terça-feira, 21 de agosto de 2018

Liturgia do dia 28/06/2018


Liturgia do dia 28/06/2018


Leituras
2Rs 24,8-17
Sl 78(79),1-2.3-5.8-9 (R/. 9b)
Mt 7,21-29

12ª Semana do Tempo Comum

Quinta-Feira

Primeira Leitura:2Rs 24,8-17

8 Tinha Joiakin dezoito anos quando começou a reinar, e reinou três meses em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Nehusta, filha de Elnatan, de Jerusalém. 9 Procedeu mal aos olhos de Javé, exatamente como fizera seu pai. 10 Nesse tempo, os soldados de Nabucodonosor, rei de Babilônia, marcharam contra Jerusalém, e a cidade foi sitiada. 11 Nabucodonosor, rei de Babilônia, veio à cidade, enquanto seus soldados a sitiavam. 12 Então Joiakin, rei de Judá, rendeu-se ao rei de Babilônia, em companhia de sua mãe, seus servos, seus chefes e eunucos, e o rei de Babilônia os fez prisioneiros no oitavo ano de seu reinado. 13 Levou de lá todos os tesouros do Templo de Javé e os tesouros do palácio real, quebrando todos os objetos de ouro que Salomão, rei de Israel, havia fabricado para o Templo de Javé; assim se cumpria a palavra de Javé. 14 Deportou toda Jerusalém, todos os chefes e guerreiros, dez mil deportados, com todos os artesãos e ferreiros; só deixou os pobres no país. 15 Deportou Joiakin para Babilônia e conduziu de Jerusalém para Babilônia a mãe do rei, as mulheres do rei, seus eunucos e os nobres do país. 16 E mais, todos os guerreiros, em número de sete mil, e todos os artesãos e ferreiros, em número de mil, e todos os homens capazes de pegar em armas: o rei de Babilônia levou-os cativos para Babilônia. 17 E o rei de Babilônia, em lugar de Joiakin, constituiu rei a Matanias, seu tio, mudando-lhe o nome para Sedecias.
Salmo: Sl 78(79),1-2.3-5.8-9 (R/. 9b)
R. Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos, ó Senhor!
1 As nações invadiram tua herança, profanaram, Senhor, teu templo santo: Jerusalém é um monte de ruínas. 2 Entregaram os corpos dos teus servos aos pássaros do céu como pastagem, os teus fiéis aos animais da terra.

3 Derramaram seu sangue como água, Jerusalém por ele foi cercada; não houve quem lhes desse sepultura! 4 Opróbrio dos vizinhos nos tornamos, e somos para todos que nos cercam um motivo de riso e zombaria. 5 Até quando, Senhor, a tua cólera? Vais acaso irritar-te eternamente? Arderá como fogo a tua ira?

8 Não lembres contra nós dos pais a culpa, mas venha ao nosso encontro o teu amor; imensa humilhação nos acabrunha! 9 Ajuda-nos, ó Deus, salvador nosso; liberta-nos por causa do teu nome, perdoa por teu nome nossos crimes!
Evangelho: Mt 7,21-29

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21 Nem todos os que dizem: ‘Senhor, Senhor’, entrarão no reino dos céus; mas sim os que fazem a vontade do meu Pai que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Não expulsamos demônios em teu nome? Não fizemos numerosos milagres em teu nome?’ 23 Então lhes declararei: ‘Nunca vos conheci! Afastai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade!’ 24 Assim, todo aquele que ouve as minhas palavras e as põe em prática será semelhante a um homem ajuizado, que constrói sua casa sobre a rocha. 25 Cai a chuva, correm as enxurradas, sopram os ventos que se lançam contra essa casa. Mas ela não desaba, porque está construída sobre a rocha. 26 Mas todo aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática será semelhante a um tolo, que constrói sua casa sobre a areia. 27 Cai a chuva, correm as enxurradas, sopram os ventos que se lançam contra essa casa, e ela desaba: é uma destruição total!” 28 Quando Jesus acabou estes discursos, a multidão estava tomada de admiração pelo seu modo de ensinar. 29 Porque a ensinava como detentor de autoridade própria e não como os mestres da lei.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem prudente, que construiu a sua casa sobre a rocha”.  (Mt 7,24).
Jesus fala aos discípulos e às multidões nesta passagem do Evangelho.
Desta vez Jesus faz uma repreensão aos que já O haviam ouvido, mas que não puseram em prática o que ensinou.
Ele quis chamar à atenção para o descaso por seus ensinamentos.
E isto aconteceu de verdade.
As pessoas que aprenderam de Jesus lições de importância fundamental para a Salvação são aqueles que ficaram firmes diante das dificuldades da vida contra esta mesma Salvação.
Aqueles que ouviram Jesus ensinar lições indispensáveis para a Salvação, mas não o levaram a sério, perderão a Salvação que Ele veio trazer a todas as pessoas deste mundo.
Estes, os que desprezaram o ensino de Jesus, são comparados por Ele a pessoas que construíram sobre a areia. “Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa”.
Notemos as palavras: “...e sua ruína foi completa”.Isto equivale à condenação eterna. Jesus, portanto, estava falando de realidades profundamente sérias.
Ouvimos tantas vezes estas advertências de Jesus.
Perguntemo-nos como é a nossa reação.
Há lições de Jesus que nos custam cumprir.
Como vamos reagir?
Vamos reagir com nosso empenho em fazer tudo o que estiver ao nosso alcance. E o que nos custar, e que sozinhos não podemos realizar, não deve nos desanimar. Ele mesmo sabe de tudo isto. E assim o próprio Jesus está disposto a nos ajudar. Ele nos lembrou que se alguma coisa é impossível aos homens, para Deus é possível. Para Deus nada é impossível.
Ou seja: para entrarmos no Reino de Deus e merecermos a Salvação, não podemos contar somente com nosso empenho. Esta é nossa parte. Mas há outra, que é resultado da misericórdia e poder de Deus. Seremos salvos por estes dois meios: primeiro pelo poder de Deus e, depois, por nosso empenho sério, como Jesus espera de nós.Não deixemos Jesus decepcionado.
Que não O iludamos como tantos que O ouviram mas que, depois, Lhe fecharam os ouvidos. Estes vão para a condenação eterna. Não nos aconteça isto. Que todos nós mereçamos a Salvação que Jesus nos trouxe.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário