sábado, 1 de dezembro de 2018

Liturgia do dia 02/12/2018


Liturgia do dia 02/12/2018


Leituras
Jr 33,14-16
Sl 24(25),4bc-5ab.8-9.10.14 (R/. 1b)
1Ts 3,12-4,2
Lc 21,25-28.34-36

1º Domingo do Advento - ANO C

Domingo

Primeira Leitura: Jr 33,14-16

Leitura do Livro do Profeta Jeremias

14 Eis que dias virão — oráculo de Javé — quando realizarei a bela promessa que fiz à Casa de Israel e à Casa de Judá. 15 Naqueles dias e naquele tempo, farei brotar a Davi um germe de justiça, e ele fará valer o direito e a justiça no país. 16 Naqueles dias, Judá será salvo e Jerusalém habitará segura, e este será o nome que lhe darão: “Javé-justiça-nossa”.
Salmo: Sl 24(25),4bc-5ab.8-9.10.14 (R/. 1b)
R. Senhor meu Deus, a vós elevo a minha alma!
4 Revela-me, Senhor, os teus caminhos; faze-me conhecer tuas veredas! 5ab Pela tua verdade me orientes, pois és o Deus da minha salvação.

8 O senhor é bondade e retidão, ele ensina o caminho aos pecadores. 9 Guia pela justiça os pequeninos, ensina ao povo humilde a sua estrada.

10 É só verdade e amor para com todos que guardam seus preceitos e aliança.

14 É o Senhor amigo dos que o temem; dá-lhes a conhecer sua aliança.
Segunda Leitura: 1Ts 3,12-4,2

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses

Irmãos:12 Desejo para vós que o Senhor vos faça crescer abundantemente no amor de uns para com os outros e para com todos, como nós o sentimos por vós. 13 E que ele fortaleça os vossos corações numa santidade irrepreensível diante de Deus, nosso Pai, por ocasião da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, com todos os seus santos. 4,1 No mais, irmãos, aprendestes de nós como vos deveis comportar para agradar a Deus. E é assim que vos comportais. Contudo, vos rogamos e insistimos, no Senhor Jesus, que façais progressos. 2 Bem sabeis que determinações vos demos pela autoridade do Senhor Jesus.
Evangelho: Lc 21,25-28.34-36

Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: 25 Haverá, então, sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações estarão angustiadas e consternadas ante o bramido do mar e das ondas; 26 os homens morrerão de pavor na expectativa dos males que estarão para acontecer no mundo; os próprios poderes celestes serão abalados. 27 E então se verá o Filho do homem vindo numa nuvem, com grande poder e majestade. 28 Quando começarem a acontecer essas coisas, reanimai-vos e levantai vossas cabeças, porque está perto a vossa libertação”.34 Portanto, tomai cuidado convosco para que os vossos corações não fiquem pesados por causa dos excessos da mesa, da embriaguez e das preocupações desta vida, para que este dia não vos pegue de repente, 35 como uma armadilha; porque vai atingir a todos os habitantes da terra. 36 Vigiai, então, e rezai em todos os momentos, para serdes dignos de escapar de todas essas desgraças e de vos apresentardes com segurança diante do Filho do homem”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia

“PORTANTO FICAI ATENTOS E ORAI A TODO MOMENTO, A FIM DE TERDES FORÇA PARA TUDO O QUE DEVE ACONTECER E PARA FICARDES EM PÉ DIANTE DO FILHO DO HOMEM” (LC 21,36).
O Tempo do Advento inicia o Ano Litúrgico a cada ano.

É importante notar esta marca do Advento, como início do Ano Litúrgico. Isto quer dizer que orienta nossa vivência de fé ao longo do ano todo. Esta vivência tem seu centro em Jesus Cristo, como Salvador.

No Advento nos preparamos imediatamente para a celebração do nascimento do Salvador.

No Tempo do Natal celebramos a alegria da vinda do Filho de Deus ao nosso mundo, o mundo dos homens, para nos salvar.

No Tempo da Quaresma celebramos a Paixão e Morte de Jesus Cristo, como nosso Salvador.

No Tempo da Páscoa celebramos nossa Salvação já realizada, mas sempre esperada como consumação para cada um de nós e para toda a humanidade.

No Tempo Comum consideramos, meditamos, vivenciamos o mistério salvador da vida de Jesus Cristo.
Tudo isto, de algum modo, é rememorado no Tempo do Advento.
Assim, portanto, a chegada do nosso Salvador começa a ser esperada agora.

E a Igreja, em sua sabedoria e experiência, nos leva ao espírito de conversão para a Vinda definitiva do Senhor Jesus no fim dos tempos, ao mesmo tempo em que nos mantém na alegria, porque nesta Vinda Gloriosa alcançaremos nossa Salvação eterna, para sempre, na infinita felicidade junto a Deus Pai.
Da Primeira Leitura lemos este trecho de Isaías:

“Naqueles dias, naquele tempo, farei brotar de Davi a Semente da justiça,  que fará valer a lei e a justiça na terra” (Jr 33,15).
Que tempo foi esse?

Foi, para nós, cristãos, o tempo em que o Filho de Deus veio à terra para participar de nossa natureza humana e assim nos salvar para a Vida Eterna.

Nesse tempo Jesus aparece no mundo como ‘semente de justiça’. O que isto significa? Significa o germinar de um novo tempo em que os pecados da humanidade, a começar pelo de Adão, serão anulados, retirando-nos, a todos nós, da condição de inimizade – injustiça – com Deus, 
para sermos considerados ‘justos’ por Ele, pelo mérito da Paixão e Morte de Jesus.
Jesus, desta maneira, fará com que toda a humanidade viva conforme a lei de Deus, e, deste modo, segundo a justiça que Deus espera encontrar em cada pessoa salva por Seu Filho.
No Evangelho o próprio Jesus nos adverte: esta condição de justiça que Ele nos mereceu e que nos concedeu pelos méritos de Sua Paixão e Morte, deve permanecer até o dia em que Ele voltar à terra para o Juízo Final.

É neste Evangelho que Jesus nos diz:

“Portanto ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para tudo o que deve acontecer  e para ficardes em pé diante do Filho do Homem” (Lc 21,36).
Sabemos que Jesus voltará ao mundo em sua Vinda Gloriosa cheia de Poder que o Pai Lhe deu. Este Poder é o de julgar todas as pessoas da terra.

O desejo de Jesus, na advertência que fez neste Evangelho, é precisamente o de nos fortalecer e encorajar. Ele não espera que desmereçamos sua Salvação se permanecermos no Pecado. O que Jesus espera, com esta advertência, é que, precisamente, permaneçamos fiéis à vontade de Deus, tal como Ele mesmo viveu e tal como continua como nosso modelo. É uma advertência para nos deixar felizes e não temerosos de uma possível condenação. Se Ele não nos amasse, não nos teria feito tal advertência. É desta maneira que o Tempo do Advento mantém o tom de alegria da esperança em nossa segura Salvação.
É porque não sabemos nem o dia nem a hora que Jesus nos manda orar a todo momento.
Orar é sempre motivo de alegria. Esta advertência de Jesus, portanto, não é somente para que evitemos o Pecado até que Ele venha. É para que nos mantenhamos em união com Ele, e tal união somente pode nos deixar felizes enquanto vivemos neste mundo.

Tenhamos estes pensamentos presentes neste domingo. Que sejam nosso alimento espiritual também durante todo o Advento.
Salmo Responsorial nos diz:

O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho. [Sl 23(25),8-9].
O que isto quer dizer?

O Salmo diz precisamente o que deve acontecer em nossa vida neste Tempo de Advento: a ação de Deus em nossa vida até a Vinda Gloriosa de Jesus Cristo.

Notemos bem: trata-se da ‘a ação de Deus em nossa vida até a Vinda Gloriosa de Jesus Cristo’.

Ora, isto significa que a espera da Vinda Gloriosa de Jesus Cristo, não é tarefa apenas nossa. Nem nós mesmos a poderíamos garantir por nossas forças somente. Esta espera acontece dentro de nós por meio da Graça de Deus, que:
Reconduz ao bom caminho os pecadores.

Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ensina o seu caminho.
Portanto, não nos esqueçamos nunca neste Tempo de Advento: a parte principal de nossa preparação para a Vinda do Filho de Deus é a que o próprio Deus realiza em nós pelo poder de Sua Graça.

Meditemos, portanto, também sobre este ponto, com muita frequência, neste domingo e nos próximos do Advento.
São Paulo nos consola através de sua mensagem a sua amada comunidade de Tessalônica, quando lhes disse:

Que ... Ele confirme vossos corações numa santidade sem defeito aos olhos de Deus,  nosso Pai, no dia da vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos (1Ts 3,13).
É isto o que Deus vai realizar em nós neste Tempo de Advento.

Qual atitude deve ser a nossa perante todas estas demonstrações do amor de Deus por nós? Deve ser a de gratidão amorosa, constante e feliz. Que Deus permita que todo o nosso Advento transcorra desta maneira.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário