quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Liturgia do dia 02/08/2017

A imagem pode conter: texto


Leituras
Ex 34,29-35
Sl 98, 5. 6. 7. 9 (R. Cf. 9c)
Mt 13,44-46

17ª Semana do Tempo Comum - Ano A

Quarta-Feira

Primeira Leitura: Ex 34,29-35

29 Moisés desceu do monte Sinai, trazendo nas mãos as duas tábuas do Testemunho. Ele não sabia, ao descer do monte, que a pele do seu rosto havia ficado resplandecente por haver Deus falado com ele. 30 De fato, viu-o Aarão e todos os filhos de Israel, e perceberam que o seu rosto brilhava. Por isso, tiveram medo de se aproximar dele. 31 Moisés, porém, os chamou. Então, Aarão e todos os chefes da comunidade voltaram-se para ele, e Moisés dirigiu-lhes a palavra. 32 Depois disto acercaram-se dele todos os filhos de Israel, e Moisés lhes comunicou tudo o que lhe tinha confiado Javé no monte Sinai. 33 Tendo Moisés acabado de falar com eles, cobriu com um véu o seu rosto. 34 Quando, porém, Moisés entrava para falar pessoalmente com Javé, removia o véu até sair. Quando saía, comunicava aos filhos de Israel o que lhe havia sido ordenado. 35 Viam então os filhos de Israel que a pele do rosto de Moisés estava resplandecente. Mas ele cobria de novo o seu rosto com o véu até voltar a falar com Javé.

Salmo: Sl 98, 5. 6. 7. 9 (R. Cf. 9c)
R. Santo é o Senhor, o nosso Deus.
5 Exaltai o Senhor, que é nosso Deus; prostrai-vos aos seus pés, porque ele é santo!

6 Teve Moisés e Aarão por sacerdotes, e Samuel chamava por seu nome; clamavam ao Senhor, e os atendia.

7 Da coluna de nuvem lhes falava, e ouviram sua lei e seus preceitos.

9 Exaltai o Senhor, que é nosso Deus; ante o seu monte santo, prosternai-vos, pois santo é o Senhor, o nosso Deus.

Evangelho: Mt 13,44-46

Naquele tempo, disse Jesus à multidão:44 O reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra. Então, esconde-o novamente e, cheio de alegria, vai vender tudo o que tem e compra esse campo. 45 O reino dos céus é ainda como um comerciante que anda à procura de formosas pérolas.46 Quando encontra uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
Cheio de alegria ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. (Mt 13,44c).
A parábola do homem que compra o campo onde encontrou um tesouro escondido é fácil de entender. Jesus não precisou explicar esta parábola a seus discípulos nem ao povo simples que o ouvia.
Jesus quer dizer que o Reino dos Céus é de tal importância que vale a pena trocar todos os bens que a pessoa possui para conseguir este Reino. É o dos Céus! O que pode valer mais do que o Reino dos Céus?
E tal troca deve ser rápida e alegre, como uma descoberta pessoal que poucos podem entender.
Mesmo sabendo que o maior tesouro que uma pessoa possa ter neste mundo é o Reino dos Céus, nem sempre lhe damos importância no dia a dia. Somos muito ocupados com muitos valores materiais, preocupações, imprevistos, quando não por desculpas para levarmos nossa vida religiosa sem grandes empenhos.
Esta parábola, portanto, tem para nós, agora, a finalidade de nos despertar.
Perguntemos, com franqueza: o que significa para mim o Reino dos Céus?
É um tesouro?
É algo que somente é lembrado vez ou outra?
Estas perguntas nos fazem pensar. Pensemos, portanto! Redescobriremos o tesouro que para nós também pode ter ficado enterrado por muito tempo.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário