sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Liturgia do dia 22/09/2017



Leituras
1Tm 6,2c-12
Sl 48 (49),6-7. 8-10. 17-18. 19-20 (R. Mt 5,3)
Lc 8,1-3

24ª Semana do Tempo Comum - Ano A

Sexta-Feira

Primeira Leitura:1Tm 6,2c-12

Caríssimo: 2c É isso que deves ensinar e recomendar. 3Se alguém ensina coisas diferentes, e não se mantém fiel às sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e ao ensino da nossa religião, 4 é um orgulhoso que não entende de nada, um espírito doentio, preocupado com problemas inúteis e discussões. Daí nascem as invejas, as brigas, os desaforos, as suspeitas malévolas, as discussões inúteis de homens mal-intencionados, que não estão com a verdade, e que transformam a religião em fonte de lucros. 6 De fato, a religião é uma grande fonte de lucro, se nos contentamos com o que temos. 7 Como não trouxemos nada para o mundo, também dele não podemos levar nada. 8 Portanto, tendo roupa e comida, fiquemos satisfeitos com isto. 9 Quem quer ficar rico cai na armadilha, na tentação, numa multidão de desejos loucos e perigosos que precipitam os homens na perdição e na desgraça. 10 Porque a ganância pelo dinheiro é a raiz de todos os males. Apegados a ela, muitos se desviaram para longe da fé e se torturaram com muitos sofrimentos. 11 Tu, porém, homem de Deus, foge de tudo isso. Procura a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a bondade. 12 Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e da qual fizeste uma bela declaração diante de muitas testemunhas.
Salmo: Sl 48 (49),6-7. 8-10. 17-18. 19-20 (R. Mt 5,3)
R. Felizes os pobres em espírito, porque a eles pertence o reino dos céus.
Por que temer nos dias de desgraça a soberba dos maus que me rodeiam, 7 aqueles que confiam nas riquezas e da sua opulência se gloriam?

Como escapar à morte por dinheiro, como pagar a Deus nosso resgate? 9 Ora, a isenção da morte não tem preço,10 não se compra uma vida para sempre.

17 Não temas pois se alguém se torna rico, se vês crescer os bens de sua casa: 18 nada leva consigo, quando morre, nem pode acompanhá-lo a sua glória.

19 Mesmo se nesta vida ele se gaba e o louvam porque tudo lhe sai bem, 20 irá juntar-se aos seus antepassados, que nunca mais verão a luz do dia.
Evangelho: Lc 8,1-3

Naquele tempo:1Jesus viajava de cidade em cidade, de povoado em povoado, pregando e anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus. 2 Com ele iam os Doze e também algumas mulheres que tinham sido curadas de espíritos maus ou de doenças: Maria, chamada a Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3 Joana, esposa de Cusa, um administrador de Herodes; Susana e muitas outras, que lhe prestavam ajuda com seus bens.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília,
Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
Os doze iam com Ele e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças ...  (Lc 8,1c-2a).
Estamos lendo, nestes dias, o Evangelho de São Lucas.
Este evangelista quer deixar claro o papel das mulheres na missão de Jesus, a de anunciar o Reino de Deus. Por isso no Evangelho de hoje as menciona ao lado dos doze apóstolos.
Não pensemos que Jesus queria a presença delas para que Lhe dessem alimentos ou lavassem suas roupas. Elas não eram suas empregadas, nem Jesus faria uma exploração deste tipo de pessoas que desejavam estar sempre a seu lado.
O que tais mulheres recebiam deste acompanhamento a Jesus?
Elas eram privilegiadas porque não perdiam uma só lição de sabedoria que Jesus desse a seus discípulos. Por outro lado, Jesus era uma pessoa em quem Deus transparecia, de tal modo que encantava as pessoas desejosas de encontrar e estar com Deus. Ele era o Filho de Deus, o Messias, o Caminho, a Verdade e a Vida, o Salvador, o Profeta previsto por Moisés, o Cordeiro que tira os pecados do mundo, o Salvador que dá a Vida Eterna.
Qualquer pessoa hoje em dia seguiria Jesus desta maneira, deixando tudo para trás, por ser Ele quem era. O jovem rico não entendeu quem era realmente Jesus, pois tendo sido convidado a segui-Lo, preferiu ficar com suas riquezas (Lc 18,22-23).
Conosco pode acontecer tanto o que aconteceu com o jovem rico como com os doze e as mulheres que seguiam a Jesus. Diante de nós está a escolha. Em tudo, porém, sigamos a Jesus por saber quem Ele é para nós.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário