terça-feira, 14 de agosto de 2018

Liturgia do dia 18/08/2018


Liturgia do dia 18/08/2018


Leituras
Ez 18,1-10.13b.30-32
Sl 50(51),12-13.14-15.18-19 (R/. 12a)
Mt 19,13-15

19ª Semana do Tempo Comum

Sábado

Primeira Leitura: Ez 18,1-10.13b.30-32

1 Foi-me dirigida a palavra de Javé nestes termos: 2 Que tendes, para repetir este provérbio corrente na terra de Israel: “Os pais comeram uvas verdes e são os dentes dos filhos que ficaram irritados”? 3 Por minha vida — oráculo do Senhor Javé —, asseguro que ninguém de vós voltará a dizer esse provérbio em Israel. 4 Eis que a mim pertence toda vida: tanto a do pai como a do filho. A pessoa que pecar é que morrerá. 5 O homem que for justo e proceder segundo o direito e a justiça, 6 não comer nos terreiros de culto, nem rezar aos ídolos da casa de Israel, nem profanar a mulher do próximo, nem tiver relações com mulher em estado de impureza; 7 o homem que não oprimir ninguém; que devolver o penhor ao devedor, que não se locupletar com coisa roubada, que der seu pão ao faminto e der roupa a quem está nu, 8 que não emprestar com rebate nem cobrar juros, que se abstiver de qualquer crime e fizer vingar o direito entre seus semelhantes, 9 que viver segundo minhas prescrições e praticar minhas leis: este é justo e viverá, oráculo de Javé.10 Se ele tiver um filho violento, que derrame sangue e cometa alguma dessas faltas.13B Se ele fez todas essas coisas abomináveis, morrerá e seu sangue ficará sobre ele.30 Por conseguinte, hei de julgar-vos de acordo com o proceder de cada um, casa de Israel, oráculo do Senhor Javé. Convertei-vos e afastai-vos de vossas iniquidades e não haverá mais para vós ocasião de pecado. 31 Atirai longe de vós todos os pecados que cometestes contra mim e criai para vós um coração novo e um espírito novo. Por que querer morrer, casa de Israel? 32 Não sinto prazer na morte de ninguém, oráculo do Senhor Javé. Convertei-vos e vivei!
Salmo: Sl 50(51),12-13.14-15.18-19 (R/. 12a)
R. Ó Senhor, criai em mim, um coração que seja puro!
12 Um coração sem mancha cria em mim, renova em mim o espírito de força. 13 Não me afastes, ó Deus, da tua face, teu espírito santo não me tires!

14 Alegre-me de novo o teu auxílio, inspira-me uma pronta obediência. 15 Ensinarei aos maus os teus caminhos, e voltarão a ti os pecadores.

18 Não te agradam, Senhor, os sacrifícios; meu holocausto tu rejeitarias. 19 Uma alma abatida eu te ofereço: um coração contrito não desprezas!
Evangelho: Mt 19,13-15

Naquele tempo: 13 Certas pessoas apresentaram crianças para que lhes impusesse as mãos e rezasse por elas. Mas os discípulos começaram a repreendê-las. 14 Por isto Jesus lhes disse: “Deixai as crianças em paz e não as impeçais de virem a mim, pois o reino dos céus é daqueles que lhe são semelhantes!”. 15 Então pôs as mãos sobre elas e partiu dali.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Deixai as crianças e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus”.
 (Mt 19,14).
A liturgia nos propõe lições de Jesus sobre o perdão dos pecados, sobre a purificação de nossos corações a ponto de serem inocentes como os das crianças (Mt 18,3).
No Evangelho de hoje Jesus repreende os discípulos porque afastavam Dele as crianças. Pelo contrário, Jesus apreciava estar rodeado de crianças, porque por meio delas podia dar lições aos discípulos.
Ora, a lição que Jesus dá neste Evangelho é precisamente que o Reino dos Céus pertence a pessoas com coração simples, inocente e puro como o das crianças. O Reino dos Céus não é lugar para gente de coração empedernido no pecado, pecadores inveterados, gente que ainda não encontrou a alegria que é viver conforme a vontade de Deus. No Reino dos Céus entram os que purificaram seus corações.
Aprendamos esta lição dada por Jesus com a simplicidade com que Ele mesmo a entendeu. Não há dificuldade para entender isto. Somente devemos nos manter nas boas disposições que Deus nos dá com Sua Graça para não pecarmos e sermos postos fora do Reino dos Céus.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário