quinta-feira, 17 de maio de 2018

Liturgia do dia 13/05/2018


Liturgia do dia 13/05/2018


Leituras
At 1,1-11
Sl 46(47),2-3.6-7.8-9 (R/.6)
Ef 1,17-23
Mc 16,15-20
Ou 2ª leitura facultativa: Ef 4,1-13 ou abrev. 4,1-7.11-13

SOLENIDADE - ASCENSÃO DO SENHOR

Domingo

Primeira Leitura: At 1,1-11

1 No meu primeiro livro, Teófilo, escrevi a respeito de tudo o que Jesus fez e ensinou, desde o começo 2 até o dia em que foi elevado para o céu depois de dar, pela força do Espírito Santo, suas instruções aos apóstolos que ele mesmo tinha escolhido. 3 Após sua paixão, ele lhes mostrou, com muitas provas, que estava vivo, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando-lhes do Reino de Deus. 4 Durante a refeição lhes recomendou que não saíssem de Jerusalém, mas que esperassem até o cumprimento da promessa do Pai, “que ouvistes, disse ele, da minha boca: 5 Porque João batizava com água; vós, porém, sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias”. 6 Enquanto estavam reunidos, eles perguntavam: “Senhor, é agora que pretendes restabelecer o reino em favor de Israel?”. 7 Mas ele respondeu: “Não vos compete conhecer os tempos e os momentos que o Pai fixou com sua própria autoridade. 8 Mas recebereis um poder quando o Espírito Santo descer sobre vós. Então, sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra”. 9 Dito isto, elevou-se ante seus olhos e veio uma nuvem que o escondeu da vista deles. 10 Estavam olhando para o céu enquanto ele subia e eis que apareceram dois homens vestidos de branco. 11 Eles disseram: “Homens da Galileia, por que estais olhando para o céu? Este Jesus, que foi levado do meio de vós para o céu, voltará do mesmo modo que o vistes subir”.
Salmo: Sl 46(47),2-3.6-7.8-9 (R/.6)

R. Deus subiu por entre vivas, em seu trono está sentado.

2 Povos todos, batei palmas, aclamai a Deus com júbilo; 3 pois o Altíssimo é terrível, grande rei por toda a terra

6 Deus subiu por entre vivas, em seu trono está sentado. 7 Tocai para Deus, tocai; tocai para o Rei, tocai!

8 Deus é o rei de toda a terra: vossos hinos o proclamem! 9 Das nações Deus é o rei, em seu trono está sentado
Segunda Leitura: Ef 1,17-23

Irmãos:17 Que o Deus de nosso Senhor, Jesus Cristo, Pai da glória, vos conceda um espírito de sabedoria e revelação, para que o conheçais mais profundamente! 18 Que ele ilumine os olhos do vosso coração, para que compreendais qual a esperança que nos veio pelo seu chamado, e quais as riquezas da gloriosa herança reservada aos santos, 19 e qual a extraordinária grandeza do seu poder em relação a nós que temos fé. É a força do seu poder soberano, 20 que ele manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo com que sentasse à sua direita, nos céus, 21 acima de todo Principado, Poder, Virtude, Dominação e acima de toda e qualquer outra dignidade que possa existir neste mundo ou no mundo que há de vir. 22 Ele pôs todas as coisas debaixo de seus pés e o fez, acima de tudo, Cabeça da Igreja, 23 que é o seu corpo, a plenitude daquele que preenche todos os seus membros com todos os seus dons.
Evangelho: Mc 16,15-20

Naquele tempo: Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15 E disse: “Ide ao mundo inteiro, proclamai o Evangelho a todas as criaturas. 16 Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17 Eis os milagres que acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios, falarão línguas novas, 18 pegarão em serpentes e, se beberem um veneno mortal, não lhes fará mal algum; imporão as mãos sobre os enfermos, que serão curados”. Ascensão de Jesus e evangelização do mundo. 19 Depois que lhes falou, o Senhor Jesus foi arrebatado ao céu e sentou-se à direita de Deus. 20 Então os discípulos foram proclamar a Boa-Nova por toda a parte, cooperando o Senhor com eles, e confirmando a Palavra com os milagres que a acompanhavam.
2ª leitura facultativa: Ef 4,1-13 ou abrev. 4,1-7.11-13
Irmãos: 1 Por isso, eu, o prisioneiro do Senhor, vos rogo que vivais de um modo digno da vocação à qual fostes chamados. 2 Com toda humildade, doçura e paciência, suportai-vos uns aos outros com caridade, 3 cuidadosos em conservar a unidade de espírito pelo laço da paz. 4 Há um só Corpo e um só Espírito como também vós fostes chamados, por vossa vocação, a uma só esperança. 5 Só há um Senhor, uma fé, um batismo, 6 só há um Deus que é Pai de todos, e está acima de todos, age por todos e em todos. 7 Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida da doação de Cristo. 8 Por isso se diz: quando subiu ao alto, levou prisioneiros e distribuiu dons aos homens. 9 Mas o que significa “subiu”, senão que também tinha descido aos lugares inferiores da terra? 10 E aquele que desceu é o mesmo que subiu acima de todos os céus, a fim de encher todas as coisas. 11 Foi ele quem de uns fez apóstolos, de outros, profetas ou evangelistas, pastores ou doutores, 12 para o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, e para a construção do Corpo de Cristo, 13 até que todos atinjamos a unidade da fé e do conhecimento do filho de Deus, o estado de homem maduro, a medida da idade plena de Cristo.
ou abrev. 4,1-7.11-13
1 Por isso, eu, o prisioneiro do Senhor, vos rogo que vivais de um modo digno da vocação à qual fostes chamados. 2 Com toda humildade, doçura e paciência, suportai-vos uns aos outros com caridade, 3 cuidadosos em conservar a unidade de espírito pelo laço da paz. 4 Há um só Corpo e um só Espírito como também vós fostes chamados, por vossa vocação, a uma só esperança. 5 Só há um Senhor, uma fé, um batismo, 6 só há um Deus que é Pai de todos, e está acima de todos, age por todos e em todos. 7 Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida da doação de Cristo.11 Foi ele quem de uns fez apóstolos, de outros, profetas ou evangelistas, pastores ou doutores, 12 para o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, e para a construção do Corpo de Cristo, 13 até que todos atinjamos a unidade da fé e do conhecimento do filho de Deus, o estado de homem maduro, a medida da idade plena de Cristo.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
A ASCENSÃO DE JESUS AOS CÉUS É A NOSSA ASCENSÃO À GLÓRIA DE DEUS
Nossa meditação sobre a Liturgia da Palavra de hoje tem início no Salmo Responsorial.
E este Salmo nos diz: Deus reina sobre todas as nações, está sentado no seu trono glorioso [Sl 46(47),9].
É assim que o Salmo Responsorial eleva nossa mente para o Céu, onde o Deus Altíssimo habita. Foi para o Deus Altíssimo que Seu Filho Jesus foi elevado da terra.
Jesus e seus discípulos, como todo o Povo Eleito, elevavam seus olhos aos Céus, morada de Deus. Porém, mais do que a morada, importante é o próprio Deus. Os ‘Céus’ significam o próprio Deus, o Deus de Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, de todos os profetas e do Povo Eleito.
Todo Israel adorava o Deus Altíssimo, último ponto de referência para a compreensão da humanidade e do mundo criado. Além do Deus Altíssimo nada existia.
Ao Deus Altíssimo adoraram Abraão (Gn 14,19.22), e seus herdeiros na fé, Isaque e Jacó [Sl 46(47),4-7], o rei Davi [Sl 56(57),2], os três jovens judeus na corte de Nabucodonosor, Sidrac, Misac e Abdênego (Dn 3,26), o demônio sobre o possesso de Gerasa (Mc 4,7), o anjo Gabriel quando anunciou a Maria o nascimento de Jesus (Lc 1,32.35), o demônio na possessa de Filipos quando São Paulo ali evangelizava (At 16,17) e Melquisedeque (Hb 71, citando Gn 14,18).
Todas estas passagens bíblicas nos dizem que o Deus de Israel, o Deus de Jesus Cristo, é único, Santíssimo, Altíssimo, além do qual deus algum existe. Como tal, somente a Ele as nações da terra e o Povo Eleito devem adoração.
Para o Povo Eleito o Deus Altíssimo estava acima dos antigos deuses de todos os outros povos: Tu, Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra, elevado acima de todos os deuses (Sl 96(97),9).
Para o Povo Eleito o Deus Altíssimo dominava toda a terra, todos os povos e nações, como diz o Sl 46(47),2s:
V.2. Pois o Senhor Altíssimo é tremendo, é o grande rei de toda a terra.
V.3. Ele nos submeteu os povos e pôs sob os nossos pés as nações.
Ora, estas afirmações bíblicas que corriam no meio do Povo Eleito, no tempo em que Jesus vivia na terra, são da maior importância para entendermos quem é o Deus de Jesus.
Ele, o Altíssimo, tem poder sobre todos os povos,
não para submetê-los por capricho, mas incluí-los todos em seu grande Plano de Salvação realizado por Seu Filho.Jesus, de fato, mandará seus discípulos a todos os povos, para lhes anunciar a Salvação.
Para nós e para o povo simples a quem Jesus instruiu, a compreensão do Deus Altíssimo se encontra abreviada emIsaías 57,15:
Porque assim diz o Altíssimo, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo:
Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.
Quando um judeu ouvia na sinagoga esta passagem, consolava-se ao entender que Deus, mesmo em sua morada altíssima, era para ele consolo, pois este Deus não só estava nas alturas celestes mas também nos corações humanos abatidos e contritos. Este é o Deus de Jesus Cristo, que pela Salvação nos eleva até a Si Mesmo em sua morada celeste.
Este Deus, descrito em Is 57,15, é o Deus para o qual Jesus foi elevado em Sua Ascensão. Lá Jesus está, exercendo com o Pai o Poder, pois está sentado à Sua direita.
Evangelho nos mostra como Jesus foi elevado para junto do Deus Altíssimo, com estas palavras: Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao Céu,e sentou-se à direita de Deus (Mc 16,19).
O que isto quer dizer?
Quer dizer que o lugar mais elevado possível no horizonte religioso do Povo Eleito é o lugar para onde Deus Altíssimo quer que seu Filho esteja.
Jesus não só está no Céu, mas está em íntima união de vida e poder com Deus Altíssimo.
Jesus com o Pai domina sobre as nações, para que nenhuma delas fique excluída de Seu Poder Salvador.Tudo isto é o que o Pai sempre quis. Não quis a Salvação somente para seu Povo Eleito, Israel, mas para todas as nações da terra.
Primeira Leitura nos trouxe as palavras de Jesus aos discípulos antes de Sua Ascensão:
“Recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, até os confins da terra”. (At 1,8).
Isto quer dizer que Jesus, que está à direita do Pai, não deixou sua Igreja sozinha, seus apóstolos sem Sua Presença e sem o agir poderoso de Deus: como o Pai, o Filho enviou à Igreja o Espírito Santo, que com ela permanece até o fim dos tempos.
Ora, a Igreja de Jesus não se limita ao Povo Eleito localizado em Jerusalém, nem só na Judeia e Samaria. Estará em todo o mundo, incluindo todas as nações da terra, todos os povos que por Ele são e serão salvos até o fim dos tempos. Ele mesmo, com o Espírito Santo, permanece unido a Sua Igreja, porque também Ele disse:
“... estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos (Mt 28,20).
Diante de Jesus à direita do Pai, do Deus Altíssimo, como nos entendemos hoje, em nosso relacionamento com a Santíssima Trindade?
Entendemos isto por meio de São Paulo, que escreveu:
Sim, Ele [o Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a Glória, cf. Ef 1,17] pôs tudo sob os Seus pés [do Cristo Jesus] e fez Dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, que é seu Corpo, a Plenitude Daquele que possui a plenitude universal (Ef 1,22-23).
Estas são afirmações de grande envergadura teológica.
Entendamos o essencial:
- Jesus, agora à direita de Deus Altíssimo, não está separado de nós.
- pois nós somos a Igreja, Seu Corpo.
- ao Corpo, a Igreja de Cristo, nada falta quanto a sua participação na natureza divina do Deus Altíssimo. Isto porque em Jesus, Cabeça do Corpo, e a Sua Igreja cujos membros somos nós, participamos da Plenitude da divindade do Deus. 
É isto, enfim, que significa a Ascensão de Jesus à direita do Pai:
- Ele, Jesus, o Filho de Deus, nos ‘inclui’, nos ‘incorpora’ a Si, a Seu Corpo, a Igreja.            - Ele, Jesus, no alto dos Céus, nos eleva consigo, mesmo que não  entendamos isto agora.  - Ele, Jesus, permanece conosco até o fim dos tempos.
- Ele, Jesus, voltará para tornar plena e definitiva nossa participação na divindade e santidade do Deus Altíssimo.
Este é o nosso destino pela Salvação que Jesus nos trouxe.
A festa da Sua Ascensão nos diz respeito diretamente, porque nada há que possa nos separar de Jesus Cristo.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário