segunda-feira, 14 de maio de 2018

Liturgia do dia 08/05/2018


Liturgia do dia 08/05/2018


Leituras
At 16,22-34
Sl 137(138),1-2a.2bc-3.7c-8 (R/. 7c)
Jo 16,5-11

6ª semana da Páscoa

Terça-Feira

Primeira Leitura: At 16,22-34

Naqueles dias: 22 A população se revoltou contra Paulo e Silas e os oficiais de justiça mandaram arrancar suas roupas para serem flagelados. 23 Depois de os cobrirem de ferimentos, os lançaram na cadeia, recomendando ao carcereiro que os guardasse com cuidado. 24 Atendendo à recomendação, ele os trancou na cela interior, amarrando os seus pés a um cepo. 25 Pela meia-noite, Paulo e Silas, estando a rezar, cantavam louvores a Deus. Os outros presos os escutavam. 26 De repente, deu-se um terremoto tão forte que abalou os alicerces da cadeia. Nesse instante as portas se abriram e se quebraram as algemas de todos os prisioneiros. 27 O carcereiro acordou e, vendo as portas da prisão escancaradas, julgou que os prisioneiros tivessem fugido; foi então que puxou da espada para se matar. 28 Mas Paulo gritou com voz forte: “Não te faças mal algum! Estamos todos aqui”. 29 O carcereiro mandou buscar tochas, correu para dentro e, tremendo, caiu de joelhos aos pés de Paulo e de Silas. 30 Depois, conduziu os dois para fora e disse: “Senhores, que devo fazer para me salvar?”. 31 “Acredita no Senhor Jesus — responderam — e te salvarás com toda a tua família”. 32 E anunciaram a palavra do Senhor a ele e a todas as pessoas de sua casa. 33 O carcereiro começou a cuidar deles, naquela mesma hora da noite e a lavar as suas feridas. Logo depois, recebeu o batismo com todos os seus. 34 Então subiu com os dois para sua casa, preparou-lhes a mesa e celebrou uma festa de família por haver crido em Deus.
Salmo: Sl 137(138),1-2a.2bc-3.7c-8 (R/. 7c)

R. Ó Senhor, me estendeis o vosso braço e me ajudais.

1 Senhor, de coração eu te agradeço, atendeste às palavras do meu lábio, quero cantar-te em face dos teus anjos. 2a Ante o teu templo santo eu me prosterno.

2bc és clemente e fiel, louvo o teu nome, tua promessa e nome engrandeceste. 3 Tu me atendeste quando eu te invoquei, aumentaste o vigor da minha alma.
7c dás-me a mão, e salva-me, Senhor, a tua destra. 8 Leva a termo o trabalho começado! Senhor, tua bondade é para sempre, obra de tuas mãos, não me abandones.
Evangelho: Jo 16,5-11

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:5 Agora, volto para aquele que me enviou e ninguém de vós pergunta: ‘Aonde vais?’. 6 Entretanto, porque vos disse isto, vosso corações se encheram de tristeza. 7 No entanto, eu vos digo a verdade: convém a vós que eu vá; se eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas, se eu for, eu o enviarei a vós. 8 E ele, quando vier, convencerá a gente do mundo de que se engana a respeito do pecado, do que é justo e do julgamento: 9 Estão enganados a respeito do pecado, porque não creram em mim; 10 a respeito do que é justo, porque vou para o Pai e não me vereis mais; 11 e a respeito do julgamento por que o príncipe deste mundo já está julgado.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“E quando vier [o Espírito Santo], demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento ...”. (Jo 16,8).
O Evangelho de hoje traz afirmações de Jesus difíceis de entender.
Porém, se nos lembramos das passagens que precedem esta no mesmo Evangelho entenderemos.
Já meditamos sobre estas palavras de Jesus: “... porque não sois do mundo, porque Eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia”. (Jo 15,19c-e).
Entendemos aqui o que Jesus quis dizer por ‘mundo’. Isto é, são os inimigos de Jesus, os que não o aceitaram, os que o levaram à morte, e os que perseguirão seus discípulos. Foram os líderes judaicos e os judeus que, de modo geral, se recusaram a admitir que Jesus era o Messias e Filho de Deus.
Será, portanto, a este ‘mundo’ de inimigos de Jesus que o Paráclito, o Espírito Santo, que Jesus promete enviar, que mostrará como o pecado dominou os que O levaram à morte.
Será o mesmo Espírito Santo que manifestará como justiça o que Jesus disse de si mesmo, ou seja, que é o Filho de Deus e o Messias.
O Espírito Santo deixará claro aos inimigos de Jesus isto que Ele sempre disse de Si mas não foi aceito pelos seus inimigos. Em outras palavras, tanto os inimigos de Jesus como todo o Povo Eleito reconhecerão a justiça das palavras de Jesus como sendo Filho de Deus e Messias.
Como, apesar desta ação do Espírito Santo a favor de Jesus, muitos judeus não O aceitarão jamais, o mesmo Espírito Santo os julgará e condenará à morte eterna. Este é o julgamento de Deus sobre os inimigos de Jesus.
Quando Jesus voltar ao Pai, como Ele mesmo disse aqui em Jo 16,5: “Agora parto para Aquele que Me enviou...”, o Espírito Santo dado aos discípulos os confirmará, ao mesmo tempo:
- deixará claro o pecado dos inimigos de Jesus, porque não O aceitaram;
- deixará claro como a Jesus Deus fez justiça, pois o reconheceu como Seu Filho Deus e Messias;
- e deixará claro o julgamento de condenação dos que O levaram à morte.
Ora, este Evangelho nos evidencia como não há poder no mundo contra o Poder de Deus. A favor de Jesus e de seus discípulos está o Poder da Santíssima Trindade. Todos os que a Ele se opõem estarão no pecado e serão condenados.
Estamos com Jesus Cristo, reconhecemos Nele nosso Salvador enquanto Messias prometido pelos profetas, e como Filho de Deus. Não somos seus inimigos. O Espírito Santo vindo ao mundo nos confirma nossa fé em Jesus, e como seus discípulos seremos todos salvos.Pelo contrário, os inimigos de Jesus em nosso tempo terão a mesma sorte dos que O levaram à morte.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário