terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Liturgia do dia 31/10/2018


Liturgia do dia 31/10/2018


Leituras
Ef 6,1-9
Sl 144(145),10-11.12-13ab.13cd-14 (R/. 13c)
Lc 13,22-30

30ª Semana do Tempo Comum

Quarta-Feira

Primeira Leitura: Ef 6,1-9

1 Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, como é de justiça. 2 Honra teu pai e tua mãe, é o primeiro mandamento acompanhado de uma promessa: 3 para que sejas feliz e tenhas vida longa na terra. 4 E vós, pais, não irriteis vossos filhos: educai-os na disciplina, corrigindo-os e instruindo-os no Senhor.5 Servos, obedecei aos vossos senhores da terra, com temor e respeito, na simplicidade de coração, como a Cristo; 6 não trabalhando somente porque eles vos estão vendo, como aquele que quer somente agradar aos homens, mas como servidores de Cristo, que fazem, de coração, a vontade de Deus, 7 servindo-os de boa vontade como serviríeis ao Senhor e não a simples homens, 8 certos de que cada um receberá do Senhor o prêmio pelo bem que fizer, seja ele escravo ou livre. 9 E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles. Deixai de lado as ameaças, sabendo que é o mesmo o Senhor deles e o vosso; ele está nos céus, e não faz distinção de pessoas.
Salmo: Sl 144(145),10-11.12-13ab.13cd-14 (R/. 13c)
R. O Senhor cumpre sempre suas promessas!
10 Todas as criaturas te agradeçam, bendigam-te, Senhor, teus santos todos! 11 Falem eles da glória do teu reino e saibam proclamar teu poderio.

12 Para os filhos de Adão narrem teus feitos, a grandiosa glória do teu reino. 13ab Pois o teu reino é um reino para sempre, todas as gerações são teu domínio.
13cd O Senhor é fiel ao que promete, é todo amor em tudo o que ele faz. 14 Ampara todo aquele que vacila, reergue os que se curvam sob os fardos.
Evangelho: Lc 13,22-30

Naquele tempo:22 Jesus passava por cidades e povoados ensinando, enquanto se dirigia para Jerusalém. 23 E alguém lhe perguntou: “Senhor, são poucos os que se salvam?”. 24 Ele respondeu: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo: muitos procurarão entrar e não conseguirão. 25 Depois que o dono da casa se tiver levantado para fechar a porta e vós começardes a bater do lado de fora dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta’, ele responderá: ‘Não sei de onde sois’. 26 Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos na tua presença e tu ensinaste em nossas praças’. 27 Mas ele vos responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim, vós todos que sois malfeitores!’. 28 Então, haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac, Jacó e todos os profetas no Reino de Deus, e vós atirados fora. 29 Virão pessoas do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul e tomarão parte na festa do Reino de Deus. 30 Sim, haverá alguns dos últimos que serão os primeiros e haverá alguns dos primeiros que serão os últimos”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Não sei donde sois.” (…) “Comemos e bebemos contigo e tu ensinaste nas nossas praças” 
(Lc 13,22-30)
.
Nesta passagem do Evangelho Jesus aparece em conflito com os judeus que receberam seu anúncio do Reino de Deus, mas o rejeitaram, perdendo a chance de serem salvos.
Alguém Lhe perguntou: “então são poucos os que se salvam?”
Jesus disse que sim, comparando a entrada no Reino à difícil passagem pela porta estreita.
Difícil para os judeus que já se consideravam salvos e já no Reino de Deus, sem precisarem reconhecer Jesus como o Messias.
Jesus então profetiza que aqueles judeus não entrariam no Reino de Deus, mas outros povos conseguiriam entrar pela porta estreita e serem salvos. E aqueles inimigos de Jesus, ficariam de fora, mesmo que, no momento do Juízo Final, se afirmarem íntimos Jesus: “Comemos e bebemos contigo e tu ensinaste nas nossas praças” (Lc 12,26 ).
Para nós esta é uma lição preciosa: podemos nos considerar íntimos de Jesus porque vamos à missa, ou porque rezamos o terço etc., mas não cumprimos outras obrigações fundamentais para sermos salvos. Estejamos atentos para não nos enganar.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário