terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Liturgia do dia 27/10/2018


Liturgia do dia 27/10/2018


Leituras
Ef 4,7-16
Sl 121(122),1-2.3-4a.4b-5 (R/. cf. 1)
Lc 13,1-9

29ª Semana do Tempo Comum

Sábado

Primeira Leitura: Ef 4,7-16

Irmãos: 7 a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida da doação de Cristo. 8 Por isso se diz: quando subiu ao alto, levou prisioneiros e distribuiu dons aos homens. 9 Mas o que significa “subiu”, senão que também tinha descido aos lugares inferiores da terra? 10 E aquele que desceu é o mesmo que subiu acima de todos os céus, a fim de encher todas as coisas. 11 Foi ele quem de uns fez apóstolos, de outros, profetas ou evangelistas, pastores ou doutores, 12 para o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, e para a construção do Corpo de Cristo, 13 até que todos atinjamos a unidade da fé e do conhecimento do filho de Deus, o estado de homem maduro, a medida da idade plena de Cristo. 14 Então, já não mais seremos como crianças, flutuando ao sabor das ondas e levados por qualquer vento de doutrina, pela impostura dos homens e por sua astúcia para induzir ao erro. 15 Mas cresceremos, sob todos os aspectos, na verdade e caridade em direção a Cristo, que é cabeça. 16 É dele que o Corpo todo, coordenado e unido por todas as junturas que sustentam e movem segundo a função de cada membro, recebe o crescimento próprio, para a sua construção, na caridade.
Salmo: Sl 121(122),1-2.3-4a.4b-5 (R/. cf. 1)
R. Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa Senhor!
1 Quanta alegria quando ouvi: “Nós vamos à Casa do Senhor!”. 2 E eis os nossos pés, Jerusalém, chegando às tuas portas,

3 Jerusalém, cidade edificada como um único corpo! 4a Em cuja direção sobem as tribos, as tribos do Senhor.

4b Para louvar o nome do Senhor, tarefa de Israel. 5 Lugar onde se encontram os tribunais
Evangelho: Lc 13,1-9

Naquele tempo, 1 vieram algumas pessoas trazer a Jesus notícia dos galileus, cujo sangue Pilatos tinha misturado com o dos seus sacrifícios. 2 Ele lhes disse em resposta: “Julgais que esses galileus eram mais pecadores que todos os outros galileus porque incorreram em tal sorte? 3 Eu vos garanto que não. Mas, se não vos converterdes, morrereis todos do mesmo modo. 4 Ou então pensais que aquelas dezoito pessoas que morreram no desabamento da torre de Siloé eram mais culpadas do que todos os outros habitantes de Jerusalém? 5 Eu vos garanto que não. Mas, se não vos converterdes, morrereis todos do mesmo modo”. 6 E contou também esta parábola: “Um homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi buscar os frutos e não os encontrou. 7 Disse então ao viticultor: ‘Já faz três anos que venho buscar frutos nesta figueira e não encontro nada! Vai cortá-la! Para que ocupar o terreno inutilmente?’ 8 Mas o outro respondeu: ‘Senhor, deixa-a também por este ano. Enquanto isso, eu vou cavar em sua volta e colocar adubo. 9 Talvez ela dê fruto depois… Do contrário, a cortarás’.”
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo”. (Lc 13,8)
A leitura deste Evangelho nos mostra como Jesus estava atento às notícias que corriam no meio do povo como rastilhos de pólvora.
Ele ouvira como Pilatos tinha matado alguns galileusenquanto ofereciam sacrifícios no Templo. Pilatos terias suas razões: aqueles galileus teriam desrespeitado, de algum modo, a autoridade romana.
Ele ouvira também a notícia de um acidente assustador:a torre de Siloé, de pedras pesadas, tinha desmoronado, matando dezoito pessoascompletamente de improviso.
Diante de fatos assim, as pessoas de Jerusalém, em sua religiosidade e imaginário popular, atribuíram estas mortes inesperadas ao pecado daqueles mortos. Alguns, conversando com Jesus, disseram-Lhe que aquelas mortes eram punição divina.
Jesus reagiu, afirmando que pessoa alguma podia atribuir àqueles homens culpa pela qual Deus os puniria. Ele, pelo contrário, deixou claro: é verdade que é Deus quem julga as pessoas e conhece cada um de seus pecados. Mas nós, pessoas igualmente pecadoras, não devemos condenar ninguém. Não é nossa competência, e sim, e unicamente, de Deus.
A lição, portanto, que Jesus tira destas estórias, é quecada um de nós deve ficar atento a seu estado de relacionamento com Deus para lhe prestar contas a qualquer momento, mesmo totalmente imprevisto. Quem acorda hoje não sabe se de noite ainda estará vivo.
Enquanto vivemos neste mundo Deus nos dá todo o tempo necessário para que nos livremos de nossos pecados pelo arrependimento e pelo Seu perdão. Nunca devemos deixar para amanhã a recuperação da Graça de Deus, indo dormir tendo pecado naquele dia. Em outras palavras: a qualquer momento precisamos estar com a consciência tão limpa que Deus nos possa chamar para Si a qualquer momento que quiser.
E, o tempo que Deus nos dá, é o que a parábola de Jesus quer dizer no Evangelho de hoje: a figueira que por anos não dava figos, foi adubada, e aquela fértil a fez frutificar para contento de seu proprietário.
Seja assim também o momento presente de nossa vida: com a ajuda da Graça, representada naquela terra fértil, passemos a produzir frutos de santidade em nossa vida. Em toda a nossa vida. Assim Deus pode nos procurar a qualquer momento e teremos prontos os frutos que espera encontrar em nós. A morte não nos surpreenderá de mãos vazias. Não seremos a figueira que merecia ser cortada e morrer.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário