segunda-feira, 14 de maio de 2018

Liturgia do dia 05/05/2018


Liturgia do dia 05/05/2018


Leituras
At 16,1-10
Sl 99(100),2.3.5 (R/. 2a)
Jo 15,18-21

5ª semana da Páscoa

Sábado

Primeira Leitura: At 16,1-10

Naqueles dias: 1 Paulo chegou a Derbe, depois a Listra. Encontrava-se ali um discípulo chamado Timóteo, filho de mulher judia, mas cristã, e de pai grego. 2 Os irmãos de Listra e Icônio falavam bem dele. 3 Paulo resolveu que ele o acompanhasse. Mas antes o circuncidou, por consideração aos judeus daquelas regiões: pois todos sabiam que seu pai era grego. 4 Em cada cidade por onde passavam, eles transmitiam as decisões que os apóstolos e presbíteros de Jerusalém tinham tomado e recomendavam sua observância. 5 As Igrejas ficavam, assim, mais fortes na fé e o número de seus membros aumentava de dia para dia. Visão de Paulo: passagem da Ásia à Europa. 6 Paulo e Silas percorreram a Frígia e a região da Galácia, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia. 7 Chegaram aos confins da Mísia. Aí tentaram ir até a Bitínia. Mas o Espírito de Jesus não o permitiu. 8 Por isso atravessaram a Mísia e desceram a Trôade. 9 Durante a noite, Paulo teve uma visão: um macedônio estava lá de pé e lhe suplicava: “Vem para a Macedônia e ajuda-nos”. 10 Logo após essa visão, procuramos ir para a Macedônia, convencidos de que Deus nos tinha chamado para anunciar aí a boa-nova do Senhor.
Salmo: Sl 99(100),2.3.5 (R/. 2a)
R. Rendei culto ao Senhor com grande júbilo!
2 Rendei culto ao Senhor com grande júbilo, vinde a ele com cantos de alegria!

3 Sabei-o todos: é o Senhor que é Deus, foi ele que nos fez e somos dele, somos seu povo, ovelhas do seu campo.

5 Bom é o Senhor, e o seu amor eterno, fiel de geração em geração.
Evangelho: Jo 15,18-21

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18 Se o mundo vos odeia, lembrai-vos que me odiou antes. 19 Se fôsseis do mundo, o mundo vos amaria como ama o que é seu; mas, porque não sois do mundo, e pelo fato de eu vos ter escolhido do meio dele, o mundo vos odeia. 20 Lembrai- vos do que eu vos disse: o servidor não é maior do que o seu patrão. Se a mim perseguiram, perseguirão também a vós. Se cumpriram as minhas palavras, cumprirão também as vossas. 21 Mas vos farão tudo isso por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“... porque não sois do mundo, porque Eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia”.(Jo 15,19c-e).
Já consideramos como o Plano Salvador de Deus nos pôs em união com Jesus Cristo, tal como Jesus Cristo está unido a Deus Pai.
Hoje consideramos os impedimentos que os inimigos de Deus põem para que esta nossa união nossa com Jesus Cristo e com Deus Pai aconteça.
Jesus nos adverte: o ‘mundo’ faz tudo para nos separar do amor de Cristo.
Embora nada, neste mundo, tenha poder para nos separar do amor de Cristo, como nos ensinou São Paulo em Rm 8,35, sabemos que o ‘mundo’ faz tudo o que pode para nos distanciar de Deus.
Mas, como Deus nos mantém unidos a Ele, o ‘mundo’ nos odeia.
Afinal, o que Jesus quis dizer com ‘mundo’?
É claro que não se trata da criação de Deus, o mundo onde vivemos.
Trata-se de pessoas revoltadas contra Deus.
São os ateus, os que se fazem deuses de si mesmos, e, pior, os adeptos do grande inimigo da natureza humana, o demônio. Não pensemos que isto seja uma ideia medieval. Um dia Jesus disse a São Pedro: Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! (Lc 22,31).
Não entendemos o que significa ‘peneirar como o trigo’.
Mas entendemos claramente que o demônio um dia quis ter São Pedro sob seu domínio, isto é, afastado de Deus Pai e de Jesus Cristo. Mas Jesus mesmo pediu a Deus que isto não acontecesse a São Pedro. E não aconteceu. Isto quer dizer que mesmo que sejamos tentados pelo demônio a nos separar de Jesus Cristo, o demônio não conseguirá, porque Deus não o quer, e nós, de nossa parte, não o desejamos de forma alguma.
O mundo pode nos odiar. Mas Deus tem poder maior do que o mundo.
Fiquemos, portanto, seguros em nossa união com Jesus Cristo e por meio Dele, com Deus Pai.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário