terça-feira, 28 de agosto de 2018

SANTO DO DIA 28 DE AGOSTO DE 2018.


SANTO DO DIA 28 DE AGOSTO DE 2018.

Santo Agostinho, grande Bispo e Doutor da Igreja.

Santo Agostinho fundou uma comunidade cristã atuante na oração, estudo da Palavra e caridade.

Celebramos neste dia a memória do grande Bispo e Doutor da Igreja que nos enche de alegria, pois com a Graça de Deus tornou-se modelo de cristão para todos. Agostinho nasceu em Tagaste, no norte da África, em 354, filho de Patrício (convertido) e da cristã Santa Mônica, a qual rezou durante 33 anos para que o filho fosse de Deus.

Aconteceu que Agostinho era de grande capacidade intelectual, profundo, porém, preferiu saciar seu coração e procurar suas respostas existentes tanto nas paixões, como nas diversas correntes filosóficas, por isso tornou-se membro da seita dos maniqueus.

Com a morte do pai, Agostinho procurou se aprofundar nos estudos, principalmente na arte da retórica. Sendo assim, depois de passar em Roma, tornou-se professor em Milão, onde envolvido pela intercessão de Santa Mônica, acabou frequentando, por causa da oratória, os profundos e famosos Sermões de Santo Ambrósio. Até que por meio da Palavra anunciada, a Verdade começou a mudar sua vida.

O seu processo de conversão recebeu um “empurrão” quando, na luta contra os desejos da carne, acolheu o convite: “Toma e lê”, e assim encontrou na Palavra de Deus (Romanos 13, 13ss) a força para a decisão por Jesus:”…revesti-vos do Senhor Jesus Cristo…não vos abandoneis às preocupações da carne para lhe satisfazerdes as concupiscências”.

Santo Agostinho, que entrou no Céu com 76 anos de idade (no ano 430), converteu-se com 33 anos, quando foi catequizado e batizado por Santo Ambrósio. Depois de “perder” sua mãe, voltou para a África, onde fundou uma comunidade cristã ocupada na oração, estudo da Palavra e caridade. Isto, até ser ordenado Sacerdote e Bispo de Hipona, santo, sábio, apologista e fecundo filósofo e teólogo da Graça e da Verdade.

Santo Agostinho, rogai por nós !

XXI Semana – Terça-feira – Tempo Comum – Anos Pares 28 Agosto 2018 Tempo Comum – Anos Pares XXI Semana – Terça-feira


XXI Semana – Terça-feira – Tempo Comum – Anos Pares


Meditando o Evangelho de hoje Dia Litúrgico: Terça-Feira, 28 de Agosto Evangelho de hoje: Mt 23,23-26


Meditando o Evangelho de hoje
Dia Litúrgico: Terça-Feira, 28 de Agosto

Evangelho de hoje: Mt 23,23-26

TEMPO COMUM

Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Pagais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia, a fidelidade. Eis o que era preciso praticar em primeiro lugar sem, contudo, deixar o restante. Guias cegos! Filtrais um mosquito e engolis um camelo. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Limpais por fora o copo e o prato e por dentro estais cheios de roubo e de intemperança. Fariseu cego! Limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o que está fora fique limpo.

Comentário

Jesus continua a criticar a atitude dos escribas e fariseus, que se apegam a detalhes, e não vivem o essencial. Na vivência da religião, cumprem todas as obrigações, mas deixam de viver a misericórdia e a fidelidade, indicando que não há amor. Assim vemos que a vida se torna apenas externa, com cumprimentos de tarefas, mas não se encontra valor naquilo que se vive. São atitudes vazias. O convite da liturgia é para preenchermos nossas atitudes com muito amor e muita vida, não sendo apenas ritualismos externos, mas reflexos de nosso interior.

FONTE: http://www.avemaria.com.br/evangelho

Meditando o Evangelho de hoje Dia Litúrgico: Quinta-Feira, 23 de Agosto Evangelho de hoje: Mt 13,44-46


Meditando o Evangelho de hoje

Dia Litúrgico: Quinta-Feira, 23 de Agosto

Evangelho de hoje: Mt 13,44-46

TEMPO COMUM


O Reino dos Céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo. O Reino dos Céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra.



Comentário


Celebrar a memória de um santo é ter a certeza de que, com todas as limitações e falhas que o ser humano possa ter, é possível viver a santidade, ou seja, viver a radicalidade do Evangelho. No Evangelho, acompanhamos Jesus, que fala do Reino dos Céus como um grande tesouro, no qual vale a pena deixar tudo para adquiri-lo. Assim foi a vida da primeira santa da América, a qual, com um modo austero de vida e de muita oração, viveu a total entrega aos mais necessitados, trocando as garantias desse mundo pelo tesouro do céu.

FONTE: http://www.avemaria.com.br/evangelho

Liturgia do dia 28/08/2018


Liturgia do dia 28/08/2018


Leituras
2Ts 2,1-3a.14-17
Sl 95(96),10.11-12a.12b-13 (R/. 13b)
Mt 23,23-26

21ª Semana do Tempo Comum

Terça-Feira

Primeira Leitura: 2Ts 2,1-3a.14-17

1 No que diz respeito à Vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, nós vos rogamos, irmãos, 2 que não mudeis tão depressa o vosso modo de pensar, nem vos alarmeis por causa de alguma revelação ou algum falatório ou ainda por causa de carta atribuída a nós, que afirmem estar iminente o Dia do Senhor. 3 Que ninguém vos engane de forma alguma!14 A isto ele vos chamou por meio do Evangelho que anunciamos, para que conquisteis a glória de nosso Senhor Jesus Cristo. 15 Portanto, ficai firmes, irmãos, e conservai as verdades que vos ensinamos, de viva voz ou por carta. 16 Que o próprio nosso Senhor Jesus Cristo, e Deus, nosso Pai, que nos amou e nos concedeu, por sua bondade, consolação eterna e feliz esperança, 17 consolem os vossos corações e os tornem fortes para que possais fazer e dizer tudo o que é bom.
Salmo: Sl 95(96),10.11-12a.12b-13 (R/. 13b)

R. O Senhor vem julgar nossa terra.

10 Dizei entre as nações: “Reina o Senhor!”. Jamais vacila o mundo que firmou, ele governa os povos com justiça.

11 Rejubilem-se os céus, exulte a terra; aplauda o mar com tudo que contém! 12a Os campos com seus frutos rejubilem,

12b As árvores exultem nas florestas. 13 Em face do Senhor exultem todos, porque ele vem para reger a terra. Governará o mundo com justiça, aos povos regerá com lealdade.
Evangelho: Mt 23,23-26

Naquele tempo, disse Jesus: 23 Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Pagais o dízimo da hortelã, do funcho e do cominho, mas desobedeceis aos pontos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade! Deveríeis praticar estas coisas em primeiro lugar, sem, contudo, deixar de fazer as outras. 24 Guias cegos: coais um mosquito, mas engolis um camelo! 25 Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Purificais o exterior do copo e do prato, enquanto o interior fica cheio de roubo e intemperança! 26 Fariseu cego, purifica primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo!
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia

“ ...  deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a Justiça, a Misericórdia e a Fidelidade”
 (Mt 23,23cd).
Desta vez Jesus lança acusações extremamente sérias aos mestres da Lei e fariseus hipócritas.
Eles se exibem ao povo praticando preceitos fáceis de cumprir, como o pagamento do dízimo – não obrigatório – de plantas baratas, como a hortelã, o cominho e erva-doce. Jesus diz que poderiam continuar a fazer isto, desde que fossem exemplares na Justiça, Misericórdia e Fidelidade.
Aqui em Mt 23,23, Jesus entrelaça Justiça/Julgamento divino, com Misericórdia e Fidelidade/Retidão divinas. Este uso combinado destas três palavras era muito comum nas Escrituras e entre os doutores da Lei.
Os mestres da Lei e os fariseus hipócritas ignoravam a Justiça.
O que Jesus quis dizer com isto? Jesus se refere ao julgamento dos homens por parte de Deus, para os salvar com sua Misericórdia.
Esta é a Justiça divina, exercida por Deus em benefício de seus escolhidos, como diz Lc 18,7: E Deus não fará justiça a seus eleitos que o invocam dia e noite? Acaso demorará em atendê-los?
Eles ignoravam a Misericórdia. De qual Misericórdia se trata? É a misericórdia com que Deus julga os homens, preferindo-a à manifestação de sua ira ou vingança. É a Misericórdia divina para salvar. É a Misericórdia com que os homens julgam os outros e por ela merecem a Misericórdia de Deus, como diz a bem-aventurança de Mt 5,7: Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão Misericórdia [de Deus].

Eles ignoravam a Fidelidade de Deus 
em suas promessas de Salvação. Esta Fidelidade divina aparece no Sl 39(40),11, com sentido de piedade, compaixãoA tua Piedade, ó Senhor, não a retireis de mim; tua Misericórdia e tua verdade me guardem sempre.
Todas estas expressões da bondade divina são entendidas como necessárias à Salvação. E Jesus era o ‘Salvador’. Ele tinha autoridade para falar sobre as condições da Salvação que os mestres da Lei e os fariseus deviam vivenciar para ajudar o Povo Eleito.
Não podemos ouvir estas repreensões de Jesus aos mestres da Lei e fariseus de seu tempo sem perguntar-nos, a nós mesmos, se tais advertências de Jesus se aplicam também ao nosso tempo, a nós que vivemos em Sua Igreja.

Percorramos, num exame de consciência, estas três qualidades divinas de Justiça, Misericórdia e Fidelidade como modelos de nosso proceder cristão
. E sejamos muito francos: se encontrarmos contradições com este ensino de Jesus, Ele poderá nos chamar de fariseus hipócritas. Que isto não aconteça.
Pelo contrário, ponhamos em Deus nossa confiança de Salvação, seguros de sua Justiça, Misericórdia e Fidelidade para conosco.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

SANTO DO DIA 5 DE JULHO DE 2018.


SANTO DO DIA 5 DE JULHO DE 2018.

Santo Antônio Maria Zaccaria, apaixonado por Jesus Eucarístico.

O santo de hoje foi um grande apaixonado por Jesus Eucarístico e pela Virgem Maria.

Antônio Maria, nasceu em Cremona, no norte da Itália em 1502 e, ao perder o pai muito cedo teve de sua mãe o grande gesto de amor que consistiu em dedicar-se somente para sua educação, tanto assim que, com apenas 22 anos, já era médico.

Ele fazia de sua profissão um apostolado, por isso não cuidava só do corpo, mas também da alma dos seus pacientes que eram tratados como irmãos deste médico corajoso, pois viviam em um ambiente impregnado pelo humanismo sem Deus.

Chamado por Cristo, ampliou seu apostolado ao ser ordenado sacerdote e, desta forma, pôde testemunhar Jesus e a unidade da Igreja num tempo em que as ciências de fundo pagão, a decadência das ordens religiosas, do clero, pediam não uma Reforma Protestante, mas sim uma santidade transformadora.

Fundador dos Clérigos Regulares de São Paulo e, com a ajuda de uma condessa, da Congregação das Angélicas de São Paulo, Antônio viveu, comunicou vida num dos períodos mais difíceis da Igreja de Cristo. Depois de muito propagar a devoção a Jesus Eucarístico, por ter trabalhado demais, veio com 37 anos “dormir” nos braços de sua mãe terrestre e acordar nos braços de sua Mãe Celeste.

Santo Antônio Maria Zaccaria, rogai por nós !

XIII Semana – Quinta-feira – Tempo Comum – Anos Pares 5 Julho 2018 Tempo Comum – Anos Pares XIII Semana – Quinta-feira


XIII Semana – Quinta-feira – Tempo Comum – Anos Pares


Liturgia do dia 05/07/2018


Liturgia do dia 05/07/2018


Leituras
Am 7,10-17
Sl 18(19),8.9.10.11 (R/. 10b)
Mt 9,1-8

13ª Semana do Tempo Comum

Quinta-Feira

Primeira Leitura: Am 7,10-17

10 Então Amasias, o sacerdote de Betel, mandou dizer a Jeroboão, rei de Israel: “Amós conspira contra ti em plena casa de Israel! O país não pode suportar todas as suas palavras. 11 Pois assim fala Amós: Jeroboão morrerá pela espada, e Israel será deportado para longe de sua terra”. 12 E Amasias disse a Amós: “Vidente, vai-te embora! Foge para Judá! Come por lá o teu pão, e profetiza para lá. 13 Mas em Betel, para de profetizar! Porque é um santuário do rei, um templo do reino”. 14 Amós respondeu e disse a Amasias: eu não sou profeta, nem filho de profeta! Eu sou pastor e cultivador de sicômoros. 15 Foi Javé quem me tirou de detrás do rebanho, e foi Javé quem me disse: ‘Vai, profetiza ao meu povo de Israel’. 16 E agora, escuta a palavra de Javé: tu dizes: ‘Não profetizarás contra Israel, nem pregarás contra a casa de Isaac!’. 17 E por isso, assim fala Javé:‘Tua mulher se prostituirá em plena cidade, teus filhos e filhas cairão sob a espada, tuas terras serão repartidas ao cordel, tu mesmo morrerás em uma terra impura, e Israel será deportado para longe de sua terra’”.
Salmo: Sl 18(19),8.9.10.11 (R/. 10b)
R. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.
8 Sim, a lei do Senhor é sem defeito, ela conforta a alma. Seguro é o testemunho do Senhor, torna sábios os simples.

9 As normas do Senhor são todas justas, ao coração alegram. É reto o mandamento do Senhor, clareia os nossos olhos.

10 O temor do Senhor é o que há de puro, para sempre nos firma. São os seus julgamentos verdadeiros, todos eles justiça.

11 Eles são mais que o ouro desejáveis, mais que o ouro mais fino São ainda mais doces do que o mel, do que escorre dos favos.
Evangelho: Mt 9,1-8

1 Entrando na barca, Jesus refez a travessia e voltou para a sua cidade. 2 Aconteceu que lhe apresentaram um paralítico deitado num leito. Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados”. 3 Logo alguns dos escribas puseram-se a falar entre si: “Este homem está blasfemando”. 4 Mas Jesus percebeu seus pensamentos e lhes disse: “Por que esses maus pensamentos em vossos corações?”. 5 Que é mais fácil dizer: “Os teus pecados estão perdoados”, ou: “Levanta-te e anda?”. 6 Pois bem, para que saibais que o Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados: “Levanta-te”, disse ao paralítico, “toma o teu leito e vai para tua casa”. 7 Ele se levantou e foi para casa. 8 Vendo isso, as multidões ficaram cheias de temor e deram glória a Deus, que deu tal poder aos homens.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“ ... Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados” ...  (Mt 9,2). 
Como o Evangelho de ontem, que tinha o propósito de nos revelar que Jesus era o Filho de Deus e o Messias esperado pelo Povo Eleito, o Evangelho de hoje tem por finalidade nos revelar que Jesus tem poderes que somente Deus tem.
O paralítico que lhe apresentaram para ser curado, era considerado, na mentalidade religiosa da época, culpado por causa de seus pecados.
Se Jesus queria curar aquele paralítico, primeiro tinha que livrá-lo da culpa dos pecados.
E foi precisamente isto que Jesus fez. Primeiro lhe perdoou os pecados e depois o curou.
A cura, para os que assistiam a cena, nem era tão importante assim, comparada com o extraordinário que Jesus fizera, isto é, curar os pecados do paralítico. Isto foi motivo de discussão teológica entre os mestres da Lei ali presentes, que pensavam: “Este homem está blasfemando”. Eles entendiam que somente Deus podia perdoar os pecados. Era verdade. Mas o que não sabiam que Jesus era o Filho de Deus. Como Filho de Deus, Jesus participava do poder divino de perdoar os pecados.
Foi a este ponto que São Mateus nos conduziu neste relato de seu Evangelho.
Como ontem, pensemos bem o que para nós significa saber que Jesus é o Filho de Deus. E lembremos que o próprio Deus e seu Espírito Santo nos inspiram para que o entendamos. Uma vez entendida toda a importância de Jesus como Filho de Deus, agradeçamos ao Pai e ao Espírito Santo.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.


SANTO DO DIA 4 DE JULHO DE 2018.


SANTO DO DIA 4 DE JULHO DE 2018.

Santa Isabel, mulher de oração e centrada na Eucaristia.

Santa Isabel era mulher de caridade e reconciliadora, vivendo isso bem a partir de sua família.

Nasceu na Espanha no ano de 1270. Pertencia à família real de Aragão, que lhe concedeu uma ótima formação cristã. Foi entregue em casamento ao rei Diniz, rei de Portugal, com apenas 12 anos de idade, e já dava testemunho de uma esposa cristã, uma mulher de oração e centrada na Eucaristia e ajudou a propagar a grande devoção à Nossa Senhora da Conceição. Aos 20 anos teve seu filho Afonso IV, que viveu muitos conflitos com o pai.

Isabel era mulher de caridade e reconciliadora, vivendo isso bem a partir de sua família. Era rainha, mas nunca esqueceu que também era irmã dos mais necessitados. Uma de suas últimas obras de caridade talvez, foi cuidar do seu próprio esposo. Dom Diniz que tanto a fez sofrer, agora precisava dos cuidados de Isabel, que se dispôs, quis cuidar dele. Ele ficou doente em 1324 e faleceu no ano seguinte. Então Isabel deixou a sua condição de viver no palácio como rainha e recebeu o hábito como franciscana, clarissa.

Em 1336 saiu de Coimbra e foi ao encontro de seu filho, devido a um novo conflito familiar. Mesmo com 66 anos e enferma conseguiu chegar. Foi acolhida e ouvida por seu filho. Ali ela faleceu, mas foi enterrada em Coimbra, como era seu desejo. Está enterrada em uma Igreja dedicado a ela.

Santa Isabel, rogai por nós !