sábado, 1 de dezembro de 2018

Liturgia do dia 25/10/2018


Liturgia do dia 25/10/2018


Leituras
Ef 3,14-21
Sl 32(33),1-2.4-5.11-12.18-19 (R/. 5b)
Lc 12,49-53

29ª Semana do Tempo Comum

Quinta-Feira

Primeira Leitura: Ef 3,14-21

Irmãos: 14 Eis por que dobro os joelhos diante do Pai, 15 de quem procede toda e qualquer família, no céu e na terra. 16 Que ele, segundo a riqueza da sua glória, se digne conceder que sejais fortalecidos pelo seu Espírito, para que o homem interior se fortifique em vós. 17 Que Cristo habite pela fé nos vossos corações! Que sejais enraizados e fundados no amor! 18 Então, podereis compreender, com todos os santos, qual a largura, o comprimento, a altitude 19 e a profundeza e conhecer a caridade de Cristo, ela que supera todo o entendimento, para que sejais repletos de toda a plenitude de Deus. 20 Àquele que, pela força que age em nós, pode realizar muito mais que tudo o que pedimos e imaginamos, 21 a ele a glória, na Igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações e todos os séculos! Amém.
Salmo: Sl 32(33),1-2.4-5.11-12.18-19 (R/. 5b)
R.Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!
1 Aclamai o Senhor, vós que sois justos: devem louvar a Deus os homens retos! 2 Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o.

4 Pois é reta a palavra do Senhor, e tudo o que ele fez é verdadeiro. 5 Ele ama a justiça e a retidão, da graça do Senhor enche-se a terra.

11 Porém seu plano dura eternamente e, pelas gerações, seus pensamentos. 12 Feliz é a nação que o tem por Deus, o povo que escolheu por sua herança!

18 Porém olha o Senhor pelos que o temem, aqueles que confiam em seu amor, 19 para livrar da morte as suas almas e fazê-los viver quando houver fome!
Evangelho: Lc 12,49-53

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:49 Eu vim trazer fogo à terra e como gostaria que já estivesse aceso! 50 Há um batismo que eu devo receber e como estou ansioso para que ele se realize! 51 Por acaso pensais que vim trazer paz à terra? Eu vos garanto que não, mas sim a divisão! 52 De agora em diante, numa casa de cinco pessoas haverá divisão: três contra duas e duas contra três. 53 Estarão divididos pai contra filho, filho contra pai; mãe contra filha, filha contra mãe; sogra contra nora, nora contra sogra”.

Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Pensais que vim trazer a paz sobre a terra?” (Lc 12,51)
Neste Evangelho está uma das afirmações de Jesus sobre as quais somos tentados a não pensar. Logo de início nos assusta. Mas, lendo-a mais profundamente, entendemos qual foi a intenção de Jesus ao pronunciá-la.
Jesus era muito consciente de que sua mensagem sobre o Reino de Deus não agradava a todas as pessoas. Havia quem concordava com Ele e quem O rejeitava categoricamente.
Massendo Jesus o doce rabi da Galileia, aquele que atraía multidões, curava todo tipo de doenças, fazia exorcismos e multiplicava pães e peixes, como teria inimigos ainda?
Ora, os inimigos de Jesus não se deixavam maravilhar por seus milagres ou exorcismos. Pelo contrário, interpretavam tudo aquilo com malícia no coração, portanto fechando-se à mensagem de Jesus sobre o Reino de Deus.
Sabemos muito bem que os maiores inimigos de Jesus eram os líderes religiosos de Israel. E os motivos pelos quais O rejeitavam eram principalmente dois:
Jesus fazia curas no sábado, e, mais ainda, declarou-se ‘senhor do sábado’. Isto, o povo todo sabia, era título que somente podia ser dado a Deus, nem mesmo a Moisés, que entregara os Mandamentos ao povo. Jesus tinha certeza de ser o ‘senhor do sábado’ e o comprovou muitas vezes. Mas foi por este motivo que os líderes judeus decidiram matá-Lo.
Jesus se afirmara Rei, como Filho de Davi, e, mais ainda, Filho de Deus. Para os judeus isto era uma blasfêmia. Especialmente por este motivo os líderes judeus decidiram matá-Lo.
Mas com Jesus ficavam o povo simples e seus discípulos.
E, aos discípulos mais próximos, afirmou que eles teriam que enfrentar oposição de seus parentes se continuassem a segui-lo. E isto aconteceria, mais tarde, em todas as famílias. Nelas alguns ficariam com Jesus e outros contra Ele. Ora, o que Jesus disse não se aplicava somente a seu tempo. Até hoje vemos famílias divididas por causa de Jesus.
De nossa parte ficam claros os motivos pelos quais não podemos rejeitar Jesus:
- certeza de sabermos que Ele se entregou à morte por amor de cada um de nós.
- além do mais, com sua presença protetora, afirmou que estaria conosco todos os dias, até o fim do mundo.
- Ele disse que estando com Ele recolhemos, mas separados Dele dispersamos.
Colhemos ou dispersamos o quê?
Colhemos ou perdemos todos os benefícios da Graça de Deus alcançada por Ele para nós.
Assim, portanto, mesmo vendo que por causa do nome de Jesus há divisão até mesmo em nossas famílias, pelo tanto que já recebemos Dele, decidimos permanecer sempre com Ele e nunca sem Ele.
Que Deus Pai nos conserve, e que por meio de Seu Filho, nos leve a viver eternamente com a Santíssima Trindade.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário