriam que Jesus se afastasse de Jerusalém?
Não seria pela ameaça de Herodes. Seria pelo incômodo que Jesus representava aos fariseus. Eles queriam ver-se livres Dele a todo custo.
Mas Jesus não se intimidou. Respondeu aos fariseus que tinha muito que fazer em Jerusalém, fosse o que fosse que Herodes tramasse contra Ele.
E em seguida, nos diz o Evangelho, Jesus desabafa sua decepção com aqueles fariseus e todos os demais líderes judeus de Jerusalém:
“Jerusalém, Jerusalém!  Tu matas os profetas e  apedrejas os que te foram enviados!” (Lc 13,34).
Mais ainda, maior decepção de Jesus foi a rejeição ao seu plano afetuosamente feito a favor de Jerusalém:
“Quantas vezes eu quis reunir teus filhos como a galinha que reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste!” (Lc 13,34).
Jerusalém não somente não quis que Jesus realizasse seu plano a favor dela, como se preparou para matá-Lo. Foi o caso em que o amor de Jesus por aquela cidade não foi retribuído também com amor, mas com ódio.
Nem por isto Jesus se dará por vencido. Ele aguardará a conversão dos judeus que Ele mesmo profetiza com estas palavras:
“... não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: ‘Bendito aquele que vem em nome do Senhor’ (Lc 13,35).
Esta última frase deste Evangelho foi dita por Jesus aos fariseus que tinham ido falar com Ele, porque usa a palavra ‘vós’, referida a eles, e não ‘tu’, se se referisse a Jerusalém. Isto é, os habitantes de Jerusalém, e especialmente os líderes judeus é que um dia deverão reconhecer Jesus como aquele que salva a cidade santa dos judeus porque Lhe aclamarão: Bendito aquele que vem em nome do Senhor”.
Como cristãos esperamos o dia em que Israel se converterá a Jesus Cristo.
É por isso que na Sexta-Feira Santa pedimos a Deus que Israel aceite Jesus Cristo.
Se é isto o que Deus Pai sempre quis, será isto que Ele realizará. Peçamos que Deus abrevie este tempo de espera.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário