segunda-feira, 21 de maio de 2018

Liturgia do dia 26/05/2018


Liturgia do dia 26/05/2018


Leituras
Tg 5,13-20
Sl 140(141),1-2.3.8 (R/. 2a)
Mc 10,13-16

7ª Semana do Tempo Comum

Sábado

Primeira Leitura: Tg 5,13-20

13 Há entre vós quem sofra? Que reze! Está alguém de bom humor? Que entoe cânticos! 14 Há entre vós algum enfermo? Que mande chamar os presbíteros da Igreja, e estes orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. 15 E a oração da fé salvará o enfermo e o senhor o reerguerá. E, se tiver cometido pecados, ser-lhe-á concedido o perdão. 16 Confessai-vos, pois, mutuamente os vossos pecados e orai uns pelos outros, para alcançardes a saúde. É de grande poder a oração assídua do justo.17 Elias era um homem sujeito, como nós, aos sofrimentos. Não obstante, orou fervorosamente para que não chovesse e, por espaço de três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. 18 Por fim, orou novamente, o céu fez cair chuva e a terra produziu o seu fruto. 19 Meus irmãos, se um de vós estiver desviado da verdade e alguém o converter, 20 saiba que, reconduzindo um pecador do caminho errado, salvará sua alma da morte e apagará a multidão dos seus pecados.
Salmo: Sl 140(141),1-2.3.8 (R/. 2a)
R. Minha oração suba a vós como incenso!
1 Senhor, clamo por ti, corre em socorro: escuta a minha voz, que a ti elevo. 2 Seja minha oração nuvem de incenso, oferenda da tarde, as mãos que eu ergo.

3 Põe, Senhor, uma guarda à minha boca; sentinelas à porta dos meus lábios.
8 A ti, Senhor meu Deus, volvo os meus olhos; busco socorro em ti, não me rejeites.
Evangelho: Mc 10,13-16

Naquele tempo: 13 Algumas pessoas traziam crianças para que Jesus as acariciasse. Mas os discípulos ralhavam com elas. 14 Vendo isto, Jesus se indignou e lhes disse: “Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas. 15 Eu vos declaro esta verdade: quem não acolher o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. 16 E ele as abraçava e abençoava, e lhes impunha as mãos.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
... quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele. (Mc 10,15).
Os adultos, normalmente, estão habituados a considerar as decisões a tomar com cautela, planejamentos, crítica de propostas possíveis. Em matéria de comércio, por exemplo, toda cautela é necessária. Não significa que nesta atitude haja, automaticamente cobiça, desonestidade, transgressão à lei. A prudência é necessária para prevenir graves riscos. Se um pai de família é irresponsável e imprudente, todos os seus familiares sofrem as consequências.
Por qual motivo Jesus indica a simplicidade e espontaneidade de uma criança para quem deseja entrar no Reino de Deus? Acaso é possível entrar no Reino de Deus sem se perguntar o que significa, e quais consequências resultam para a vida do indivíduo, de sua família, de sua comunidade, de sua sociedade?
Sabemos que o Reino de Deus inclui exigências.
Um adulto que desejasse entrar no Reino de Deus sem considerar suas exigências não seria imprudente?

J
esus, no entanto, insiste na simplicidade, espontaneidade, confiança e prontidão das crianças como critério para entrar no Reino de Deus.
Ele não disse que somente assim é possível entrar no Reino de Deus.
Mas, se Jesus indica este modelo como ideal, na verdade está prevenindo contra erros que adultos podem cometer contra sua entrada no Reino de Deus:
- São as pessoas que se consideram autossuficientes para se salvarem, e que do Reino de Deus não teriam necessidade alguma.
- São pessoas que não têm confiança em Deus, nem no próprio Jesus.
- São pessoas que veem Jesus como exageradamente exigente. Não foi Ele quem disse que para entrar no Reino de Deus é preciso passar pela porta estreita (Mt 7,13-14)? Quem deseja entrar pela porta larga vai para o caminho da perdição, não ao Reino de Deus.
-São pessoas covardes, que fogem das exigências reais do Reino de Deus, como as que põem a mão no arado e voltam para trás (Lc 9,62).
São como o jovem rico, apegadas a seus bens e interesses terrenos.
Devemos considerar o ensino de Jesus no Evangelho de hoje como um dos critérios para entrar no Reino de Deus, mas não o único. Ele mesmo deu outros critérios, como o da porta estreita ou o tomar a cruz e segui-Lo (Mt 10,38).
Sejamos, portanto, simples, espontâneos e prontos para entrar no Reino de Deus.
E, ao mesmo tempo, enquanto adultos, sejamos responsáveis por aceitá-lo, com todas as suas exigências. Assim foram os mártires: prontos como as crianças, aceitaram a morte pelo Reino de Deus.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário