quinta-feira, 17 de maio de 2018

Liturgia do dia 09/05/2018


Liturgia do dia 09/05/2018


Leituras
At 17,15.22-18,1
Sl 148,1-2.11-12ab.12c-14a.14bcd
Jo 16,12-15

6ª semana da Páscoa

Quarta-Feira

Primeira Leitura: At 17,15.22-18,1

Naqueles dias: 15 Os acompanhantes de Paulo o conduziram até Atenas. Depois voltaram de lá, trazendo a Silas e Timóteo o recado para que fossem encontrá-lo quanto antes.22 Então Paulo, de pé no meio do Areópago, disse: “Atenienses, tudo indica que sois de uma religiosidade sem igual. 23 Passando por aí, mais de uma vez eu contemplava vossos monumentos sagrados. Encontrei inclusive um altar com a inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Pois bem! Justamente aqui estou para vos anunciar este Deus que adorais sem o conhecer. 24 O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, e que é o Senhor do céu e da terra, não mora em templos construídos por mãos humanas. 25 E nem se deixa servir por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa, porque é ele quem dá a todos vida, respiração e tudo mais. 26 Ele criou todas as nações humanas a partir de um só indivíduo, para povoar toda a face da terra, determinando as etapas da sua história e os limites de seus territórios. 27 Fez assim para que os homens procurassem a Deus e, como que tateando, pudessem encontrá-lo, porque não está longe de cada um de nós. 28 Pois nele vivemos, nos movemos e existimos. Aliás, alguns de vossos poetas o disseram: Somos também de sua raça. 29 Se somos de raça divina, não devemos pensar que a divindade seja alguma coisa parecida com ouro, prata, pedra, expressão de arte e imaginação humana. 30 Ora, fechando os olhos sobre os tempos da ignorância, Deus faz saber agora a todos os homens que, por toda parte, devem mudar de vida. 31 Isto porque ele marcou um dia em que julgará o universo com justiça, por meio do homem que destinou para isso, dando como garantia o fato de tê-lo ressuscitado dentre os mortos”. 32 Ouvindo falar de ressurreição dos mortos, alguns começaram a zombar. Outros disseram: “Noutra ocasião te ouviremos a respeito disso”. 33 Paulo então saiu do meio deles. 34 Alguns homens contudo aderiram a ele e abraçaram a fé. Entre eles achavam-se Dionísio, o Areopagita, uma mulher de nome Dâmaris e mais alguns outros. 18,1 Depois disso, Paulo partiu de Atenas e foi para Corinto.
Salmo: Sl 148,1-2.11-12ab.12c-14a.14bcd
R. Os céus e a terra estão cheios de vossa glória!
1 Aleluia! Nos céus louvai o Senhor, louvai a Deus nas alturas. 2 Louvai-o, seus anjos todos; louvai-o, exército angélico.

11 Ó reis e povos da terra, juízes, príncipes todos! 12 E vós, ó jovens e virgens, ó anciãos e crianças!

13 Do Senhor louvem o nome, pois só seu nome é excelso. E ao céu e à terra ultrapassa a majestade divina. 14a Este hino, este aleluia,

14bcd A
 todo o povo fiel, às gerações de Israel, aos que estão perto de Deus.
Evangelho: Jo 16,12-15

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 12 Tenho ainda muitas coisas a vos dizer, mas não podeis compreender agora. 13 Quando ele, o Espírito da verdade, vier, vos conduzirá à verdade completa. Pois não há de falar por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas futuras. 14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu para vos anunciar. 15 Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso eu vos disse que ele receberá do que é meu, para vos anunciar.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Quando vier o Espírito da Verdade, Ele vos conduzirá à plena Verdade”. (Jo 16,13ab).
Em princípio esta frase de Jesus parece difícil. Mas tudo fica claro quando nos lembramos que a Verdade é o próprio Jesus.
Esta frase se justifica pelo que Ele disse imediatamente antes, em Jo 16,12: “Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora”. Entre estas coisas estava a futura explicação de Jesus mesmo como sendo a ‘Verdade’.
Jesus teria deixado de anunciar tudo o que devia sobre Deus, a Trindade, a Vida Eterna, e todos os outros mistérios de nossa Salvação?
Sabemos que Jesus é a plena Revelação do mistério imenso de Deus, e fora de Jesus nada mais há a ser revelado.
No entanto, nem tudo o que Jesus disse foi compreendido por seus discípulos até a Morte de Jesus. Mesmo Sua Ressurreição permaneceu envolvida pelo mistério profundo que a contém. 
Mas Jesus, prometendo o Espírito da Verdade, quis dizer que as mentes dos discípulos se abririam para compreensões jamais imaginadas antes de Sua Morte, Ressurreição, Ascenção ao Céu e o envio do Espírito Santo em Pentecostes.
Vivemos o Tempo de Pentecostes até chegarmos ao encontro de Jesus no dia em que Ele vier sobre as nuvens para julgar os vivos e os mortos.
Vivemos o tempo em que o Espírito da Verdade ilumina os discípulos de Jesus, que somos nós hoje na Igreja. Podemos entender hoje em dia muito mais sobre o mistério da Encarnação do Filho de Deus, a Trindade, a Vida Eterna, e tudo o que se refere à nossa Salvação do que os discípulos de Jesus antes de Sua morte.
O Espírito Santo ilumina e iluminará a Igreja para sempre.
Jesus mesmo disse que o Espírito Santo anunciará à Igreja as coisas futuras que ainda nem podemos imaginar (Jo 167,13e). Aguardemos com fé tudo o que o Espírito Santo nos ensina pessoalmente, a cada um de nós e a toda a Igreja.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário