quinta-feira, 17 de maio de 2018

Liturgia do dia 19/05/2018


Liturgia do dia 19/05/2018


Leituras
At 28,16-20.30-31
Sl 10(11),4.5 e 7 (R/. cf. 7b)
Jo 21,20-25

7ª semana da Páscoa

Sábado

Primeira Leitura: At 28,16-20.30-31

16 Quando chegamos a Roma, Paulo recebeu licença para morar em domicílio próprio com um soldado para o guardar.17 Passados três dias, ele convidou os judeus mais importantes para um encontro; e a quantos estavam reunidos, ele falou o seguinte: “Irmãos, eu nada fiz contra o nosso povo, nem contra as tradições de nossos pais. No entanto, fui preso em Jerusalém e entregue ao poder dos romanos. 18 Terminado o interrogatório, estes quiseram me libertar, porque não acharam em mim nada que merecesse condenação à morte. 19 Mas, por causa da oposição dos judeus, fui obrigado a apelar para César, sem querer, porém, acusar em nada meus compatriotas. 20 Por isso, também pedi para vos ver e dialogar convosco; pois é por causa da esperança de Israel que carrego estas algemas”. 30 Por dois anos inteiros Paulo permaneceu naquele domicílio à sua própria custa. Recebia ali a todos que o procuravam. 31 E proclamava o Reino de Deus, e ensinava com toda franqueza e liberdade tudo que se referia ao Senhor Jesus Cristo.
Salmo: Sl 10(11),4.5 e 7 (R/. cf. 7b)
R. Ó Senhor, os bons hão de ver-lhe a face.
4 Está o Senhor no santuário, nos céus ele tem seu trono: penetrando os corações.

5 Vê o bom, vê o perverso, e em seu íntimo ele odeia o que ama a iniquidade.

7 Deus é justo e ama a justiça; os bons hão de ver-lhe a face.
Evangelho: Jo 21,20-25

Jesus manifestou-se aos seus discípulos e, 20 Voltando-se, Pedro percebeu que também o ia seguindo o discípulo a quem Jesus amava, aquele que na ceia se tinha inclinado sobre o peito de Jesus e perguntado: “Senhor, quem é o traidor?”. 21 Vendo-o, Pedro perguntou a Jesus: “Senhor, e quanto a este?”. 22 Jesus respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me”. 23 Por isso, entre os irmãos divulgou-se o boato de que aquele discípulo não morreria. Mas Jesus não afirmou que ele não morreria. Ele falou: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?”. 24 Este é o discípulo que dá testemunho de tudo isso e que escreveu essas coisas. Nós sabemos que seu testemunho é verdadeiro. 25 Há, porém, muitas outras coisas que Jesus fez. Se todas elas fossem escritas uma por uma, creio que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que seriam escritos.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
Jesus fez ainda muitas coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos (Jo 21,25).
Esta frase de São João Evangelista nos deixa de algum modo conformados, mas jamais satisfeitos. Gostaríamos de saber muito mais sobre tudo o que Jesus disse, ensinou e fez ao longo de sua vida na terra e depois de sua Ressurreição.
Para nos consolar, no entanto, temos algumas explicações: 
- São João Evangelista não podia alongar-se em tudo o que Jesus fez e disse porque o custo do material da escrita naquele tempo era muito alto. Já para escrever os 21 capítulos de seu Evangelho, terá gasto uma verdadeira fortuna para aquela época.
- Outra explicação é que se Deus quisesse que soubéssemos todos os detalhes sobre o que Jesus fez e disse, teria providenciado uma maneira apropriada. Como não foi isto que aconteceu, podemos ter mais uma explicação, como a que se segue:
- Da mesma maneira como cremos na Ressurreição de Jesus sem tê-Lo visto ressuscitado, cremos em sua Ressurreição, corrigindo a descrença de São Tomé. Isto é, para crermos na Ressurreição salvadora de Jesus, não precisamos vê-Lo Ressuscitado. Assim também não precisamos saber cada detalhe das ações e palavras de Jesus para conhecê-Lo, crer Nele, amá-lo e sermos salvos por Ele. O que temos no Novo Testamento é mais do que suficiente para sabermos como Jesus Cristo é o Filho de Deus, o Salvador da humanidade e de cada um de nós em particular.
Sintamos a alegria que todas estas coisas produzem em nós, dando graças a Deus.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário