terça-feira, 12 de setembro de 2017

Liturgia do dia 11/09/2017

A imagem pode conter: texto

Leituras
Cl 1,24-2,3
Sl 61 (62),6-7. 9 (R. 8a)
Lc 6,6-11

23ª Semana do Tempo Comum - Ano A

Segunda-Feira

Primeira Leitura: Cl 1,24-2,3

Irmãos: 24 Agora eu estou contente com os sofrimentos que tenho de suportar por vós. Porque assim completo na minha carne o que falta às tribulações de Cristo, em favor do seu Corpo, que é a Igreja. 25 
Dela me tornei ministro, em virtude da função que Deus me confiou junto de vós: a de anunciar a mensagem divina, 26o ministério escondido desde a origem dos tempos e das gerações e manifestado agora aos seus santos. 27 Deus quis revelar a eles que gloriosas riquezas este mistério encerra para os pagãos, isto é, Cristo que está em vós, a esperança da glória! 28 É ele quem nós anunciamos insistindo com todos os homens e instruindo-os em toda a sabedoria, para conduzi-los todos à perfeição que se atinge em Cristo. 29 É por esse ideal que labuto e combato na medida da força que ele me concede e que age poderosamente em mim. 2,1 Portanto, quero que saibais qual a luta que eu travo em vosso favor e em favor dos fiéis de Laodiceia e de tantos outros que não meconhecem de vista, para que sejam reconfortados os seus corações e estreitamente unidos no amor. Que eles sejam enriquecidos com uma convicção plena da inteligência e conheçam o mistério de Deus, 
Cristo, 3 no qual estão encerrados todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.
Salmo: Sl 61 (62),6-7. 9 (R. 8a)

R
. Minha glória está em Deus: protetor, refúgio e rocha.
6 Só em Deus acho repouso, dele vem minha esperança.Deus é a rocha que me salva, minha força: não vacilo.
9 Vós, ó povo, esperai nele; sempre e sempre confiai. Abri vossos corações pois é Deus o nosso abrigo.
Evangelho: Lc 6,6-11

6 Num outro sábado, Jesus, entrou na sinagoga e começou a ensinar. Estava lá um homem que tinha á mão direita seca. 7 Os mestres da lei e os fariseus espiavam Jesus, para ver se ia curar em dia de sábado e terem de que acusá-lo. 8 Mas Jesus conhecia os seus pensamentos e disse ao homem da mão paralítica: “Levanta-te e fica de pé aqui no meio”. 9 Ele se levantou e ficou de pé. Então Jesus lhes disse: “Eu vos pergunto: É permitido no sábado praticar o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou perdê-la?”. 10 E, passeando o olhar por eles todos, disse ao homem: “Estende a mão!”. Ele assim fez. E a sua mão ficou boa.11 Enfurecidos, começaram a discutir sobre o que poderiam fazer contra Jesus.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília,
Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“... o que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?”(Lc 6,9).
Jesus realiza o milagre de cura da mão seca de um homem que sofria muito tempo.
Mas acontece que aquele era um dia de sábado. E os fariseus O estavam vigiando para ver se Ele ‘transgredia’ o sábado fazendo curas.
Ora, Jesus afirma:
“O Filho de Deus é senhor também do sábado” (Lc 6,5).
Se Ele disse isto, chegou o momento de confirmá-lo mais uma vez. É então que lemos, hoje, este milagre no Evangelho de São Lucas.
Jesus quis que todos fossem testemunha de que era o senhor do sábado curando a mão daquele homem. Antes de curá-lo, Jesus olhou para todos os presentes. Viu pessoas incrédulas, os fariseus, e pessoas cheias de esperança num milagre.
O milagre aconteceu. Os fariseus deviam dar graças a Deus pelo fato de um homem, o Santo de Deus, ter vindo ao mundo, realizar milagres portentosos e ainda corrigir a compreensão errada que aqueles fariseus tinham do sábado. Mas eles estavam empedernidos. Não acreditariam em Jesus de modo algum. E não acreditaram Nele nem mesmo quando souberam da notícia de Sua Ressurreição. Os fariseus foram os perdedores neste conflito com Jesus.
Depois de ressuscitado, Jesus continuou senhor do sábado. Não para prestar culto a Deus nesse dia, mas para suplantá-lo por outro dia, aquele em que ressuscitou. Era o primeiro dia da semana hebraica, o que chamamos domingo. Os discípulos de Jesus passaram a celebrar o domingo no lugar do sábado judaico. É por isso que a missa dos cristãos é celebrada no dia da Ressurreição de Jesus, o nosso domingo.
A atitude dos fariseus contra Jesus, naquele tempo, nos incomoda ainda hoje.
Convivemos com pessoas que não aceitam a autoridade de Jesus e seus ensinos nem mesmo sabendo que Ele vive ressuscitado. Há muitos inimigos de Jesus e da Igreja hoje em dia.
Como devemos reagir a isto? Devemos nos lembrar que Deus manda o sol e a chuva para os bons e os maus. Mas Deus quer que todos os maus, os pecadores sejam salvos. Portanto peçamos isto a Deus neste dia.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário