segunda-feira, 14 de maio de 2018

Liturgia do dia 14/05/2018


Liturgia do dia 14/05/2018


Leituras
At 1,15-17.20-26
Sl 112(113),1-2.3-4.5-6.7-8 (R/. cf. 8)
Jo 15,9-17

São Matias, Apóstolo . Festa

Segunda-Feira

Primeira Leitura: At 1,15-17.20-26

15 Naqueles dias, Pedro se levantou no meio dos irmãos (cuja assembleia constava de mais ou menos cento e vinte pessoas) e disse: 16 “Irmãos! Era necessário que se cumprisse o que o Espírito Santo tinha anunciado pela boca de Davi a respeito de Judas, que se tornou o guia dos que prenderam Jesus. 17 Era ele um dos nossos, porque tinha sido escolhido para participar do nosso ministério. 20 Assim está escrito no livro dos Salmos: Fique deserta a sua moradia, e ninguém queira morar nela, e ainda: Que outro receba seu cargo.21 É preciso, pois, que um daqueles homens que nos acompanharam durante todo o tempo em que Jesus esteve entre nós e à nossa frente, 22 desde o batismo de João até o dia em que ele foi tirado de nós, se torne conosco testemunha de sua ressurreição”. 23 Dois foram apresentados: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome “Justo”, e Matias. 24 Rezaram, então, do seguinte modo: “Senhor, que penetrais os corações de todos, mostrai-nos qual dos dois escolhestes 25 para ocupar, no serviço do apostolado, o posto que Judas abandonou para ir ao lugar que merecia”. 26 Fizeram sorteio entre os dois e a sorte caiu sobre Matias, que, desde então, ficou associado aos onze apóstolos.
Salmo: Sl 112(113),1-2.3-4.5-6.7-8 (R/. cf. 8)
R. O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres.
1 Louvai, ó servos do Senhor, louvai o nome do Senhor! 2 Seja bendito o nome dele, bendito agora e para sempre!

3 Desde o nascer ao pôr-do-sol, louve-se o nome do Senhor! 4 Supera todas as nações, supera os céus a sua glória.

5 No céu, na terra, quem será como o Senhor, o nosso Deus? 6 Está sentado nas alturas; mas lança os olhos sobre o abismo

7 Ergue do pó os miseráveis, retira os pobres do monturo, 8 para sentá-los junto aos príncipes, bem junto aos príncipes do povo.
Evangelho: Jo 15,9-17

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9 Como o Pai me ama assim também eu vos amo. Permanecei no meu amor. 10 Se observardes os meus mandamentos permanecereis no meu amor, como eu cumpro os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor. 11 Eu vos digo isto para que minha alegria esteja em vós e vossa alegria seja completa. 12 Este é o meu mandamento: amai- vos uns aos outros assim como eu vos tenho amado. 13 Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos. 14 Vós sereis meus amigos se praticardes o que vos mando. 15 Já não vos chamo de servidores, pois o que serve não sabe o que faz o senhor. Mas eu vos chamo de amigos, porque vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai. 16 Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos mandei ir e produzir fruto, um fruto que dure. Então, meu Pai concederá tudo quanto pedirdes em meu nome. 17 Isto vos ordeno: amai-vos uns aos outros.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Não fostes vós que me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça”. (Jo 15,16a-e).
Depois que Judas Iscariotes se enforcou, sob o peso da culpa pela traição de Jesus, o grupo dos apóstolos foi reduzido ao número de onze. São Pedro tomou a iniciativa de convocar os demais apóstolos para a escolha daquele que ia substituir Judas. O escolhido foi Matias, um dos discípulos que antes da morte de Jesus, seguia-O sempre.
Ora, antes de morrer, Jesus tinha dito aos apóstolos: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no Meu Amor, assim como eu guardei os mandamentos de Meu Pai e permaneço no Seu Amor” (Jo 15,10).
Nestas palavras Jesus disse o que era mais importante para que os discípulos permanecessem sempre unidos a Ele, na vida e na morte.
Como Matias foi escolhido para fazer parte dos doze apóstolos, a ele estas palavras de Jesus também foram dirigidas. Como Matias cumpriu sua parte na missão que Jesus deu aos outros apóstolos, concluímos, logicamente, que também a ele foram ditas estas palavras de Jesus:
“Não fostes vós que me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça” (Jo 15,16a-e).
Não temos notícias exatas sobre o ministério apostólico de São Matias, onde esteve e onde morreu.
Mas a comunidade cristã o reconheceu como autêntico apóstolo incluído no número dos doze.
A devoção cristã a São Matias se deve ao fato de ele ter sido escolhido por Jesus e por Ele enviado para anunciar o Reino de Deus. Pode ter sido ele um dos setenta discípulos que Jesus um dia mandou evangelizar as cidades da Judeia, como consta em Lc 10,1.
São Matias intercede por nós com os outros onze santos apóstolos.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário