quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Liturgia do dia 06/11/2018


Liturgia do dia 06/11/2018


Leituras
Fl 2,5-11
Sl 21(22),26b-27.28-30a.31-32 (R/. 26a)
Lc 14,15-24

31ª Semana do Tempo Comum

Terça-Feira

Primeira Leitura: Fl 2,5-11

Irmãos:5 Tende em vós os mesmos sentimentos que foram os de Cristo Jesus. Ele, embora 6 subsistindo como imagem de Deus, não julgou como um bem a ser conservado com ciúme sua igualdade com Deus, 7 muito pelo contrário: ele mesmo se reduziu a nada, assumindo condição de servo e tornando-se solidário com os homens. E sendo considerado homem, 8 humilhou-se ainda mais, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz! 9 Por isso é que Deus o exaltou grandemente e lhe deu um nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua proclame, para glória de Deus Pai: “Jesus Cristo é o Senhor!”.
Salmo: Sl 21(22),26b-27.28-30a.31-32 (R/. 26a)
R. Ó Senhor, sois meu louvor em meio à grande assembleia!
26b cumpro os meus votos diante dos que o temem. 27 Que os pobres comam, sejam saciados, e louvem o Senhor os que o procuram!

28 Converta-se ao Senhor a terra inteira, prostrem-se diante dele as nações todas! 29 Sim, ao Senhor pertence a realeza, sobre todos os povos ele reina. 30 Curvem-se diante dele os poderosos.

31 Por ele viverei, também meus filhos, que hão de proclamá-lo às gerações. 32 Dirão sua justiça aos novos povos, anunciando as obras do Senhor.
Evangelho: Lc 14,15-24

Naquele tempo 15 Quando Jesus ouviu estas palavras, um dos convidados disse: “Feliz daquele que se sentar à mesa do Reino de Deus!”. 16 Jesus lhe respondeu: “Um homem ofereceu uma grande recepção, para a qual convidou muitas pessoas. 17 Na hora do jantar, mandou seu servidor dizer aos convidados: ‘Vinde! Já está pronto’. 18 Mas todos, unanimemente, começaram a se desculpar. O primeiro disse: ‘Comprei um terreno e preciso ir vê-lo. Desculpa-me, por favor’. 19 Outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las. Desculpa-me por favor’. 20 E outro ainda: ‘Acabo de me casar e por isso não posso ir’. 21 De volta, o servidor contou isto ao seu patrão. O dono da casa ficou indignado e disse ao servidor: ‘Vai depressa às praças e ruas da cidade e traze aqui os pobres, os estropiados, os cegos e os coxos!’. 22 Mais tarde, o servidor lhe disse: ‘Senhor, tua ordem foi cumprida, mas ainda há lugar’. 23 Então, o patrão disse ao servidor: ‘Vai pelas estradas e ao longo das propriedades, e força quantos encontrares a vir e assim a minha casa ficará cheia’. 24 Porque eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados participará da minha festa”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete”
 (Lc 14,24b).
Já meditamos sobre o ensino de Jesus quando foi tomar refeição na casa do chefe dos fariseus.
E o resultado foi uma séria advertência de Jesus àquele fariseu. Mas para nós também. Como o fariseu, Jesus nos disse que em nossas festas devemos convidar os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos e não os ricos, os parentes, pessoas importantes. É uma lição dura. Mas é Jesus quem a dá!

Portanto é para nosso bem, pois tudo o que Ele ensina é para nossa Salvação.
Hoje Jesus conta uma parábola: a do homem que deu um grande banquete.

Mas ele convidou gente que não precisava ir comer na casa dele. Eram ocupados demais, e deram desculpas para não ir ao banquete. Ele então convidou os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos. E assim sua casa ficou, finalmente, cheia. Todos ficaram felizes. Como diz São Lucas, tornaram-se ‘bem-aventurados’. Tudo terminou bem.
Porém notemos que além da lição dada por Jesus, neste Evangelho Jesus quer ensinar uma coisa nova: o banquete neste caso representa a festa da Salvação Eterna.

Como Jesus apresenta a Salvação Eterna?

Ele a apresenta como um banquete ao qual todos são convidados, ricos ou pobres.

Mas os mais afortunados e cheios de desculpas para não aceitar a Salvação Eterna não aceitam o convite.Somente os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos é que se tornarão ‘bem-aventurados’ porque aceitaram o convite.
Isto não nos lembra outra fala de Jesus?
É aquela sobre os ricos e autossuficientes, os que acham que podem dispensar Deus e sua oferta de

Salvação. Leiamos Mt 19,24:
“... é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus”.
Novamente Jesus nos assusta. Reconsideremos mais uma vez: é uma lição dura. Mas é Jesus quem a dá! Portanto é para nosso bem, pois tudo o que Ele ensina é para nossa Salvação.
Vamos trocar o que Jesus ensina por nossas ambições?
Há falsas igrejas que ensinam o ‘Clamor da Reivindicação’. Isto é, cobrar a Deus o que Ele ‘deve’ a quem dá grandes somas de dinheiro a tais igrejas. Isto é um pecado gravíssimo, enorme ofensa a

Deus. Dele pessoa alguma pode ‘reivindicar’ nada! Deus dá a Salvação de Graça.

E tais igrejas cometem o pecado de ‘simonia’, isto é, venda de bens espirituais por dinheiro. Devemos pedir a Deus a conversão destas pessoas, pois do contrário pagarão por estes pecados no inferno.

Portanto, não podemos admitir trocar o que Jesus nos ensina por nossas ambições.

Aceitemos o convite de Jesus para ir ao banquete de Deus, a Salvação Eterna.
Sintamos a alegria de estar em plena harmonia com a vontade de Deus.
E sintamos, antecipadamente, a alegria de receber a recompensa que Deus dará na ‘Ressurreição dos Justos’.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário