quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Liturgia do dia 31/08/2017

A imagem pode conter: texto


Leituras

1Ts 3,7-13
Sl 89,3-4. 12-13. 14.17 (R. 14)
Mt 24,42-51

21ª Semana do Tempo Comum - Ano A

Quinta-Feira

Primeira Leitura: 1Ts 3,7-13

Irmãos: 7 Recebemos com isso grande consolo, por causa da vossa fé, em meio a todas as nossas angústias e sofrimentos. 8 Agora, nós nos sentimos reviver, porque estais firmes no Senhor. 9 Como poderemos agradecer convenientemente a Deus a vosso respeito, por toda esta alegria que nos proporcionais diante do nosso Deus?10 Rezamos, dia e noite, com a maior insistência, para que nos seja dado vos rever e completar o que ainda falta à vossa fé. 11 Que o próprio Deus, nosso Pai, e nosso Senhor, Jesus, dirijam para vós os nossos passos!12 Desejo para vós que o Senhor vos faça crescer abundantemente no amor de uns para com os outros e para com todos, como nós o sentimos por vós. 13 E que ele fortaleça os vossos corações numa santidade irrepreensível diante de Deus, nosso Pai, por ocasião da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, com todos os seus santos.
Salmo: Sl 89,3-4. 12-13. 14.17 (R. 14)
R. Sacia-nos depressa em teu amor, e alegres cantaremos toda a vida!
Podes fazer ao pó voltar os homens, podes dizer: “Voltai, filhos de Adão!”. Mil anos aos teus olhos são como ontem, qual vigília da noite que passou.

12 Dá-nos saber contar os nossos dias, e os nossos corações se tornam sábios.13 Um instante, Senhor! Oh, até quando? Tem compaixão de nós, estes teus servos!

14 Sacia-nos depressa em teu amor, e alegres cantaremos toda a vida!

17 Que o Senhor, nosso Deus, nos abençoe e faça prosperar nosso trabalho!
Evangelho: Mt 24,42-51

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 42 Ficai vigiando, pois não sabeis o dia em que vosso Senhor virá.43 Mas compreendei bem: se o dono da casa soubesse a que hora da noite viria o ladrão, certamente ficaria vigiando, sem permitir que a casa fosse assaltada. 44 Por isso, também vós estejais preparados, porque justamente na hora em que não pensardes virá o Filho do homem. 45Quem é, então, o servidor fiel e prudente que o patrão encarregou de cuidar das pessoas de casa, para lhes dar alimento no tempo devido? 46 Feliz o servidor que o patrão, quando chegar, encontrar procedendo desse modo! 47 Eu vos digo esta verdade: ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. 48 Mas se o mau servidor pensar consigo mesmo: ‘O meu patrão está demorando’, 49 e começar a espancar os companheiros e a comer e beber com os bêbados, 50 o patrão daquele servidor chegará num dia em que não espera, numa hora que ele ignora. 51 Então o castigará severamente e fará com que ele partilhe do destino dos hipócritas. E lá haverá choro e ranger de dentes.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Na hora em que menos pensais o Filho do Homem virá” (Mt 24,44bc).
A Salvação que Deus deseja para todos nós passa pela nossa correspondência a sua Justiça, Misericórdia e Fidelidade, como meditamos nos dias anteriores.
Porém somente corresponderemos ao desejo de Deus, que quer nos salvar, se perseverarmos no cumprimento de Sua Vontade, firmes na certeza de sua bondade, como nos assegura o Sl 33(34),9: Provai e vede quão suave é o Senhor; feliz de quem Nele encontra o seu refúgio.
Perseverar no cumprimento da Vontade de Deus até o dia em que o Senhor chegar não é um sofrimento ou preocupação sem sentido. É a alegria de viver a fé com esperança de Salvação, amando a Deus e cumprindo todos os seus mandamentos.
Devemos nos convencer disto: porque Deus nos amou, convidou-nos para o banquete das núpcias de Seu Filho (Mt 22,2). Dele podemos participar porque nos vestimos com o traje de festa, de que Jesus falou (Mt 22,12), referindo-se à veste branca de nosso Batismo. Entramos no Reino de Deus e nele seremos salvos.
Porém devemos nos lembrar que nossa natureza humana é fraca.
Podemos sucumbir ao pecado a qualquer momento. Com franqueza admitamos que todos nós somos pecadores. Antes do Batismo vivíamos longe da glória de Deus (Rm 3,23); sendo batizados nossos pecados foram anulados por Deus, mediante a redenção dada em Jesus Cristo (Rm 3,24).
O que nos resta para sermos salvos por Jesus, no dia em que Ele vier? Resta-nos perseverar até o fim (Mt 24,13). No dia em que Jesus vier, Ele será nosso defensor. Com alegria entraremos na Vida Eterna.
Um canto que enche de esperança na Salvação Eterna chama-se ‘Alma de Cristo’. Nele pedimos que na hora de nossa morte Jesus nos chame a Si. E na Vida Eterna o louvaremos por todos os séculos dos séculos. Este hino pode ser ouvido, meditado e saboreado em
https://www.youtube.com/watch?v=LFuklYd65bE

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário