terça-feira, 21 de agosto de 2018

Liturgia do dia 20/08/2018


Liturgia do dia 20/08/2018


Leituras
Ez 24,15-24
Cânt.: Dt 32,18-19.20.21 (R/. cf. 18a)
Mt 19,16-22

20ª Semana do Tempo Comum

Segunda-Feira

Primeira Leitura: Ez 24,15-24

15 A palavra de Javé foi-me dirigida, nestes termos: 16 Filho do homem, eis que por morte repentina tiro de ti aquela que é a delícia de teus olhos e tu não darás sinal de luto nem chorarás; não devem correr as tuas lágrimas. 17 Geme em silêncio, abstém-te de lamentação fúnebre, cinge-te a cabeça com turbante, calça teus sapatos, não encubras tua barba e não comas o pão do luto. 18 De manhã cedo falei ao povo, e minha mulher morreu à tarde; e de manhã fiz o que me fora ordenado. 19 E o povo disse-me: “Faze o favor de explicar-nos o que significa para nós isto que estás fazendo”. 20 Respondi-lhes que a palavra de Javé me fora dirigida, nestes termos: 21 “Dize à casa de Israel: Assim fala o Senhor Javé: transformarei em lugar profano o meu Santuário, vosso refúgio e vosso orgulho, delícia de vossos olhos e delícia de vossas almas. E vossos filhos e vossas filhas, que tiverdes deixado atrás, cairão pela espada. 22 Vós fareis como eu fiz: Não encobrireis a barba, nem comereis o pão do luto. 23 Conservareis o turbante na cabeça e os sapatos nos pés. Não entoareis lamentações e não chorareis. Sentir-vos-eis aniquilados por causa de vossos pecados e gemereis um em presença do outro. 24 E Ezequiel será para vós um presságio. Como ele procedeu, assim procedereis vós. Quando isto acontecer, então sabereis que eu sou o Senhor Javé.
Salmo: Dt 32,18-19.20.21 (R/. cf. 18a)
R. Esqueceram o Deus que os gerou.
18 Esqueceste o Rochedo que te gerou, olvidaste o Deus que te criou. 19 Viu-os Javé e desprezou, com indignação, seus filhos e suas filhas.

20 Ele disse: ‘Ocultar-lhes-ei a minha Face, verei qual será o fim deles, pois é uma geração perversa, filhos sem fidelidade.

21 Enciumaram-me por um deusninharia, irritaram-me com vãs adorações: pois bem, eu vos enciumarei por um povo-ninharia, por nação insana vos indignarei.
Evangelho: Mt 19,16-22

16 Um moço chegou perto de Jesus e perguntou: “Mestre, que devo fazer de bom para conquistar a vida eterna?”. 17 Ele respondeu: “Por que me perguntas a respeito do que é bom? Um só é o bom. E, se queres entrar na vida, guarda os mandamentos”. 18 “Quais?”, perguntou ele. Respondeu de novo Jesus: Não matar, não cometer adultério, não roubar, não proferir falso testemunho; 19 honra pai e mãe e assim amarás o teu próximo como a ti mesmo. 20 O moço então disse: “Tenho guardado tudo isso. Que me falta ainda?”. 21 Jesus então concluiu: “Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 22 Tendo ouvido isso, o moço foi-se embora, entristecido, porque possuía muitos bens.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia

“Tenho observado todas estas coisas. O que ainda me falta?”
 (Mt 19,20).
Esta é a estória do jovem rico que perguntou a Jesus como conseguiria a Vida Eterna.
Ele ainda não tinha ouvido Jesus dizer:
“Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida ...” (Jo 14,6).
E quando Jesus disse que era a Vida, certamente não queria dizer uma vida terrena, mortal, temporal. Ele queria dizer a Vida Eterna.
Sendo Jesus a Vida Eterna dada à humanidade, era normal que Ele mesmo indicasse ao jovem rico o Seu seguimento para alcançá-Lo na eternidade.
Mas o jovem rico não tinha olhos para ver. Ele somente tinha interesse por sua riqueza.
Assim Jesus, decepcionado com aquela desistência de um jovem, cujo futuro estava todo por se construir, aproveitou este fato para ensinar sobre as condições de entrada no Reino dos Céus. Aquele jovem não tinha condições disto? Ele mesmo disse que começara bem seu relacionamento com Deus, porque tinha sido, até aquele momento, fiel observante da Lei, como Jesus lhe indicara. Só lhe faltava seguir Jesus pra entrar no Reino dos Céus e assim alcançar a Vida Eterna.
Para nós, que mais uma vez ouvimos este Evangelho, a lição é clara: a riqueza pode nos cegar.    

Podemos perder de vista o mais importante que é conseguir ir com Jesus para a Vida Eterna. E, no entanto,
são milhares os cristãos que caem neste erro.
Inúmeros, depois de conseguirem um alto nível econômico, deixam Jesus sozinho nas igrejas. Têm dinheiro, mas não terão a Vida Eterna.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário