quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Liturgia do dia 02/07/2018


Liturgia do dia 02/07/2018


Leituras
Am 2,6-10.13-16
Sl 49(50),16bc-17.18-19.20-21.22-23 (R/. 22a)
Mt 8,18-22

13ª Semana do Tempo Comum

Segunda-Feira

Primeira Leitura: Am 2,6-10.13-16

6 Assim fala Javé: Por três crimes de Israel e por quatro,não revogarei meu decreto de castigo! Porque eles vendem o justo por dinheiro, e o pobre, por um par de sandálias; 7 eles que pisam a cabeça dos pobres, como se pisa sobre o pó da terra, e pervertem os caminhos dos humildes. O filho e o pai vão à mesma mulher, profanando assim o meu santo Nome. 8 É sobre vestes extorquidas a título de fiança que eles vão se estender diante de cada altar. E é do vinho que eles confiscaram a título de multa, que eles bebem na casa do deus deles… 9 Ora, era eu que tinha exterminado diante deles o amorreu, cuja estatura era como a dos cedros, e forte como os carvalhos: destruí no alto os seus frutos, e, embaixo, as suas raízes! 10 E era também eu que vos tinha feito sair da terra do Egito, e conduzido pelo deserto durante quarenta anos, para vos fazer tomar posse da terra dos amorreus!13 Pois bem, eu vos atolarei sob o peso de vós mesmos, como se atola a carroça superlotada de feixes de trigo: 14 nem o mais ágil poderá fugir, nem o forte encontrará sua força, nem mesmo o herói salvará sua vida. 15 Não ficará o arqueiro de pé, o corredor veloz não escapará, nem o cavaleiro salvará sua vida. 16 E o mais corajoso dentre os heróis fugirá nu, naquele dia, oráculo de Javé!
Salmo: Sl 49(50),16bc-17.18-19.20-21.22-23 (R/. 22a)

R.Entendei isto, todos vós que esqueceis o Senhor Deus!
16bc “Como ousas recitar os meus preceitos, trazer minha aliança em tua boca? 17 Tu, que deixas de lado os meus conselhos, e à minha advertência dás as costas.

18 Mal vias um ladrão, ias com ele; sentias-te à vontade com os adúlteros. 19 Davas rédeas à língua para o mal, tramava falsidades tua boca.

20 Sentado, difamavas teu irmão; de tua mãe o filho injuriavas. 21 Eis tudo o que fizeste, e eu calaria? Pensas que eu seja acaso como tu? Disso te acuso, e o lanço no teu rosto.

22 Vós que Deus esqueceis, tomai cuidado; se vos esmago, quem vos salvará? 23 Quem oferece ação de graças, honra-me; darei a salvação ao homem reto”.
Evangelho: Mt 8,18-22

Naquele tempo; 18 Quando Jesus viu muita gente em seu redor, deu ordem de passar para a outra margem. 19 Então um mestre da lei chegou perto dele e lhe disse: “Mestre, eu te seguirei aonde fores”. 20 Então Jesus lhe falou assim: “As raposas têm covas e as aves do céu, ninhos. Mas o Filho do homem não tem onde descansar a cabeça”. 21 Um outro dentre os discípulos lhe disse: “Senhor, deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. 22 Mas Jesus lhe falou assim: “Segue-me! Deixa que os mortos enterrem os seus mortos”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.

Citações bíblicas: 
Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás (Mt 8,19).
É admirável ver como Jesus atraía um grande número de discípulos no início de sua pregação do Reino de Deus.
No Evangelho de hoje dois novatos se apresentam a Jesus para O seguir. Estes novatos não têm ainda consciência das exigências que este seguimento implica.
Jesus, com paciência, vai dizendo a eles quais as dificuldades que terão pela frente.
O primeiro discípulo está com muito boa disposição e promete seguir a Jesus a qualquer parte e a qualquer custo. Admirável exemplo a seguir, e hoje ainda, seguido por jovens que deixam tudo por Jesus.
A este primeiro discípulo, porém, Jesus lembra que não terá onde dormir comodamente. Ele mesmo já dormiu sobre pedras como travesseiro. O novato estará disposto a imitá-Lo também deste modo? O Evangelho é resumido mas nos faz supor que o bom discípulos aceitou este sofrimento pelo seguimento de Jesus.
O segundo discípulo já se apresenta com uma condição, que, para todos nós é mais que justificável. Ele está para seguir Jesus, que certamente estava de partida para alguma cidade longe dali. Jesus exige que o discípulo o siga imediatamente. Mas há um problema: o pai daquele novato tinha morrido. Ele não queria deixar de ir ao sepultamento. Jesus permanece intransigente e não permite que aquele novato o siga mesmo por um motivo tão nobre.
Jesus estaria errado?
Devemos ver este relato tal como foi a intenção de Jesus.
Ele não quis ser desumano.
Jesus usou um modo de agir em vista de um ensino extremamente necessário a todos os seus discípulos. A exigência no seguimento de Jesus era tanta que os discípulos deveriam estar até mesmo dispostos a dar a vida por isto. Mas por quê? Era que a missão de Jesus era única. Era uma questão de vida ou morte. E morte era o que Jesus teria como resultado de sua missão no anúncio do Reino de Deus no meio de inimigos implacáveis que foram os líderes religiosos da Judeia.
Alguns discípulos chegaram ao fim de suas vidas perfeitamente fiéis a Jesus.
Outros não chegaram a tanto.
Um o traiu.
E nós?
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário