terça-feira, 21 de agosto de 2018

Liturgia do dia 21/08/2018


Liturgia do dia 21/08/2018


Leituras
Ez 28,1-10
Cânt. Dt 32,26-27ab.27cd-28.30.35cd-36ab (R/. 39c)
Mt 19,23-30

20ª Semana do Tempo Comum

Terça-Feira

Primeira Leitura: Ez 28,1-10

1 Foi-me dirigida a palavra de Javé, nestes termos: 2 Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim fala o Senhor Javé: Porque te inflaste de orgulho e disseste: “Sou um deus, habito mansão divina no meio do mar”, sendo tu um homem e não um deus, e tu te fizeste um coração igual a Deus, 3 eis que és mais sábio que Danel, nenhum sábio é semelhante a ti. 4 Por tua sabedoria e inteligência, adquiriste riquezas amontoaste ouro e prata em teus tesouros. 5 Grande é tua habilidade no comércio!Multiplicaste tuas riquezas, e teu coração delas se orgulha. 6 Por isso, fala o Senhor Javé: Porque fizeste teu coração igual a Deus, 7 contra ti farei vir estrangeiros, a mais bárbara das nações. Sacarão, da espada contra tua bela sabedoria e mancharão teu esplendor; 8 lançar-te-ão na fossa e morrerás de morte violenta, no seio dos mares. 9 Dirás ainda: “Sou um deus”, diante de teus assassinos, quando tu és um homem, não um deus, entre as mãos do teu matador? 10 Morrerás da morte dos incircuncisos, pela mão dos estrangeiros, porque eu falei, oráculo do Senhor Javé.
Salmo: Dt 32,26-27ab.27cd-28.30.35cd-36ab (R/. 39c)
R. Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!
26 Disse: ‘Despedaçá-los-ei, desaparecerá dos tempos a sua memória’. 27ab Isto faria, não fosse a maldosa satisfação de seus inimigos,

27cd para que não digam: ‘Nossa é a vitória, não foi Javé quem fez tudo isso’. 28 Porque é uma nação destituída de bom senso, são falhos de compreensão:

30 Como pode um só perseguir mil, e dois afugentarem milhares, senão porque a Rocha os abandonou, porque Javé os entregou?

35cd  porque se aproxima a sua ruína, e seu destino se apressa a chegar. 36ab Sim, Javé fará justiça a seu povo, e terá compaixão de seus servidores.
Evangelho: Mt 19,23-30

23 Jesus, então, falou aos seus discípulos: “Eu vos declaro esta verdade: é difícil para um rico entrar no reino dos céus. 24 Repito: é mais fácil um camelo passar pelo buraco de um agulha do que um rico entrar no reino dos céus”. 25 Ouvindo isto, os discípulos ficaram imensamente impressionados, e disseram: neste caso, “quem poderá se salvar?”. 26 Jesus fixou o olhar sobre eles e lhes disse: “Aos homens isso é impossível, mas a Deus tudo é possível”. 27 Então Pedro, tomando a palavra, lhe falou: “Eis que abandonamos tudo e te seguimos. Qual será, então, a nossa recompensa?”. 28 Jesus respondeu: “Eu vos declaro esta verdade: na nova geração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, vós, que me seguistes, vos sentareis também sobre doze tronos, para julgardes as doze tribos de Israel. 29 E todo aquele que abandonar casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou campos por amor do meu nome, receberá cem vezes mais e terá por herança a vida eterna. 30 Muitos dos primeiros serão os últimos, e muitos dos últimos, os primeiros.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Então, quem pode ser salvo?”
 (Mt 19,25)
É neste Evangelho que Jesus afirma como é difícil um rico entrar no Reino de Deus; é mais fácil um camelo passar pelo furo de uma agulha.
À primeira vista, na lógica humana, para os discípulos era certo perguntar:
“Então, quem pode ser salvo?”
Jesus, no entanto, estava falando de uma realidade nova introduzida no mundo: o Reino de Deus. Neste Reino acontecem coisas que somente Deus pode realizar, e os homens nem mesmo podem imaginar. Assim como um camelo não pode passar pelo buraco de uma agulha, um rico, em sua condição meramente humana, não pode entrar absolutamente no Reino de Deus.
Mas, diz Jesus, o que aos homens é impossível, para Deus é possível:
- para Deus é possível, até mesmo, e se isto fosse uma necessidade real, fazer com que um camelo passe pelo buraco de uma agulha.
- portanto para Deus é possível a Salvação, coisa que não está ao alcance dos homens entregues a suas próprias forças.
De fato Jesus disse:
“Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível” (Mt 19,26).
A lição que São Mateus quer deixar neste Evangelho é que a Salvação somente Deus pode operar, e isto, porque tem todo poder em Seu Reino. Uma vez estabelecido o Reino de Deus, é Nele que os homens devem confiar para serem salvos.
Muitas vezes perdemos de vista a realidade espiritual que Jesus introduziu no mundo com a inauguração do Reino de Deus em Sua Pessoa de Filho de Deus. Precisamos nos lembrar disto muitas vezes, pois há muitas coisas impossíveis às forças humanas para alcançarmos a nossa Salvação. Aqui, então, elevamos nosso pedido a Deus: Ele nos salva.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário