quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Liturgia do dia 27/08/2018


Liturgia do dia 27/08/2018


Leituras
2Ts 1,1-5.11b-12
Sl 95(96),1-2a.2b-3.4-5 (R/. 3)
Mt 23,13-22

1ª Semana do Tempo Comum

Segunda-Feira

Primeira Leitura:2Ts 1,1-5.11b-12

1 Paulo, Silvano e Timóteo, à Igreja dos tessalonicenses, que está com Deus nosso Pai e com o Senhor Jesus Cristo. 2 Graça e paz a vós da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo. 3 Sempre devemos dar graças a Deus por vossa causa, irmãos. Isto é justo, porque a vossa fé cresce sempre mais e o amor fraterno de todos vós cresce continuamente. 4 É por isso que nos orgulhamos de vós nas Igrejas de Deus, por causa da vossa perseverança e fé em meio às perseguições e sofrimentos que suportais.5 O justo juízo de Deus se manifesta assim, para que sejais considerados dignos do Reino de Deus, pelo qual sofreis. 11b Que o nosso Deus vos faça dignos de vossa vocação e realize, de fato, vossas boas intenções e a obra de vossa fé. 12 Assim, o nome de nosso Senhor Jesus será glorificado em vós e nele, segundo a graça do nosso Deus e Senhor Jesus Cristo.
Salmo: Sl 95(96),1-2a.2b-3.4-5 (R/. 3)
R. Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações!
1 Entoai ao Senhor um canto novo; sim, cantai ao Senhor, ó terra inteira! 2a Celebrai o Senhor, louvai seu nome
2b proclamai cada dia: “Ele nos salva!”. 3 Mostrai entre as nações a sua glória, entre todos os povos seus prodígios.

4 Grande é o Senhor, merece toda honra; mais que todos os deuses é terrível. 5 Pois nada são os deuses das nações, mas o Senhor, quem fez o céu foi ele!
Evangelho: Mt 23,13-22

Naquele tempo, disse Jesus: 13 Ai de vós escribas e fariseus hipócritas! Fechais o reino dos céus aos homens! Porque vós mesmos não entrais, nem deixais entrar aqueles que quereriam! [14] 15 Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Percorreis o mar e a terra para conseguir um só adepto! Quando ele está conquistado, vós o fazeis duas vezes mais merecedor da geena do que vós!16 Ai de vós, guias cegos! Dizeis: ‘Se alguém jurar pelo Templo, isso nada vale. Mas, se jurar pelo tesouro do Templo, estará obrigado a cumprir o juramento!’ 17 Insensatos e cegos! Que é mais importante: o ouro, ou o Templo que torna sagrado esse ouro? 18 E dizeis também: ‘Se alguém jurar pelo altar, isso nada vale. Mas se jurar pela oferenda que está sobre o altar, ficará obrigado a cumprir o juramento’. 19 Cegos! Que é mais importante: a oferenda, ou o altar que torna sagrada a oferenda? 20 Assim, quem jura pelo altar jura ao mesmo tempo por tudo o que está sobre ele. 21 Quem jura pelo Templo jura ao mesmo tempo por ele e por aquele que ali habita. 22 E quem jura pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que ali está assentado.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia

“Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós porém, não entrais nem deixais entrar aqueles que o desejam”
 (Mt 23,13bc).
Nesta parábola Jesus deixou clara sua ruptura com os sumos sacerdotes e anciãos de Israel.
O Evangelho de hoje nos mostra Jesus em conflito com os mestres da Lei e fariseus hipócritas. São duas classes de pessoas que exerciam grande liderança religiosa e espiritual sobre o Povo de Deus, assim como os sumos sacerdotes e anciãos. Hoje, portanto, ficamos sabendo que todos os líderes religiosos de Israel se puseram contra Jesus e sua mensagem sobre o Reino dos Céus.
Como meditamos em outras ocasiões, perguntamos novamente: não seriam precisamente os líderes religiosos de Israel que deveriam reconhecer o Messias em Jesus, uma vez que eles eram os mais instruídos nas Escrituras? Eles liam a Lei e os Profetas todos os sábados. No entanto, não se renderam à evidência: os milagres, as curas, as lições e comportamento de Jesus provavam que Ele era o Messias esperado.
Vários foram os motivos deste comportamento da classe religiosa dirigente de Israel em relação a Jesus. Alguns destes motivos podemos conhecer. Eram, em primeiro lugar, a ambição pelo poder sobre a população, e suas vantagens econômicas, prestígio social e autoridade moral. Tudo isto, porém, Jesus lhe lançava diretamente no rosto: eram hipócritas, interesseiros, falsos, cegos que guiavam outros cegos.
Esses dirigentes aguardavam o Reino dos Céus, mas não estavam prontos para recebê-lo. Por isso não aceitavam o Reino dos Céus com suas exigências, postas claramente por Jesus.
Nós, cristãos, dentro da Igreja fazemos parte do Reino de Deus.
E sabemos que para permanecer nele tivemos que entrar pela porta estreita. Lc 13,24 diz que muitos procurarão entrar por esta porta estreita e não conseguirão. Se entramos, devemos perseverar no Reino de Deus com todas as suas exigências. Nosso apoio é o que o próprio Jesus ensinou sobre o Reino. Estamos nele porque encontramos o tesouro escondido, a pérola preciosa, o caminho para a Vida Eterna. Fora do Reino de Deus nada temos nem teremos.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário