sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Liturgia do dia 23/09/2017


Leituras
1Tm 6,13-16
Sl 99 (100),2. 3. 4. 5 (R. 2c)
Lc 8,4-15

24ª Semana do Tempo Comum - Ano A

Sábado

Primeira Leitura: 1Tm 6,13-16

Caríssimo: 13 Eu te peço diante de Deus, que dá vida a todas as coisas, e diante de Cristo Jesus, que deu seu claro testemunho diante de Pôncio Pilatos, 14 que guardes o mandamento intacto e perfeito até o dia em que o Senhor Jesus Cristo voltar. 15 Ele será apresentado, em seu devido tempo, pelo Senhor bendito e único, Rei dos reis e Senhor dos senhores.16 Só ele é imortal e vive na luz inacessível. Ninguém o viu, nem pode vê-lo. A ele, honra e poder para sempre! Amém!
Salmo: Sl 99 (100),2. 3. 4. 5 (R. 2c)
R. Vinde ao Senhor com cantos de alegria!
2 Rendei culto ao Senhor com grande júbilo, vinde a ele com cantos de alegria!

3 Sabei-o todos: é o Senhor que é Deus, foi ele que nos fez e somos dele, somos seu povo, ovelhas do seu campo.

4 Transponde seus portais rendendo graças, seus átrios penetrai cantando hinos, seu nome bendizei, dando-lhe glória!

5 Bom é o Senhor, e o seu amor eterno, fiel de geração em geração.
Evangelho: Lc 8,4-15

Naquele tempo: Como estava se ajuntando muita gente que o procurava de todas as cidades, Jesus contou esta parábola: “O semeador foi semear sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho e foi pisada ou as aves do céu a comeram. Outra caiu em lugar de muita pedra e, depois de brotar, secou por falta de umidade. 7 Outra caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram com ela e a sufocaram. 8 Finalmente, outra caiu em terra boa, cresceu e produziu cem grãos por cada semente”. E dizendo isto, exclamou em voz mais alta: “Quem tem ouvidos para ouvir, que entenda!”. 9Seus discípulos lhe perguntaram o que significava aquela parábola. 10 Ele respondeu: “A vós é dado conhecer os mistérios do Reino de Deus; aos outros homens, só em parábolas, para que vendo, não enxerguem; ouvindo, não compreendam. 11 O sentido da parábola é este: a semente é a palavra de Deus.12 A parte que caiu à beira do caminho são os que ouviram; depois, vem o diabo e lhes tira a palavra dos corações, para que não creiam nem se salvem. 13 A que caiu sobre a pedra são os que ouvem e acolhem a palavra com alegria, mas não deixam criar raiz: creem por algum tempo, mas, na hora da tentação, voltam atrás.14 A que caiu entre os espinhos são os que escutam, mas, com o passar do tempo, os cuidados, as riquezas e as delícias da vida os sufocam, e não chegam a amadurecer. 15 Enfim, a que caiu em terra boa são os que escutam a palavra com coração nobre e generoso, guardam-na e produzem fruto à custa de sua perseverança.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas ... ”(Lc 8,10bc).
No Evangelho de ontem vimos quanto era grande o privilégio das pessoas que Jesus admitia em seu seguimento, os doze apóstolos e as mulheres que Ele tinha curado.
Vimos também como estas pessoas sabiam em quem acreditavam, pois Jesus era o Filho de Deus, o Messias esperado de Israel, o Salvador que garantia a Vida Eterna.
Enquanto tais pessoas estavam com Jesus, Ele lhes dava a conhecer os mistérios do Reino de Deus. O que isto significava?
Significava ouvir Seus ensinos e as explicações sobre eles, quando pareciam difíceis, como a parábola do Evangelho de hoje, e, finalmente, ter a consciência de que em suas vidas era a vontade de Deus que contava, levando a uma existência completamente nova e feliz. De fato, o que poderia ser melhor do que viver num Reino em que tudo é dirigido por Deus? Aqui os erros humanos não têm lugar. Aqui há verdade e vida, santidade e graça, justiça, amor e paz!
Mas Jesus deixou intrigados os discípulos quando explicou a parábola somente a eles e não a outras pessoas. Perguntemos: quem eram estas outras pessoas?
Eram os que já estavam dominados pelo preconceito contra Jesus: os sumos sacerdotes, os anciãos do povo, os fariseus e os escribas. Estas pessoas tinham preparo e instrução para entender as parábolas de Jesus. Mas não conseguiam entende-las, porque em seu íntimo já estavam dispostos a rejeitar tudo o que Jesus ensinava. Acreditavam ser superiores a Jesus e seus discípulos. No entanto eram eles os perdedores. Perderam a maior sabedoria que Deus já enviou ao mundo.
Também a nós este Evangelho questiona.
Como católicos corremos o risco de curiosear outras religiões, crenças, filosofias, teosofias etc.
Se não temos as devidas cautelas, milhares de ideias vão se misturando em nossa mente como num liquidificador.
Isto é a confusão de ideias que somente nos afastam do Evangelho de Jesus Cristo.
Quem passa longo tempo ocupado com estas coisas pode um dia perder a fé, perder o amor a Deus, e por fim, perder a Vida Eterna.
Toda cautela, portanto, é pouca.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma

Nenhum comentário:

Postar um comentário