quarta-feira, 2 de agosto de 2017

MARTINHO LUTERO O CRIADOR DO PROTESTANTISMO E SUA DEVOÇÃO A VIRGEM MARIA:

A imagem pode conter: 2 pessoas


MARTINHO LUTERO O CRIADOR DO PROTESTANTISMO E SUA DEVOÇÃO A VIRGEM MARIA:

Lutero em "Ave Maria"

Ave Maria , Lutero , Sem pecado de Maria , Virgem Maria...
Em seu livro de Oração Pessoal, escrito em 1522, Lutero escreveu seus comentários sobre a oração "Ave Maria" (tradução inglesa de Luther's Works Vol. 43).

Enquanto ele estava contra a veneração excessiva de Maria, a quem ele se referiu como Mãe de Deus, ele acreditava que ela estava sem pecado, um privilégio dado a ela por Deus.

Tome nota disso: ninguém deve confiar ou confiar na Mãe de Deus ou nos seus méritos, pois tal confiança é digna de Deus e é o serviço elevado devido apenas a ele. Em vez de louvar e agradecer a Deus através de Maria e a graça dada a ela. Laude e ame-a simplesmente como aquele que, sem mérito, obteve tais bênçãos de Deus, completamente fora de sua misericórdia, como ela mesma testifica no Magnificat [Lucas 1: 46-55].

É mesmo o mesmo quando me emociono com a visão dos céus, do sol e de toda a criação para exaltar aquele que criou tudo, trazendo tudo isso em minha oração e louvor, dizendo: Ó Deus, Autor de tão lindo e Criação perfeita, conceda-me ... Da mesma forma, nossa oração deve incluir a Mãe de Deus como dizemos: ó Deus, que pessoa nobre você criou nela! Que ela seja abençoada! E assim por diante. E você que a honrou tão altamente, também me concedeu ...

Não deixe que nossos corações se apeguem a ela, mas através dela penetram em Cristo e para o próprio Deus. Assim, o que a Ave Maria diz é que toda glória deve ser dada a Deus, usando estas palavras: "Salve, Maria, cheia de graça.

O Senhor está contigo [Lucas 1:28]; Abençoado seja você entre as mulheres e abençoado é o fruto do seu ventre, Jesus Cristo. Um homem."

Você vê que essas palavras não estão preocupadas com a oração, mas sim com louvor e honra. Da mesma forma, não há petição nas primeiras palavras da Oração do Senhor, mas sim louvor e glorificação de que Deus é nosso Pai e que ele está no céu. Portanto, devemos fazer a Ave Maria nem uma oração nem uma invocação porque é impróprio interpretar as palavras além do que elas significam em si mesmas e além do significado que lhes é dado pelo Espírito Santo.

Mas há duas coisas que podemos fazer. Primeiro, podemos usar o Ave Maria como uma meditação em que recitamos a graça que Deus lhe deu.

Em segundo lugar, devemos acrescentar um desejo de que todos possam conhecê-la e respeitá-la [como uma pessoa abençoada por Deus].

Em primeiro lugar, ela é cheia de graça, proclamada inteiramente sem pecado - algo extremamente grande. Pois a graça de Deus a enche de tudo bem e a faz desprovida de todo mal.

Em segundo lugar, Deus está com ela, o que significa que tudo o que ela fez ou deixou de desfazer é divino e a ação de Deus nela. Além disso, Deus guardou e protegê-la de tudo o que poderia ser prejudicial para ela.

Em terceiro lugar, ela é abençoada acima de todas as outras mulheres, não só porque ela deu à luz sem trabalho, dor e lesão, nem como Eva e todas as outras mulheres, mas porque, pelo Espírito Santo e sem o pecado, tornou-se fértil , Concebeu e deu à luz de uma maneira concedida a nenhuma outra mulher.

Em quarto lugar, o seu parto é abençoado por que foi poupada a maldição sobre todos os filhos de Eva que são concebidos em pecado [Sal. 51: 5] e nasceu para merecer a morte e a condenação.

Apenas o fruto do seu corpo é abençoado, e através deste nascimento somos todos abençoados.

Além disso, uma oração ou desejo deve ser adicionado - a nossa oração por todos os que falam mal contra este Fruto e a Mãe. Mas quem é o que fala mal deste Fruto e da Mãe? Qualquer um que persiga e fale mal contra o seu trabalho, o evangelho e a fé cristã, como os judeus e os papistas estão fazendo agora.

A conclusão é que, no presente, ninguém fala mal sobre esta Mãe e seu Fruto, tanto quanto aqueles que a abençoam com muitos rosários e constantemente a boca da Ave Maria. Estes, mais do que outros, falam mal contra a palavra e fé de Cristo na pior maneira.

Portanto, note que esta Mãe e seu Fruto são abençoados de forma dupla - corporalmente e espiritualmente. Com os lábios e as palavras da Ave Maria; Tais pessoas blasfemam e falam mal da sua mais perigosamente. E espiritualmente [a abençoa] no coração de alguém por louvor e bênção para o filho dela, Cristo - por todas as suas palavras, ações e sofrimentos. E ninguém faz isso exceto aquele que tem a verdadeira fé cristã porque, sem essa fé, nenhum coração é bom, mas por natureza é cheio de palavrões e blasfêmias contra Deus e todos os seus santos.
Por esse motivo, o que não tem fé é aconselhável abster-se de dizer o Haft Maria e todas as outras orações porque a tal pessoa as palavras se aplicam: que a sua oração seja pecado [Sal. 109:].

Obras de Lutero, Vol. 43, páginas 39 a 41

Nenhum comentário:

Postar um comentário