quinta-feira, 17 de maio de 2018

Liturgia do dia 18/05/2018


Liturgia do dia 18/05/2018


Leituras
At 25,13b-21
Sl 102(103),1-2.11-12.19-20ab (R/.19a)
Jo 21,15-19

7ª semana da Páscoa

Sexta-Feira

Primeira Leitura: At 25,13b-21

Naqueles dias: 13b Chegaram a Cesareia o rei Agripa e Berenice e foram cumprimentar a Festo. 14 Como se demorassem lá por alguns dias, Festo expôs ao rei o caso de Paulo, dizendo: “Temos aqui um homem que está preso desde o tempo de Félix’’. 15 Quando estive em Jerusalém, os sacerdotes chefes e os anciãos dos judeus apresentaram uma queixa contra ele e reclamavam a sua condenação. 16 Eu lhes respondi que não é costume romano condenar uma pessoa sem que, antes, seja acareada com seus acusadores e tenha oportunidade de se defender. 17 Então eles vieram comigo para cá e eu sem demora, logo no dia seguinte, tomei meu lugar no tribunal e mandei buscar esse homem. 18 Ora, os acusadores o cercaram, mas não apresentaram nenhum daqueles graves crimes que eu imaginava. 19 Tinham contra ele só algumas questões referentes à religião deles, e em particular a um certo Jesus que já morreu, mas que Paulo insistia em afirmar que continua vivo. 20 Fiquei perplexo ante uma controvérsia dessa natureza e perguntei se ele queria ir a Jerusalém, para lá ser julgado o seu caso. 21 Mas Paulo apelou e pediu que seu caso fosse reservado à decisão de Augusto. Mandei que ficasse detido pelos guardas até que eu pudesse remetê-lo a César.
Salmo: Sl 102(103),1-2.11-12.19-20ab (R/.19a)

R.O Senhor pôs o seu trono lá nos céus.

1 Bendize o teu Senhor, ó minha alma; louve todo o meu ser seu santo nome! 2 Sim, bendize o Senhor, ó minha alma, não esqueças nenhum de seus favores!

11 Mais alto do que o céu por sobre a terra, é o amor do Senhor pelos que o temem. 12 Mais longe que o oriente do ocidente, ele afastou de nós nossos pecados.

19 No céu foi que o Senhor ergueu seu trono, abrange o seu reinado o mundo inteiro. 20ab Bendizei o Senhor, seus anjos todos, fortes e poderosos mensageiros.
Evangelho: Jo 21,15-19

Jesus manifestou-se aos seus discípulos e, 15 depois de terem comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes outros?”. Ele respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo!” Ele lhe disse: “Apascenta os meus cordeiros”. 16 Perguntou pela segunda vez: “Simão, filho de João, tu me amas?”. Ele respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo!”. Disse-lhe Jesus: “Cuida de minhas ovelhas”. 17 Pela terceira vez, perguntou-lhe Jesus: “Simão, filho de João, tu me amas?”. Pedro ficou triste porque Jesus lhe perguntou pela terceira vez: “Tu me amas?”. E, então, respondeu: “Senhor, sabes tudo. Tu sabes que te amo!”. Jesus lhe disse: “Apascenta minhas ovelhas. 18 Eu te afirmo e esta é a verdade: quando eras moço, costumavas apertar teu cinto e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, um outro te apertará o cinto e te levará para onde não queres”. 19 Disse isto para dar a entender de que modo Pedro iria morrer e glorificar a Deus. Depois destas palavras, Jesus lhe disse: “Segue-me”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Apascenta os meus cordeiros, as minhas ovelhas”(Jo 21,15g.16f.17j).
Neste Evangelho Jesus Ressuscitado aparece aos discípulos no Mar da Galileia.
Foi na ocasião em que perguntou a São Pedro se O amava. E perguntou não uma só vez, mas três. Na terceira, São Pedro ficou triste, mas Jesus lhe disse de novo: “Apascenta os meus cordeiros, as minhas ovelhas” (Jo 21,17j).
Entendemos, assim, por este Evangelho, que Jesus confiou a São Pedro o governo de sua Igreja.
Como São Pedro teria entendido esta ordem de Jesus?
No Evangelho de São João Evangelista que lemos nos dias passados, insistindo sobre a coragem que os apóstolos deveriam ter contra os inimigos de Jesus, as pessoas deste ‘mundo’, podemos imaginar o estado de espírito de São Pedro ao ouvir de Jesus a ordem para que cuidasse de Seu rebanho, a Igreja.
Isto é, São Pedro sabia que continuaria a tarefa de Jesus no mesmo ‘mundo’ em que Jesus vivera na terra antes de ressuscitar. Os discípulos teriam que enfrentar o ‘mundo’, isto é, as autoridades religiosas de Israel, para dar continuidade à obra de Jesus, ou seja, de cuidar da Igreja que começava naquele momento. E será com grande oposição do ‘mundo’, dos líderes religiosos judaicos, que São Pedro terá que levar adiante a ordem de Jesus.
Quando lemos os Atos dos Apóstolos, vemos como São Pedro toma iniciativa, no dia de Pentecostes, de convidar uma multidão de judeus à conversão a Jesus. Ele consegue, nesse dia, que três mil pessoas passem a crer em Jesus e aceitem o Batismo. Era a Igreja que nascia sob a inspiração e o impulso do Espírito Santo de Jesus.
São Pedro não apascentará a Igreja de Jesus Cristo somente com seu empenho humano. Com ele está o Espírito Santo que Jesus enviou. Deste modo São Pedro se alegrava toda vez que se lembrava do que Jesus lhe dissera na beira do lago de Genesaré:
“Apascenta os meus cordeiros, as minhas ovelhas”(Jo 21,15g.16f.17j).

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário