quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Liturgia do dia 01/07/2018


Liturgia do dia 01/07/2018


Leituras
At 12,1-11
Sl 33(34),2-3.4-5.6-7.8-9 (R/. 5b)
2Tm 4,6-8.17-18
Mt 16,13-19

São Pedro e São Paulo, Apóstolos - Solenidade

Domingo

Primeira Leitura: At 12,1-11

1 Naquela época, o rei Herodes resolveu torturar alguns membros da Igreja. 2 Mandou decapitar a Tiago, irmão de João. 3 Quando notou a viva satisfação dos judeus, ordenou que aprisionassem também a Pedro. Eram os dias dos pães sem fermento. 4 Mandou prender Pedro e o trancou na cadeia, guardado por dezesseis soldados. Pois Herodes queria apresentá-lo ao povo depois da Páscoa. 5 Enquanto Pedro estava guardado na prisão, a Igreja fazia contínuas orações a Deus por ele. 6 Ora, na noite anterior ao dia em que Herodes devia apresentá-lo ao público, Pedro estava dormindo entre dois soldados; estava algemado por duas correntes e, diante da porta, as sentinelas vigiavam a cadeia. 7 Mas, de repente, o anjo do Senhor apareceu e o local ficou inundado de luz. O anjo tocou no lado de Pedro e o fez levantar-se, dizendo-lhe: “Vamos depressa!”. E aí as correntes caíram de seus punhos. 8 Então o anjo lhe disse: “Põe o teu cinto e calça as sandálias”. Pedro obedeceu. E disse ainda: “Cobre-te com o manto e segue-me!”. 9 Pedro saiu e foi seguindo; ele não percebia que era realidade o que estava acontecendo pela ação do anjo, pois julgava que se tratava de uma visão. 10 Assim é que passaram ao lado do primeiro posto de guarda, depois junto do segundo, e chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade. Este se abriu por si mesmo diante deles. Eles então saíram. Tomaram uma rua até o fim e, de repente, o anjo deixou Pedro. 11 Aí é que Pedro voltou a si e disse: “Agora compreendo que, realmente, o Senhor enviou o seu anjo para me livrar das mãos de Herodes e de tudo que o povo judeu esperava”.
Salmo: Sl 33(34),2-3.4-5.6-7.8-9 (R/. 5b)
R. De todos os temores me livrou o Senhor Deus.
2 Bendirei ao Senhor em qualquer tempo, terei sempre na boca o seu louvor! 3 Hei de glorificar-me no Senhor, escutem os humildes e se alegrem!

4 Engrandecei comigo o nosso Deus, exaltemos unidos o seu nome! 5 Pois sempre que o busquei, ele me ouviu; de todas as angústias me livrou.

6 Se olhardes para ele, brilhareis; não sofrerão vergonha as vossas faces. 7 Um infeliz gritou, e Deus o escuta; de todas as angústias ele o salva.

8 O anjo do Senhor vigia alerta, solícito em livrar quem teme a Deus. 9 Provai, e vede como Deus é bom, feliz quem busca nele o seu refúgio!
Segunda Leitura: 2Tm 4,6-8.17-18

Caríssimo quanto a mim 6 eu já estou para ser oferecido em sacrifício, e a hora de eu partir desta vida já chegou. 7 Combati o bom combate. Cheguei ao fim de minha carreira, guardei a fé. 8 Desde agora está reservada a coroa da justiça para mim. Vou recebê-la do Senhor, justo juiz, naquele dia. Mas não serei eu o único a recebê-la. Serão todos os que tiverem esperado com amor a volta do Senhor.17 Mas o Senhor veio me ajudar e me deu forças para que, por meio de mim, se realizasse plenamente a pregação e todos os não judeus a ouvissem. E fiquei livre da boca do leão. 18 O Senhor me livrará de toda obra má, me salvará, me levará para seu reino celeste. A ele seja dada a glória para sempre! Amém!
Evangelho: Mt 16,13-19

13 Tendo chegado à região de Cesareia de Filipe, Jesus perguntou aos discípulos: “Quem dizem por aí as pessoas que é o Filho do homem?”. 14 Responderam: “Umas dizem que é João Batista; outras, que é Elias; outras, enfim, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15 Então lhes perguntou: “E vós mesmos, quem dizeis que eu sou?”. 16 Simão Pedro interveio e respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. 17 Jesus retomou a palavra e declarou: “És feliz, Simão Barjona, pois não foram a carne e o sangue que te revelaram isso, mas meu Pai que está nos céus! 18 Pois, também eu te digo: tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as forças diabólicas não poderão vencê-la. 19 Eu te darei as chaves do Reino dos céus. Tudo o que ligares na terra será ligado nos céus; e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”

Leituras: 
Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: 
Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
... TU ÉS PEDRO E SOBRE ESTA PEDRA CONSTRUIREI A MINHA IGREJA, E O PODER DO INFERNO JAMAIS PODERÁ VENCÊ-LA. (Mt 16,18)
Nesta solenidade dos Santos apóstolos São Pedro e São Paulo a Liturgia nos lembra quais foram os homens escolhidos por Deus para dar início às primeiras comunidades da Igreja nascente. Lembra também que na pessoa dos que conduzem a Igreja, Deus a defende de todos os perigos. Nem o poder do inferno jamais poderá vencê-la.
Primeira Leitura: At 12,1-11.

Depois de prender Pedro, Herodes tinha intenção de apresentá-lo ao povo depois da Páscoa (At 12,4).
Ao ler At 12,1-11, ficamos impressionados com o aparato militar da prisão que Herodes montou para impedir a fuga de São Pedro. Herodes instalou quatro piquetes, cada um de quatro soldados. No total eram 16 homens para prender um só.
Mas São Pedro não estava sem a proteção de Deus. A comunidade cristã de Jerusalém pedia a Deus continuamente por São Pedro, desejando que fosse livre da morte pela espada de Herodes. Mas o plano de Deus era maior: antes que Herodes pudesse mostrar aos judeus São Pedro como um troféu de vitória, Deus o liberta.

Enquanto Herodes contava com 16 soldados para manter São Pedro preso, Deus mandou um só de seus anjos para libertá-lo.
no silêncio da noite. Os soldados não ouviram o que o anjo disse a São Pedro. E ele mesmo pensou que se tratasse de uma visão, até que se viu de fato livre das correntes fora da prisão, quando o anjo o deixou.Somente então São Pedro se deu conta do milagre que Deus fizera para libertá-lo.
Esta libertação nos encanta. O que Jesus dissera a São Pedro um dia em Cesareia de Filipe (Mt 16,18), já era uma realidade: as “portas do inferno”, ou “os poderes infernais”, nunca poderão vencer a Igreja. E as portas da prisão de Herodes, muito menos puderam manter São Pedro preso. E a Igreja eram São Pedro e a comunidade cristã de Jerusalém.
Os séculos foram passando, e a Igreja enfrentou muitas portas do inferno. Porém está firme até hoje.
Sobre o Papa Francisco os meios de comunicação disseram inúmeras mentiras para desmoralizar a Igreja. No entanto, eleito o novo papa, ficou claro quanto exagero havia nessas mentiras. A Igreja é de Deus, e por isso muito mais do que o mundo inteiro pode imaginar.
Salmo Responsorial:
 Sl 33 (34), 2-3. 4-5. 6-7. 8-9 (R/. 5).
O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que O temem e os salva [Sl 33(34),8].
O Salmo Responsorial de hoje é todo de gratidão pela proteção que Deus dá aos que O temem.
E entre estes estiveram os apóstolos São Pedro e São Paulo que podiam entender este Sl 33(34) como inspirado por Deus para eles.
A figura do anjo protetor de Deus acampando ao redor dos que O amam é clara na libertação de São Pedro das cadeias de Herodes.
Pensemos no que aconteceu com São Pedro e nos deixemos convencer:
- Deus ouve os que o procuram e os livra de todos os temores (Sl 33,5).
- E ainda: em meio à preocupação pelos perigos, Deus ouve quem O invoca e os livra de toda angústia (Sl 33,7).
- O Salmo termina com uma expressão de alegria confirmada pela ajuda efetiva de Deus: Feliz o homem que tem Nele seu refúgio.
Quando comungamos o Corpo de Cristo o sacerdote diz:
Provai e vede como o Senhor é bom. Feliz de quem Nele encontra o seu refúgio.
É uma lembrança deste Salmo Responsorial de hoje. Pensemos nisto ao comungar hoje: Jesus é nosso refúgio para sempre.
Segunda Leitura: 2Tm 4,6-8.17-18.

O Senhor me libertará de todo mal e me salvará para o Seu Reino celeste (2Tm 4,18).

Para entendermos bem o que se passou com São Paulo quando escreveu esta passagem de 2Tm precisamos ler todo o trecho, sem cortes, de 2Tm 4,6-18. Aqui, nesta Liturgia, é abreviado para dizer o essencial. Portanto por conta do leitor fica esta recomendação: ler 2Tm 4,6-18. Isto é necessário, porque aqui São Paulo dá seu testamento espiritual ao seu fiel colaborador São Timóteo, testamento que precisamos conhecer por completo.
São Paulo dá a entender que sua morte se aproxima:aproxima-se o momento de minha partida (2Tm 4,6). Ele se refere ao fim de sua existência terrena, mas tem em vista a recompensa que Jesus lhe dará quando ressuscitar para a vinda gloriosa de Cristo no fim dos tempos (2Tm 4,8).
E olhando para o passado, São Paulo constata que Jesus sempre esteve a seu lado e lhe deu forças; mais do que isto, Jesus fez com que por meio de São Paulo Sua mensagem fosse anunciada a todas as nações por onde esteve (2Tm 4,17).
Assim como Jesus defendeu São Pedro da prisão de Herodes, Jesus salvou São Paulo de graves perigosque ele resume numa frase: eu fui libertado da boca do leão (2Tm 4,17). É uma expressão simbólica, pois não se tem notícia de nenhum combate de São Paulo contra leões reais. Ao fim de sua vida, resta-lhe aguardar sua salvação para o Reino Celeste (2Tm 4,18).
Muitas vezes entendemos a grandeza de uma pessoa somente quando sua vida chega ao fim. Foi assim com São Paulo: ao longo da vida foi ao mesmo tempo odiado e amado por muitas pessoas. Mas seu martírio em Roma revelou a verdadeira grandeza da missão que cumpriu, recebida de Jesus.
Admiremos este apóstolo verdadeiro, e peçamos a Deus que nos envie outros do mesmo valor.
Evangelho: 
Mt 16,13-19
... tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno jamais poderá vencê-la(Mt 16,18).
A ocasião em que Jesus disse estas palavras a São Pedro foi o de sua estadia na cidade de Cesareia de Felipe. Jesus queria saber o que as pessoas estavam falando sobre Ele. E em particular, o que os próprios discípulos diziam.
O Evangelho de Mt nesta passagem dá a entender que Jesus escolheu São Pedro para ser chefe da Igreja futura porque tinha respondido o que Jesus esperava ouvir: Tu és o Messias, o Filho do Deus Vivo (Mt 16,16).
Jesus precisava de um líder para chefiar a Igreja nascente. E qualidades de líder São Pedro tinha.
Ele já o demonstrara outras vezes tomando iniciativas antes dos demais discípulos de Jesus. Neste caso, por exemplo, antes que os outros apóstolos digam alguma coisa sobre Jesus, São Pedro é o primeiro a tomar a palavra. Além do mais, como pescador devia ter ajudantes que trabalhavam sob sua orientação, como parece ser o caso de João e Tiago (Lc 5,10). Terá sido por estas qualidades que Jesus escolheu São Pedro para dirigir Sua Igreja.
Porém, ao mesmo tempo em que tem qualidades de líder,São Pedro demonstra também fraquezas humanas que são evidentes ao outros discípulos e que os Evangelhos revelam. Como Jesus deixou passar isto?
Foi certamente de propósito que Jesus escolheu um homem cujas fraquezas eram evidentes, para deixar claro que a obra da direção da Igreja não estava confiada somente a ele, São Pedro, mas que era antes de tudo resultado da ação do próprio Deus sobre o Seu Povo, a Igreja.
É deste modo que devemos ver os líderes da Igreja em todos os tempos.
Houve papas mais competentes que outros. Uns encantaram, outros decepcionaram. No entanto, a Igreja permaneceu de pé. Se a Igreja tem fraquezas dentro de si mesma, e de fora enfrenta muitas oposições, sua continuação neste mundo não depende dos homens, mas de Deus. Jesus de fato diz a São Pedro: ... e o poder do inferno jamais poderá vencê-la (Mt 16,18).
Esta segurança que Jesus dá a Sua Igreja nos enche de alegria.
E com alegria comemoramos esta festa dos apóstolos São Pedro e São Paulo, porque por meio deles e do exemplo de suas vidas sabemos que Deus também hoje cuida de nós, pois Sua Igreja somos nós.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário