terça-feira, 19 de setembro de 2017

Liturgia do dia 19/09/2017

Leituras
1Tm 3,1-13
Sl 100 (101),1-2ab. 2cd-3ab. 5. 6 (R. 2c)
Lc 7,11-17

24ª Semana do Tempo Comum - Ano A

Terça-Feira

Primeira Leitura: 1Tm 3,1-13

Caríssimo: 1 Este é um ensinamento verdadeiro: se alguém deseja o cargo de epíscopo, procura excelente trabalho. 2 É necessário, portanto, que o epíscopo seja alguém irrepreensível, marido de uma só mulher, honesto, prudente, moderado, hospitaleiro, controlado, capaz de ensinar. 3 Não exagere na bebida, nem seja violento, mas atencioso, pacífico, desinteressado. 4 Dirija bem sua própria casa, de modo que seus filhos lhe obedeçam e vivam honestamente. 5 Pois quem não sabe governar a própria casa, como cuidará de uma Igreja de Deus? 6 Quem foi convertido há pouco tempo não pode ser epíscopo, porque pode ficar cheio de orgulho e merecer a mesma condenação que o demônio teve. 7 Também deve ter boa fama entre os que não são vossos para não ser desmoralizado e não cair na armadilha do demônio. 8 Os diáconos, igualmente, devem ser pessoas respeitáveis, sinceras, mas não escravos do vinho, nem ávidos por lucros desonestos. 9 Eles devem guardar o mistério da fé com a consciência limpa. 10 Eles também precisam ser examinados antes; se forem considerados dignos, poderão servir no diaconato.11 Suas esposas também devem ser respeitáveis e não faladeiras. Precisam ser moderadas e fiéis em tudo.12 Os diáconos devem ser casados uma só vez e dirigir bem os filhos e a casa. 13 Pois os que cumprem bem este ofício chegam a ter posições elevadas, e grande coragem para defender a fé em Cristo Jesus.
Salmo: Sl 100 (101),1-2ab. 2cd-3ab. 5. 6 (R. 2c)

R. Desejo caminhar de coração perfeito.

1 Quero cantar, Senhor, a justiça e a graça, louvar-te ao som da cítara! 2ab Eu buscarei trilhar um caminho sem mancha; quando virás a mim?

2cd Desejo caminhar de coração perfeito, com toda a minha casa. 3ab Jamais terá lugar debaixo dos meus olhos qualquer ação perversa.
5 A quem, a se esconder, denigra o seu amigo, eu o farei calar-se. O homem de olhar soberbo e coração inflado, não o suportarei.

6 Para os bons do país volverei os meus olhos, hão de habitar comigo! Aquele que seguir a estrada da inocência há de ser meu ministro.
Evangelho: Lc 7,11-17

Naquele tempo 11 Jesus foi para uma cidade chamada Naim, acompanhado de seus discípulos e de enorme multidão.12 Aproximava-se da entrada da cidade, quando saía o enterro do filho único de uma viúva. Muita gente da cidade a acompanhava. 13 Ao vê-la, o Senhor ficou com muita pena dela e lhe disse: “Não chores”.14 Depois, tocou no esquife e os que o carregavam pararam. Então, ele disse: “Rapaz, eu te ordeno: levanta-te”.15 O morto se ergueu, sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou a sua mãe.16 Cheios de temor, todos louvavam a Deus com estas palavras: “Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo”. 17 E essa opinião a seu respeito espalhou-se por toda a Judeia e pelas regiões vizinhas.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
Jovem, eu te ordeno, levanta-te. (Lc 6,14).
Lc 7,11-17 nos mostra Jesus numa atitude de grande compaixão.
Ele vê o sofrimento de uma mulher viúva que leva ao cemitério seu jovem filho.
Era tudo que ela tinha. Sem aquele filho sua vida seria um sofrimento muito grande. Ela não teria quem a amparasse no fim da vida. A morte de seu filho punha fim a todas as esperanças que ela depositara nele.
Jesus num só instante entende todo o sofrimento daquela mulher pelo peso da morte que se abateu sobre seu filho.
Ele se aproxima dos que levavam o morto. Sem que a viúva, abatida por tanto sofrimento, lhe pedisse alguma coisa, Jesus tocou o caixão e disse:
Jovem, eu te ordeno, levanta-te.
O que estava morto levantou-se e começou a falar.
Jesus o entregou vivo a sua mãe. Podemos imaginar a surpresa e alegria inesperadas daquela mulher.
São Lucas comenta a reação das pessoas que acompanhavam o enterro. Diziam: um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo. E a fama de Jesus se espalhou por toda a Judeia.
Deus visitara Seu Povo quando Elias eliminou o culto de Baal sobre o Monte Carmelo (1Rs 18).
E na pessoa de Jesus Deus visitou Seu Povo representado pela viúva da Naim.
Consideremos a compaixão de Jesus, o sofrimento daquela viúva, sua alegria ao ver o filho novamente vivo. Consideremos ainda mais o Poder que Jesus tem de ressuscitar os mortos como Deus Pai tem o poder de criar, manter a vida e ressuscitar. Ele é o Deus verdadeiro porque é o Deus Vivo, o Vivente.
Deus visitou o Seu Povo e o livrou da morte por meio de Jesus Cristo.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário