terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Liturgia do dia 18/12/2018


Liturgia do dia 18/12/2018


Leituras
Jr 23,5-8
Sl 71(72),1-2.12-13.18-19 (R/. cf. 7)
Mt 1,18-24

3ª Semana do Advento

Terça-Feira

Primeira Leitura: Jr 23,5-8

Leitura do Livro do Profeta Jeremias

5 Eis que dias virão — oráculo de Javé — quando suscitarei a Davi um rebento justo; será rei de verdade e agirá com prudência: haverá direito e justiça no país. 6 Nos seus dias, Judá será salvo e Israel habitará em segurança. Eis o nome que lhe darão: “Javé-justiça-nossa”. 7 Eis que dias virão — oráculo de Javé — quando já não se jurará: “Pela vida de Javé que tirou os filhos de Israel do Egito!”, 8 mas: Pela vida de Javé que tirou e reconduziu a descendência da casa de Israel do país do Norte e de todos os países onde a havia dispersado, de modo que morarão no seu solo!”.
Salmo: Sl 71(72),1-2.12-13.18-19 (R/. cf. 7)
R. Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.
1 Ó Deus, concede ao rei o teu poder; ao que é filho de rei, teu julgamento. 2 Que ele governe o povo com justiça, julgue com equidade os pequeninos!
12 Libertará o pobre que suplica, todo infeliz que não encontra auxílio. 13 Terá pena do fraco e do indigente, e salvará a vida dos humildes.

18 Sim, bendito Senhor, Deus de Israel, o único que opera maravilhas! 19 Bendiga-se o seu nome eternamente, encha toda a terra a sua glória! Amém! Amém!
Evangelho: Mt 1,18-24

18 O nascimento de Jesus foi assim: Maria, sua Mãe, estava prometida em casamento a José. Ora, antes de levarem vida em comum, ela ficou grávida, por obra do Espírito Santo. 19 José, seu esposo, que era um homem justo, e não queria acusá-la, resolveu separar-se ocultamente dela. 20 Ele já havia tomado essa resolução, quando um anjo do Senhor lhe apareceu em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tenhas medo de tomar contigo Maria, tua esposa, porque o que foi gerado nela vem do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele salvará seu povo de seus pecados”. 22 Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor tinha dito pelo profeta: 23 Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, ao qual será dado o nome de Emanuel,

que quer dizer: “Deus conosco”. 24 Acordando do sono, José fez como lhe tinha ordenado o anjo do Senhor: tomou consigo sua esposa.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois Ele vai salvar seu povo dos seus pecados”. (Mt 1,21).
Estas palavras do Anjo a José o convenceram a aceitar Maria como sua esposa. Ele já tinha pensado em deixá-la em segredo, pois percebera sua gravidez.
No entanto, era também por meio de José que Deus precisava realizar seus planos.
O primeiro plano de Deus era a Encarnação de Seu Filho. Isso se realizou com o consentimento de Maria. Ela, de fato, disse ao Anjo Gabriel: “Cumpra-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). Assim o Filho de Deus se fez homem, do gênero humano como nós.
O segundo plano de Deus era dar a Jesus o nome da família de José, isto é, o de Filho de Davi (Mt 1,20e), como lhe disse o Anjo: “José, filho de Davi ...”. Assim o Filho de Deus nasceu para ser rei como Davi sobre seus irmãos.
O terceiro plano de Deus era dar a Seu Filho Encarnado o nome de “Salvador”, como o anjo disse a José: “tu lhe darás o nome de Jesus, pois Ele vai salvar seu povo dos seus pecados”. (Mt 1,21).
Mas o Filho de Deus não salvará somente o Povo Eleito; isto devia ser dito por São Mateus porque escreveu seu Evangelho para os judeus. Sabemos, no entanto, que Jesus será o salvador de todos os povos da terra,como está dito em Gn 49,10: ... a quem obedecerão os povos. Ora, esta obediência não será outra coisa senão a aceitação da vontade de Deus de salvar, com o poder do Rei Jesus, toda a humanidade.
Todos estes planos de Deus são para a Salvação de Israel e de todos os povos.
A ordem de Deus a José foi também de dar o nome de ‘Jesus’ ao filho de Maria. Como sabemos, ‘Jesus’ significa ‘Salvador’.
Se Deus é amor, seu Reino é de amor salvador. E tudo isto, Deus nos dá em Jesus.
Pensemos em tudo isto, vendo o Menino Jesus em sua manjedoura.
Quantos mistérios e ensinos nos dá o seu presépio!

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário