quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Liturgia do dia 25/06/2018


Liturgia do dia 25/06/2018


Leituras
2Rs 17,5-8.13-15a.18
Sl 59(60),3.4-5.11-12a.12b-13 (R/.7b)
Mt 7,1-5

12ª Semana do Tempo Comum

Segunda-Feira

Primeira Leitura: 2Rs 17,5-8.13-15a.18

5 Tendo invadido todo o país, o rei da Assíria avançou contra Samaria, que sitiou por três anos. 6 No nono ano de Oseias, o rei da Assíria tomou Samaria e deportou os israelitas para a Assíria, fazendo os habitar em Halá, à margem do Habor, rio de Gozan, e nas cidades da Média.7 Isto aconteceu porque os filhos de Israel pecaram contra Javé, seu Deus, que os tinha tirado da terra do Egito, libertando-os do faraó, rei do Egito, e porque adoraram outros deuses. 8 Seguiram os costumes dos povos que Javé expulsara diante dos filhos de Israel e os costumes dos reis de Israel. 13 Javé testemunhou contra Israel e Judá por meio de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: “Convertei-vos dos vossos maus caminhos e guardai meus mandamentos e preceitos, conforme a Lei que impus aos vossos pais, e que vos comuniquei por meio dos meus servos, os profetas!”. 14 Eles, porém, não escutaram, e endureceram a sua cerviz, a exemplo de seus pais, que não quiseram obedecer a Javé, seu Deus. 15a Desprezaram seus preceitos e a Aliança que fizera com seus pais, bem como as admoestações que lhes dirigira.18 E Javé inflamou-se com veemência contra Israel, e o repudiou de sua Face, salvando-se apenas a tribo de Judá.
Salmo: Sl 59(60),3.4-5.11-12a.12b-13 (R/.7b)
R. Vossa mão nos ajude, ouvi-nos Senhor!
3 Ó Deus, nos repeliste e destroçaste; contra nós te irritaste: ergue o teu povo!

4 Tu abalaste a terra, e ela fendeu-se; repara as suas brechas, pois vacila. 5 Impuseste a teu povo duras provas, um vinho estonteante tu nos deste.
11 Quem me conduzirá a um lugar forte, quem me comandará até Edom? 12a Pois tu, ó Deus, quiseste rejeitar-nos,

12b Já não sais combatendo ao nosso lado! 13 Contra o inimigo corre a socorrer-nos, todo socorro humano é vão auxílio!
Evangelho: Mt 7,1-5

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1 Não julgueis os outros, para não serdes julgados; 2 porque com o julgamento com que julgardes, sereis julgados, e com a medida com que medirdes sereis medidos. 3 Por que reparas no cisco que entrou no olho de teu irmão, quando existe uma trave no teu? 4 Ou como é que dizes a teu irmão: Deixa-me tirar o cisco de teu olho, quando existe uma trave no teu? 5 Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho de teu irmão.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“ ... sereis medidos com a mesma medida com que medirdes”.  (Mt 7,2b).
De muitas maneiras Jesus ensinou os discípulos a observarem a caridade fraterna.
E será na última Ceia que Ele dará seu Novo Mandamento: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei” (Jo 13,34).
Quando Jesus nos fala sobre o modo em que seremos julgados por Deus e sobre o modo como a justiça de Deus medirá a nossa (Mt 7,1-2), sem dúvida nos faz advertências movido pelo amor que tem por nós. De fato, se Jesus não nos amasse, veria nossos defeitos e deixaria que eles nos levassem à condenação. Mas não é assim que Jesus nos trata, mas diz: “... eu vos amei” (Jo 13,34).
Consideremos bem as palavras de Jesus:
“Não julgueis, e não sereis julgados” (Mt 7,1a).
“... tira primeiro a trave do teu próprio olho,
e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão” (Mt 7,5).
Escondidas nestas palavras estão outras lições de Jesus:
a)      “ ... e não sereis julgados” Pelo mau juízo que fizermos dos outros, seremos julgados. Por quem?Por Deus, é claro. Portanto aqui está dito também o julgamento de Deus a nosso respeito. Ora, a Deus nenhum de nós quer ofender. Portanto, não julgar os outros é prova de nosso amor a Deus e temor por Sua Justiça.
b)      “...e então enxergarás bem... ”aqui está a condição para vermos os outros sempre com os bons olhos da caridade e da justiça, imitando Deus Pai, que assim nos vê. Se não tivermos nem caridade nem justiça, nossa tendência marcada pelo pecado será sempre procurar nos outros algo ruim que eles, possivelmente, não têm.
Podemos ir mais adiante: por detrás destas palavras de Jesus está o ensino oculto sobre a maneira como Deus nos vê a cada um de nós.
Este é o ponto de chegada de nossa meditação sobre este Evangelho.
Não deixemos para amanhã o aprofundamento desta lição de Jesus e sua aplicação a nossa vida. É agora que precisamos meditá-la.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário