terça-feira, 19 de setembro de 2017

Liturgia do dia 16/09/2017

Leituras
1Tm 1,15-17
Sl 112 (113),1-2. 3-4. 5a.6-7 (R. 2)
Lc 6,43-49

23ª Semana do Tempo Comum - Ano A

Sábado

Primeira Leitura: 1Tm 1,15-17

Caríssimo:15 Esta palavra merece crédito e toda a aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o primeiro. 16 E se a misericórdia me foi dada, foi para que Jesus Cristo manifestasse primeiro em mim toda a sua generosidade, para que eu servisse de exemplo aos que devem crer nele a fim de conseguir a vida eterna. 17 Ao Rei dos séculos, Deus imortal, invisível e único, honra e glória pelos séculos dos séculos! Amém!
Salmo: Sl 112 (113),1-2. 3-4. 5a.6-7 (R. 2)
R. Seja bendito o nome do Senhor, bendito agora e para sempre!
1 Louvai, ó servos do Senhor, louvai o nome do Senhor! 2 Seja bendito o nome dele, bendito agora e para sempre!

3 Desde o nascer ao pôr-do-sol, louve-se o nome do Senhor! 4 Supera todas as nações, supera os céus a sua glória.

5 No céu, na terra, quem será como o Senhor, o nosso Deus?

6 Está sentado nas alturas; mas lança os olhos sobre o abismo 7 Ergue do pó os miseráveis, retira os pobres do monturo.
Evangelho: Lc 6,43-49

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:43 Nenhuma árvore boa dá fruto mau. Nenhuma árvore má dá fruto bom. 44 Cada árvore é reconhecida pelo fruto que lhe é próprio: não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de urtigas. 45 O homem bom tira o bem do tesouro de bondade que é o seu coração; e o mau tira o mal do seu fundo ruim; pois a boca fala do que o coração está cheio.46 Por que me chamais: ‘Senhor, Senhor!’, e não fazei o que vos mando? 47 Eu vos mostrarei com quem se parece aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as põe em prática: 48 É parecido com o homem que está construindo uma casa: cavou bem fundo e colocou os alicerces sobre a rocha; venha uma enchente, dê contra a casa, mas não conseguirá abalá-la porque foi construída com cuidado. 49 Pelo contrário, quem ouve e não pratica, é parecido com o homem que constrói a casa sem alicerces, à flor da terra; venha uma enchente contra ela e logo desabará. Será um desastre!”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Vou mostrar-vos com quem se parece todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as põe em prática”. (Lc 6,47).
Entendamos o que Jesus nos diz em Lc 6,47 em continuação com tudo o que meditamos anteontem e ontem.
Nestes dois dias passados Jesus nos ensinara como Deus é bom com ingratos e maus: “Deus é bondoso também com os ingratos e maus”. (Lc 6,36e). E ainda: “Por que vês o cisco no olho do teu irmão ... ?”. (Lc 6,41a).
Hoje Jesus nos ensina a diferença entre quem segue seu ensinamento e quem não segue.
Ele começa falando das árvores com seus diferentes frutos: boa árvore, bom fruto; má árvore, maus frutos. Assim somos nós.
Jesus sabia que entre seus discípulos havia boas e más árvores.
Mas Ele queria que ninguém deixasse de levar a sério o que Ele tinha a ensinar, lições, que, como vimos nos dias passados, Ele recebera de Seu Pai. Relembremos, portanto, Jo 8,28: “ ... nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou”. Tudo o que Jesus falou foi a partir de sua conversa com o Pai.
Hoje Jesus diz que quem ouve suas palavras, seus ensinos, e os põe em prática, é como o homem que construiu sobre a rocha sólida: sua casa resiste às enxurradas e enchentes. É uma imagem simples, mas poderosa.
O oposto é igualmente imagem poderosa do contraste, do desastre de que quem ouve Jesus e lhe fecha os ouvidos, e, pior ainda, o coração: será como o homem que constrói sua casa na areia. A enxurrada vai levá-la, como vemos nas reportagens sobre enchentes de grandes rios.
Quem construiu sobre a rocha sólida aprendeu de Jesus o que Ele recebeu do Pai. Vai permanecer com Jesus e no fim da vida irá para a eternidade com a Santíssima Trindade.
Quem construiu sem alicerce vai por água abaixo. Não permanecerá na intimidade de Jesus e de Deus. Em outras palavras, vai para a condenação eterna.
Seguir ou não seguir Jesus resulta na salvação ou na condenação eterna. Fica claro assim que estas lições dadas por Jesus neste Evangelho são de grande importância por detrás de sua aparente simplicidade. Levemos a sério o que Jesus disse. E tenhamos como objetivo ganhar a Vida Eterna com o Santíssima Trindade.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário