terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Liturgia do dia 28/11/2018


Liturgia do dia 28/11/2018


Leituras
Ap 15,1-4
Sl 97(98),1.2-3ab.7-8.9 (R/. Ap 15,3b)
Lc 21,12-19

34ª Semana do Tempo Comum

Quarta-Feira

Primeira Leitura: Ap 15,1-4

Leitura do Livro do Apocalipse de São João

1 Eu, João, vi ainda um outro grande e maravilhoso sinal no céu. Eram sete anjos que tinham os sete últimos flagelos, pelos quais se deve completar a ira de Deus. 2 E vi, também, como que um mar de vidro misturado com fogo. Os vencedores da besta, da sua imagem e do número do seu nome estavam em pé sobre o mar de vidro com as harpas de Deus. 3 Cantavam o cântico de Moisés, o servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: “Senhor, Deus Todo-poderoso, as tuas obras são grandes e admiráveis! Rei das nações, teus caminhos são justos e verdadeiros! 4 Senhor, quem não temeria e glorificaria o teu nome? Sim, tu és santo e todas as nações virão se prostrar diante de ti, porque serão evidentes os teus juízos”.
Salmo: Sl 97(98),1.2-3ab.7-8.9 (R/. Ap 15,3b)
R. Como são grandes e admiráveis vossas obras, ó Senhor e nosso Deus onipotente!
1 Entoai ao Senhor cântico novo, que ele fez maravilhas! Sua mão poderosa e braço santo valeram-lhe a vitória.

2 Revelou o Senhor o seu auxílio, sua justiça aos povos. 3ab De seu fiel amor ele lembrou-se, em favor de Israel.

7 Aplauda o mar e tudo o que contém, o mundo e os que o habitam. 8 Batam os rios palmas de alegria, as montanhas exultem.

9 Em face do Senhor exultem todos: vem governar a terra. Governará o mundo com justiça, com equidade os povos.
Evangelho: Lc 21,12-19

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12 Mas, antes de tudo isto, vos perseguirão, vos prenderão, vos entregarão às sinagogas e às prisões, vos arrastarão à presença dos reis e governadores por causa do meu nome, 13 e isto vos servirá de ocasião para dardes testemunho. 14 Gravai bem no espírito que não deveis preparar antes a vossa defesa; 15 porque eu mesmo vos darei uma linguagem e uma sabedoria, a que nenhum dos vossos adversários poderá resistir ou contradizer. 16 Sereis entregues até por vossos pais, por vossos irmãos, vossos parentes e amigos; e eles matarão muitos dentre vós; 17 sereis odiados por todos por causa de meu nome. 18 Mas nem um só cabelo de vossa cabeça se perderá. 19 Com a vossa perseverança é que salvareis vossas vidas.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa de meu nome”
 (Lc 21,12).
Como no Evangelho de ontem, no de hoje Jesus continua dando sinais que antecederão o fim do mundo e o Juízo Final.
Desta vez são sinais para os discípulos mais próximos de Jesus. Devemos, hoje, entendê-los como dados a nós mesmos, em Igreja.
Mas estes sinais acontecem desde o tempo em que Jesus vivia nesta terra.

Então, quando sinais como estes serão os verdadeiros sinais dos fins dos tempos?

Também neste caso, somente podemos supor que quando os verdadeiros sinais acontecerem, saberemos, por instrução de Deus, que serão os últimos sinais. Também aqui vale dizer: “Quem viver verá”.
Também como em nossa reflexão sobre o Evangelho de ontem, é preciso lembrar que a todas as gerações de cristãos tais sinais devem acontecer.

Ora, isto não é um artifício enganador de Jesus. Trata-se de advertências que todas as gerações cristãs devem receber, para que todas permaneçam firmes na fé diante das perseguições, dos desastres, das fomes e pestes.
Que ninguém abandone a fé por causa destes sinais desastrosos, nem por temor das perseguições promovidas contra a Igreja por seus inimigos.

De fato, quando tais coisas acontecerem, muitos terão tentados a abandonar ou renegar a fé
 por medo das consequências. É também sobre isto que Jesus nos adverte.

E, neste caso, continua nossa segurança o dito de Jesus: “Quem perseverar até o fim será salvo” (Mt 24,13).

O que devemos fazer? Vigiar e orar, porque poderemos cair na tentação do desespero, medo e renegação da fé. Serão nossos parentes e amigos próximos que nos tentarão a perder a fé (Lc 21,16)
Aceitemos, portanto, em nossos dias, tais sinais respeitando a intenção de Jesus: Ele os disse para nos prevenir, a nós, em nossa geração, como os deu a gerações que viveram antes de nós e as dá às gerações que viverem até o dia em que o Juízo Final chegar.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário