segunda-feira, 21 de maio de 2018

Liturgia do dia 24/05/2018


Liturgia do dia 24/05/2018


Leituras
Tg 5,1-6
Sl 48(49),14-15ab.15cd-16.17-18.19-20 (R/. Mt 5,3)
Mc 9,41-50

7ª Semana do Tempo Comum

Quinta-Feira

Primeira Leitura: Tg 5,1-6

1 Ricos, chorai e gemei sobre as desgraças que hão de cair sobre vós. 2 A vossa riqueza está podre e as vossas vestes estão sendo carcomidas pela traça. 3 Cobriram-se de ferrugem o vosso ouro e a vossa prata, e essa ferrugem renderá testemunho contra vós, devorando vossas carnes como fogo. Acumulastes tesouros para os últimos dias! 4 O salário que defraudastes aos trabalhadores que ceifaram os vossos campos está a bradar bem alto. As vozes dos ceifadores chegaram aos ouvidos do Senhor dos exércitos. 5 Vivestes sobre a terra entregues ao luxo e à devassidão. E cevastes os vossos corações para o dia da matança. 6 Condenastes e assassinastes o justo! Ele não vos resiste.
Salmo: Sl 48(49),14-15ab.15cd-16.17-18.19-20 (R/. Mt 5,3)
R. Felizes os humildes de espírito porque deles é o Reino dos Céus!
14 De quem confia em si, eis o destino, o fim de quem na vida se compraz: a morte os apascenta como ovelhas, 15ab postos no abismo descem velozmente.

15cd De carne podre e rosto transformado, vão habitar dos mortos a mansão. 16 Mas Deus resgatará a minha alma, tirar-me-ão do abismo as suas mãos.

17 Não temas pois se alguém se torna rico, se vês crescer os bens de sua casa: 18 nada leva consigo, quando morre, nem pode acompanhá-lo a sua glória.

19 Mesmo se nesta vida ele se gaba e o louvam porque tudo lhe sai bem, 20 irá juntar-se aos seus antepassados, que nunca mais verão a luz do dia.
Evangelho: Mc 9,41-50

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 41 Todo aquele que vos der de beber um copo de água por serdes de Cristo, eu vos asseguro: não perderá a recompensa. 42 E todo aquele que levar ao pecado um destes pequenos que creem teria melhor sorte se lhe amarrassem uma grande pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar. 43 Se tua mão te levar ao pecado, corta-a. É melhor entrares na vida aleijado do que ir com duas mãos para a geena, para o fogo que não acaba. 44 Onde seu verme não morre e o fogo nunca se apaga. 45 Se teu pé te levar ao pecado, corta-o. É melhor entrares na vida manco do que ser lançado com os dois pés na geena. 46 Onde seu verme não morre e o fogo nunca se apaga. 47 E se teu olho te levar ao pecado, arranca-o. É melhor entrares no Reino de Deus com um olho só, do que ser lançado com os dois olhos na geena, 48 onde seu verme não morre e o fogo nunca se apaga. 49 Porque todos serão salgados com o fogo. 50 O sal é uma coisa boa; mas, se o sal ficar sem sabor, como lhe será devolvido o sabor? Tende em vós mesmos o sal e vivei em paz uns com os outros”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa.(Mc 9,41).
Neste pequeno trecho do Evangelho Jesus dá quatro ensinamentos.
Porém vamos nos deter somente no primeiro.
Jesus, considerando outras pessoas que não estavam no círculo de suas relações pessoais e de seus discípulos, promete recompensa a quem os ajudar. Mesmo dando-lhes apenas um copo de água.
Um copo de água, naquelas regiões desérticas por onde Jesus andava, era um tesouro. Os discípulos não podiam levar consigo água suficiente para viagens. Podemos imaginar que mais de uma vez Jesus e seus discípulos se encontraram diante da escassez da água.
Notemos a consideração de Jesus para com as pessoas que O ajudavam e a seus discípulos com uma caridade espontânea de quem sabe o que a sede significa depois de horas de caminhada sobre pedras e debaixo do sol escaldante do deserto.
Comparemos esta atitude de Jesus com a nossa.
Pessoas que não conhecemos às vezes nos surpreendem com gestos de ajuda inesperados. Podemos dizer que isto é resultado da bondade natural das pessoas.
Mas podemos notar que mesmo em situações muito difíceis nós mesmos ou outros, não encontramos o mínimo sinal de colaboração ou ajuda em situações difíceis. Imaginemos uma pessoa sendo assaltada por vários delinquentes em nossas ruas movimentadas. A maioria dos passantes não se preocupa em dar ajuda ou em chamar a polícia.
Jesus nos disse que a caridade, mesmo só num copo de água, não ficará sem recompensa.
Demos, portanto, muitos copos de água a quem precisa mesmo que não nos peça.



E sintamos a alegria de aguardar a recompensa prometida por Jesus.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário