terça-feira, 21 de agosto de 2018

Liturgia do dia 23/08/2018


Liturgia do dia 23/08/2018


Leituras
2Cor 10,17-11,2
Sl 148,1-2.11-13a.13c-14 (R/. cf. 12a. 15a)
Mt 13,44-46

Santa Rosa de Lima, virgem. Festa

Quinta-Feira

Primeira Leitura: 2Cor 10,17-11,2

Irmãos: 17 Quem se orgulha, ponha seu orgulho no Senhor. 18 Não é homem de valor quem se recomenda a si mesmo, mas aquele a quem o Senhor recomenda. 11,1 Quem dera que aguentásseis um pouco da minha loucura! Sem dúvida vós me suportais. 2 Sinto por vós um ciúme divino, porque vos desposei com um só esposo para vos apresentar a Cristo como uma virgem pura.
Salmo: Sl 148,1-2.11-13a.13c-14 (R/. cf. 12a. 15a)
R.Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!
1 Nos céus louvai o Senhor, louvai a Deus nas alturas. 2 Louvai-o, seus anjos todos; louvai-o, exército angélico.

11 Ó reis e povos da terra, juízes, príncipes todos! 12 E vós, ó jovens e virgens, ó anciãos e crianças! 13a Do Senhor louvem o nome, pois só seu nome é excelso.

13c E ao céu e à terra ultrapassa a majestade divina. 14 Este hino, este aleluia, a todo o povo fiel, às gerações de Israel, aos que estão perto de Deus.
Evangelho: Mt 13,44-46

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44 O reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra. Então, esconde-o novamente e, cheio de alegria, vai vender tudo o que tem e compra esse campo. 45 O reino dos céus é ainda como um comerciante que anda à procura de formosas pérolas. 46 Quando encontra uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia

... o Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo ... 
(Mt 13,44a).
O Evangelho nos ajuda a compreender a vida e santidade de Santa Rosa de Lima.
Quando diz que o Reino dos Céus é comparado a um tesouro ou a uma pérola preciosa, nos lembra a opção que Santa Rosa fez, ainda jovem, pela vida consagrada a Jesus Cristo.
A sua história afirma que em Lima a jovem Rosa era uma das jovens com mais pretendentes na cidade. No entanto ela decidiu, contra tudo e contra todos, dar seu coração a Jesus, aguardando dez anos para convencer seus pais sobre esta escolha.
Ao longo de sua breve vida consagrada – viveu somente até os trinta e um anos – Rosa recebeu dons místicos e dons de operar milagres. Em toda a cidade de Lima, já em vida, era considerada santa.
Temos no céu uma intercessora que em vida se ocupou dos mais pobres, porque mesmo em sua vida de intensa oração atendia os mais necessitados entres os índios e escravos.
Não nos esqueçamos de pedir a Deus, por intercessão de Santa Rosa, soluções para os mais graves problemas da América Latina, tantos e sem conta.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário