sábado, 1 de dezembro de 2018

Liturgia do dia 26/10/2018


Liturgia do dia 26/10/2018


Leituras
Ef 4,1-6
Sl 23(24),1-2.3-4ab.5-6 (R/. cf. 6)
Lc 12,54-59

29ª Semana do Tempo Comum

Sexta-Feira

Primeira Leitura: Ef 4,1-6

Irmãos: 1 Por isso, eu, o prisioneiro do Senhor, vos rogo que vivais de um modo digno da vocação à qual fostes chamados. 2 Com toda humildade, doçura e paciência, suportai-vos uns aos outros com caridade, 3 cuidadosos em conservar a unidade de espírito pelo laço da paz. 4 Há um só Corpo e um só Espírito como também vós fostes chamados, por vossa vocação, a uma só esperança. 5 Só há um Senhor, uma fé, um batismo, 6 só há um Deus que é Pai de todos, e está acima de todos, age por todos e em todos.
Salmo: Sl 23(24),1-2.3-4ab.5-6 (R/. cf. 6)
R. É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.
1 É do Senhor a terra e o que a reveste, o mundo inteiro e todos os que o habitam. 2 Foi ele quem firmou-a sobre os mares quem a consolidou por sobre as águas.

3 “Quem subirá ao monte do Senhor, quem entrará no seu lugar sagrado?”4 O homem de mãos limpas e alma pura, que não tem no pecado o pensamento.

5 Este terá a bênção do Senhor e a justiça de Deus, seu Salvador. 6 “Assim é a geração dos que o procuram, e do Deus de Jacó buscam a face!
Evangelho: Lc 12,54-59

Naquele tempo Jesus 54 Dizia ainda às multidões: “Quando vedes uma nuvem levantar do poente, logo dizeis: ‘Vem chuva’. E é certo. 55 E quando sopra o vento sul, dizeis: ‘Vai fazer calor de queimar’. E é o que acontece. 56 Hipócritas! Sabeis como interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57 E por que não julgais por vós mesmos o que é justo? 58 Quando estás indo com teu adversário ao magistrado, procura entrar em acordo com ele pelo caminho, para que não te arraste ao juiz e o juiz te entregue ao guarda e o guarda te jogue na prisão. 59 Eu te garanto: não sairás de lá até pagares o último centavo”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente?” (Lc 12,56).
Esta crítica de Jesus aos líderes judeus é muito forte. Podemos crer que marcou um dos momentos decisivos na ruptura Dele com eles.
Por qual motivo Jesus lhes fazia esta crítica tão dura?
Era porque tais líderes religiosos judeus se consideravam especialistas nas Escrituras. Passavam muito tempo lendo os livros antigos e procurando interpretá-lo para deles extrair lições para o momento presente.
Ora, no momento em que Jesus se manifestou a Israel, deu sinais claros de que era o prometido Messias, Profeta, Filho de Deus, anunciador do Reino de Deus. Quem via Jesus agir, conhecia a santidade de sua pessoa, sua personalidade fascinante, seu poder de operar prodígios e sinais, e encontraria logo nas Escrituras as provas de quem Ele era, o enviado de Deus.
Apesar de todos estes prodígios e sinais, os líderes judeus se recusaram a acolhê-Lo.
Como isto pode ter acontecido?
Sabemos que a classe dos dirigentes religiosos de Israel era ambiciosa por riqueza.
Se um Messias ocupasse o lugar deles, perderiam os privilégios religiosos, de liderança, de nível social e econômico. Jesus, de fato, anunciou um Reino de Deus para os pobres, e declarou que um rico dificilmente nele entraria. Foi isto o que aconteceu: os líderes judeus decidiram ignorar Jesus e continuar com seus privilégios.
Ora, uma classe religiosa que chegasse a tal ponto de inversão de valore espirituais, somente poderia ficar assim depois de decênios de declínio espiritual.Os líderes judeus viviam, no tempo de Jesus, um decaimento religioso e espiritual profundo. Eles não eram mais dignos de conduzir o Povo Eleito em seu relacionamento com Deus. Não foi a eles que Deus confiou o anúncio de Seu Reino. Não foi entre os sacerdotes judeus que Deus escolheu o maior líder que quis dar a Seu Povo. Não foi entre os escribas ou fariseus que Deus escolheu o Profeta anunciado por Moisés em Dt 18,15. Eles não eram mais dignos. Por isso Jesus profetizou o fim deles, fato que realmente aconteceu poucos anos depois.
Não admitamos, jamais, qualquer mínimo pensamento de nos afastar de Jesus:
Que, em nossa vida toda, sejamos fiéis a Ele.
Que Jesus nunca encontre em nós motivo para nos chamar de hipócritas!
Que Ele nos ajude a cumprir todos nossos deveres em relação a Deus e à Igreja, de modo que no Último Dia não cheguemos diante Dele devendo ainda que seja um único centavo de nossas dívidas.
Como somos fracos, peçamos a Jesus que venha em nosso socorro. E Ele virá porque assim prometeu muitas vezes.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário