terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Liturgia do dia 27/11/2018


Liturgia do dia 27/11/2018


Leituras
Ap 14,14-19
Sl 95(96),10.11-12.13 (R/. 13b)
Lc 21,5-11

34ª Semana do Tempo Comum

Terça-Feira

Primeira Leitura: Ap 14,14-19

Leitura do Livro do Apocalipse de São João

14 Eu João vi: eis que havia uma nuvem branca e, sentado na nuvem, alguém que se parecia com um Filho de homem. Tinha uma coroa de ouro na cabeça e uma foice afiada na mão. 15 Um outro anjo saiu do Templo, gritando para aquele que estava sentado na nuvem: “Atira a tua foice e corta, porque é chegada a hora de cortar, porque está madura a lavoura da terra”. 16 E o que estava sentado na nuvem atirou a foice à terra e a lavoura da terra foi cortada. 17 Um outro anjo saiu do Templo do céu. Também tinha uma foice afiada. 18 E um outro anjo, aquele que tem poder sobre o fogo, saiu do altar e gritou com voz forte para aquele que tinha a foice afiada: “Joga a foice afiada e corta os cachos da vinha da terra, porque suas uvas estão maduras!”. 19 O anjo atirou a sua foice à terra e cortou a vinha da terra e jogou os cachos no grande lagar da ira de Deus.
Salmo: Sl 95(96),10.11-12.13 (R/. 13b)

R. O Senhor vem julgar nossa terra.

10 Dizei entre as nações: “Reina o Senhor!”. Jamais vacila o mundo que firmou, ele governa os povos com justiça.

11 Rejubilem-se os céus, exulte a terra; aplauda o mar com tudo que contém! 12 Os campos com seus frutos rejubilem, as árvores exultem nas florestas.

13 Em face do Senhor exultem todos, porque ele vem para reger a terra. Governará o mundo com justiça, aos povos regerá com lealdade.
Evangelho: Lc 21,5-11

Naquele tempo: 5 Como alguns observassem que o Templo era construído de belas pedras e ornado com ricos donativos, Jesus disse: 6 “Virão dias em que, de tudo quanto contemplais, não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído”. 7 Perguntaram-lhe: “Mestre, quando acontecerá isto? Qual será o sinal para indicar o momento em que estas coisas vão acontecer?”. 8 Ele respondeu: “Tende cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome dizendo: ‘Eu sou o Messias!’, e ainda: ‘O tempo está próximo!’. Não os sigais. 9 Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não vos assusteis: é preciso que, primeiro, isto aconteça, mas não será logo o fim”. 10 Depois lhes disse: “Levantar-se-á povo contra povo e reino contra reino. 11 Haverá grandes terremotos e, em várias partes, pestes e fomes, bem como fenômenos espantosos no céu.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia

“Mestre, qual vai ser o sinal de que estas coisas estarão para acontecer?” (Lc 21,7).
Neste Evangelho Jesus profetiza a destruição de Jerusalém e de seu Templo. Isto se realizou no ano 70 da era cristã, quando os romanos incendiaram o Templo e arrasaram toda a cidade.
Além desta profecia, Jesus ainda dá, aqui, os sinais do fim do mundo. Ele distingue sinais imediatos de antes do fim do mundo, de sinais que ainda bem antes aparecerão.
Quando consideramos os sinais que virão antes do fim do mundo, ficamos surpresos: tais sinais já estão acontecendo há séculos, desde o dia em que Jesus mesmo subiu aos céus em Sua Ascensão. Isto é, antes dos sinais do fim do mundo todos nós podemos ver estes que já acontecem em nossa história.
Então, quais serão, de fato, os sinais de que o fim dos tempos chegará?
Jesus dá a entender que há uma distinção entre os sinais que precedem os outros, os definitivos do fim dos tempos.

Enquanto vivemos neste mundo antes que o fim chegue, convivemos com os sinais que acontecem para nos lembrar que um fim vai existir sem falta.

Mas Jesus nos ensinou que os sinais definitivos do fim dos tempos serão dados no momento em que Ele mesmo descerá dos céus sobre uma nuvem.Tudo então ficará claro para os que têm fé e para os que não quiseram tê-la. Este sinal será tão claro, único e definitivo, que depois dele não haverá mais nenhum. Por isso a Vinda Gloriosa de Jesus será o último sinal do fim.
O que poderia nos perturbar, porém, é a impossibilidade de saber quando este sinal definitivo da Vinda Gloriosa de Jesus será dado. Foi exatamente esta a pergunta dos discípulos de Jesus: “Mestre, qual vai ser o sinal de que estas coisas estarão para acontecer?” (Lc 21,7).
O sinal sabemos qual é. Mas Jesus não pôde revelar nem o dia nem a hora.

Todos sabemos por qual motivo: se soubéssemos o dia e a hora, não nos prepararíamos nem para o dia nem para a hora. Passaríamos a vida despreocupados com isto, que, no entanto, é o momento mais importante da história da Salvação. Será neste dia e nesta hora que todos nós seremos salvos pelo poder de Deus por termos esperado com fé a vinda de Jesus, perseverando até o fim.

O contrário também vai acontecer: quem não teve fé nem nos sinais do fim da história dos homens, nem se preparou para comparecer diante do tribunal de Jesus, o Filho de Deus, será excluído da Salvação eterna. Terá a morte eterna.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário