quinta-feira, 17 de maio de 2018

Liturgia do dia 16/05/2018


Liturgia do dia 16/05/2018


Leituras
At 20,28-38
Sl 67(68),29-30.33-34.35-36 (R/. 33a)
Jo 17,11b-19

7ª semana da Páscoa

Quarta-Feira

Primeira Leitura: At 20,28-38

Naqueles dias, Paulo disse aos anciãos da Igreja de Éfeso: 28 Tende cuidado convosco e com todo o rebanho do qual o Espírito Santo vos constituiu epíscopos, para serdes pastores da Igreja de Deus que ele adquiriu com o sangue de seu Filho. 29 Sei que, depois da minha partida, se introduzirão no meio de vós lobos ferozes, que não pouparão o rebanho. 30 Do vosso próprio meio surgirão homens que ensinarão doutrinas perversas, para arrastar discípulos atrás de si. 31 Por isso vigiai, lembrando vos de que durante três anos, dia e noite, não deixei de exortar entre lágrimas a cada um de vós. 32 E agora vos recomendo a Deus e à mensagem da sua graça. Ele vos pode edificar, garantindo para vós parte na herança de todos os que foram santificados. 33 Não cobicei nem prata, nem ouro, nem roupa de quem quer que fosse. 34 Vós mesmos sabeis como estas minhas mãos trabalharam para atender às minhas necessidades e às de meus companheiros. 35 Sempre vos mostrei que, trabalhando assim, devemos amparar os fracos, recordando as palavras do Senhor Jesus, que disse pessoalmente: ‘Há mais felicidade em dar do que em receber’”. 36 Dito isto, ajoelhou-se com todos eles e rezou. 37 Todos choravam muito, abraçando e beijando Paulo. 38 O que mais os afligia era aquela afirmação de que não tornariam a vê-lo. Depois, o acompanharam até o navio.
Salmo: Sl 67(68),29-30.33-34.35-36 (R/. 33a)
R. Reinos da terra cantai ao Senhor.
29 Ordena, ó Deus, ordena ao teu poder, ao poder que por nós tu desdobraste. 30 Lá de Jerusalém, lá do teu templo, aonde irão os reis com seus presentes.

33 Cantai, reinos da terra, ao vosso Deus; cantai salmos em honra do Senhor. 34 Ele transpõe de carro os céus antigos; eis que levanta a voz, voz poderosa.

35 Dai glória a Deus, que esplende em Israel;paira acima das nuvens seu poder. 36 Terrível é o Senhor, reina em seu templo; Deus de Israel, dá força e glória ao povo. Bendito seja Deus em Israel!
Evangelho: Jo 17,11b-19

Naquele tempo: Jesus ergueu os olhos ao céu e disse:11b Pai santo, guarda-os em teu Nome, o Nome que me deste, para que sejam um como nós. 12 Quando eu estava com eles, eu mesmo conservava no teu Nome os que me deste. Guardei-os e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para que se cumprisse o que estava escrito. 13 Agora, porém, volto a ti, e falo isto estando ainda no mundo, para que partilhem plenamente da minha alegria. 14 Eu lhes comuniquei tua palavra e o mundo ficou com ódio deles, por que não são do mundo, como eu também não sou do mundo. 15 Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. 16 Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. 17 Consagra-os na verdade: Tua palavra é a verdade. 18 Como me enviaste ao mundo, assim eu os envio ao mundo. 19 E por eles me consagro a mim mesmo, para que eles também sejam consagrados na verdade.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Não Te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno” (Jo 17,15).
Jesus continua encorajando seus apóstolos no momento em que com eles toma a Última Ceia.
Desta vez Jesus nos faz entender que o ‘mundo’, isto é, seus inimigos sumos sacerdotes, anciãos do povo, saduceus, escribas e fariseus, não agem contra Ele somente por sua iniciativa humana. Por detrás da maldade dos inimigos de Jesus, está o Maligno, o demônio que Jesus mesmo derrotara quando fora tentado no deserto.
Portanto o pedido de Jesus por seus discípulos se justifica. O Maligno poderia tentá-los com suas inúmeras artimanhas.
Jesus chamara os seus opositores de filhos do demônio:
Vós tendes por pai o diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai;... não há verdade nele;quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. (Jo 8,44).
Ora, Jesus experimentara a mentira dos líderes judeus a Seu respeito. Eles sabiam que Jesus era o Messias, mas não O aceitaram, inventando mentiras e falsos testemunhos. Portanto Jesus tinha razão de lançar-lhes as acusações que lemos aqui em Jo 8,44.
Os inimigos de Jesus recorreram à mentira. Ora, diz-lhes Jesus, o pai da mentira é o Maligno. Portanto aqueles judeus mentirosos não eram filhos do Deus de Abraão, mas do demônio.
Esta era uma acusação muito pesada contra os adversários de Jesus. Sem dúvida teve grande peso na vingança deles contra Jesus no momento de seu julgamento pelos sumos sacerdotes.
No entanto, a verdade estava com Jesus e a mentira com os líderes judeus. Jesus vinha de Deus, e seus inimigos obedeciam a seu pai, o Maligno, pai da mentira.
Ora, contra as forças do Maligno, que dominara os opositores de Jesus, somente Deus Pai tinha poder. Por isso Jesus Lhe pede:
“Não Te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno” (Jo 17,15).
Deus Pai atendeu aos pedidos de Jesus.
Seus apóstolos foram protegidos contra as forças do maligno. Não passaram para o lado dos opositores de Jesus, a não ser um, Judas Iscariotes, dominado pela ambição da riqueza, tentação com que o Maligno até hoje submete milhares de pessoas.
Sabemos que hoje em dia há pessoas que creem em Jesus mas sucumbem às tentações do Maligno. Passam para o lado contrário ao de Jesus e de sua Igreja.
O Maligno nos rodeia de todos os modos para nos distanciar da Verdade que é Jesus: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6). Mas sabemos: se permanecemos unidos a Ele, o Pai nos livrará dos poderes do Maligno. Viveremos neste ‘mundo’ unidos a Jesus, e na eternidade estaremos com Ele para sempre.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário