segunda-feira, 21 de maio de 2018

Liturgia do dia 20/05/2018


Liturgia do dia 20/05/2018


Leituras
At 2,1-11
Sl 103(104),1ab.24ac.29bc-30-31.34 (R/. 30)
1Cor 12,3b-7.12-13
Jo 20,19-23

SOLENIDADE DE PENTECOSTES

Domingo

Primeira Leitura: At 2,1-11

1 Chegou o dia de Pentecostes e estavam todos reunidos naquele mesmo lugar. 2 De repente veio do céu um barulho que parecia o de um furacão: invadiu toda a casa onde estavam reunidos. 3 Então, lhes apareceram línguas como se fossem de fogo, que se dividiram e pousaram sobre cada um deles. 4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os impelia a que se exprimissem. 5 Ora, estavam morando então em Jerusalém judeus, homens piedosos, provenientes de todas as nações que existem debaixo do céu. 6 Quando se deu aquele barulho, ajuntou-se muita gente, pasmada, porque cada pessoa os ouvia falar em sua própria língua. 7 Desorientados e admirados, eles diziam: “Mas não são galileus todos esses que estão falando aí? 8 Então como é que cada um de nós ouve falar em sua língua materna? 9 Partos, medos, elamitas e os habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e Capadócia, do Ponto e da província da Ásia, 10 da Frígia e da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia vizinhos de Cirene, bem como os romanos residentes aqui, 11 judeus e os seguidores de sua religião, cretenses e árabes — todos os ouvimos proclamar as maravilhas de Deus em nossas próprias línguas”.
Salmo: Sl 103(104),1ab.24ac.29bc-30-31.34 (R/. 30)

R. Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai.

1 Bendize o teu Senhor, ó minha alma! Ó meu Deus e Senhor, tu és, tão grande! De glória e de esplendor estás vestido.

24 Numerosas, Senhor, as tuas obras. Quanta sabedoria em todas elas! Enchem a terra as tuas criaturas!

29 Se escondes tua face, eles se assustam; se retiras teu sopro, eles fenecem; voltam de novo ao pó de onde vieram. 30 Envias teu espírito, e renascem, e eis que a face da terra tu renovas. 31 Que a glória do Senhor sempre perdure, alegre-se o Senhor por suas obras!
34 Possam minhas palavras agradar-lhe, pois tenho no Senhor minha alegria!
Segunda Leitura: 1Cor 12,3b-7.12-13

3 Por isso eu vos declaro: quando fala sob a ação do Espírito de Deus, ninguém diz “maldito seja Jesus” e ninguém pode dizer “Jesus é o Senhor” sem estar sob a ação do Espírito Santo. 4 São vários os dons espirituais, mas o Espírito é o mesmo. 5 E os ministérios são vários, mas o Senhor é o mesmo. 6 As obras também são várias, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos. 7 A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem de todos 12 Realmente, assim como o corpo é um só, embora tenha muitos membros, e todos os membros do corpo, apesar de serem muitos, não formam senão um só corpo, assim é também com Cristo. 13 Porque, judeus ou gregos, escravos ou livres, todos nós fomos batizados num só Espírito, para formar um só corpo e todos bebemos de um só Espírito.
Evangelho: Jo 20,19-23

19 Na tarde do mesmo dia, que era o primeiro depois do sábado, os discípulos estavam reunidos com portas fechadas, por medo dos judeus. Então Jesus entrou, ficou no meio deles, e disse: “A paz esteja convosco!”. 20 Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Quando os discípulos viram o Senhor, ficaram cheios de alegria. 21 Então Jesus lhes disse de novo: “A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio”. 22 Depois destas palavras, soprou sobre eles e lhes disse: “Recebei o Espírito Santo. 23 Aqueles a quem perdoardes os pecados, serão perdoados; aqueles a quem retiverdes, serão retidos”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
ENVIAI O VOSSO ESPÍRITO, SENHOR, E DA TERRA TODA A FACE RENOVAI.
A iniciativa de Deus Pai e de Deus Filho de enviar o Espírito Santo sobre os discípulos de Jesus e sobre aquela multidão reunida diante do Cenáculo, foi toda em benefício de nossa Salvação.
Missa do dia: Primeira Leitura
Lemos nesta missa Atos 2,1-11, sobre a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos no dia de Pentecostes.
O que significa “Pentecostes”? Em grego “pentekostés” significa 50. Mas fica subentendido “dias” neste uso desta palavra no Novo Testamento.
50 dias depois da Páscoa os judeus comemoravam a Aliança que Deus fizera com Israel no Monte Sinai.
Por esta ocasião, e por ser perto da Páscoa, judeus de todo o mundo se reuniam em Jerusalém, levando amigos pagãos, simpatizantes da religião judaica. E cada um falava a língua do país onde moravam.
Depois de sua Ascensão, Jesus mandara que os discípulos ficassem em Jerusalém (Lc 24,49) para receberemaquele que Seu Pai prometeu.
E assim 50 dias depois da Páscoa a Promessa de Jesus se cumpriu o Espírito Santo se manifestou aos apóstolos reunidos no Cenáculo em forma de línguas de fogo.Todos começaram a falar línguas diferentes conforme o Espírito inspirava.
Ora, para os judeus esta festa lembrava a entrega da Lei no Monte Sinai.
E para os cristãos, esta festa é o dom do Espírito Santo por Deus.
Isto quer dizer que os cristãos não estão mais sob a Lei de Moisés, mas sob a ação do Espírito Santo na Igreja.
Missa do dia: Salmo Responsorial
Enviai o Vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai.
O Salmo 103 (104) é o canto que agradece a Deus a criação de todos os seres da terra; ao mesmo tempo agradece porque Deus dá respiro aos seres vivos. Deus envia seu Espírito e se renova a face da terra.
Espírito Santo é entendido aqui como o poder divino de conservação da vida criada por Deus.
Se pensarmos na Igreja composta por pessoas que receberam o Espírito Santo no Batismo, entendemos quea Igreja continua viva pela ação do mesmo Espírito Santo.
De fato pelo Batismo nascemos para uma Vida Nova (cf. Rm 6,4), participação da Vida Eterna de Jesus Ressuscitado.
Missa do dia, Segunda Leitura: 1Cor 12, 3b-7.12-13.
Em 1Cor 12,3-13 São Paulo fala dos dons do Espírito Santo aos cristãos de Corinto. Porém São Paulo ensina que não é só o Espírito Santo que age em nós e sim toda a Santíssima Trindade.
- Ele diz que há diversidades de dons na comunidade, mas o Espírito é o mesmo. E o Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade.
- Há diversidade de trabalhos pela comunidade, mas o Senhor é o mesmo.
E o Senhor é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade
Há diversidade de atividades na Igreja, mas para todos há um só Deus.
E o Deus único é Deus Pai, a Primeira Pessoa da Santíssima Trindade.
O que São Paulo nos está dizendo? 
É que a Santíssima Trindade toda está agindo na Igreja.
Em outras palavras: sem a Santíssima Trindade a Igreja não existiria!
Mas em particular sobre o Espírito Santo, nos diz São Paulo:
- É do Espírito Santo que a Igreja recebe diferentes dons.
- Mais ainda: todos estes dons individuais servem ao bem comum de toda a comunidade.
- Por fim São Paulo lembra como esta união dos cristãos em sua diversidade de raças, línguas, condição social etc., é efeito do Espírito Santo na Igreja .
- Disto nasce uma unidade espiritual que São Paulo chama de Corpo, o de Cristo. Noutros lugares São Paulo dirá que este Corpo é a Igreja, do qual Cristo é a Cabeça (2Cor 12,27; Cl 1,18).
Neste dia de Pentecostes nossa atenção, portanto,deve se concentrar na ação do Espírito Santo na Igreja:
- em seus dons,
- seus frutos (Gl 5,22),
- sua obra unificadora dos cristãos no amor fraterno, pois o amor nos foi dado quando o Espírito Santo em nós foi derramado no Batismo (Rm 5,5).
Missa do dia: Evangelho  
Jo 20,19-23 relata a entrega do Espírito Santo aos apóstolos de outro modo.
Agora é Jesus pessoalmente quem dá o Espírito Santo aos discípulos reunidos no Cenáculo. E não foi em Pentecostes, foi no próprio dia de Sua Ressurreição.
Como entender esta discordância entre este Evangelho de João e o relato de Pentecostes de At 2,1-11?
A resposta está na distinção das duas teologias:
- a de São Lucas nos Atos se concentra no dia de Pentecostes para acentuar a substituição da Lei de Moisés pelo dom do Espírito Santo à Igreja-a de de São João em seu Evangelho acentua a Vida Nova que está em Jesus Ressuscitado e que é o Poder do Espírito Santo. Jesus não conserva só para Si esta Vida Nova, mas a passa para os discípulos.
Em ambos os casos se trata do mesmo Espírito Santo, visto de pontos de vista teológicos diferentes.
No Evangelho de São João o dom do Espírito Santo por Jesus tem algo mais: os apóstolos recebem também o poder de perdoar ou não os pecados. Como entender isto? O que o Espírito Santo tem a ver com o perdão dos pecados pelos apóstolos? É que os apóstolos iam batizar os convertidos do pecado para a Vida Nova, dada pela água do Batismo, no qual o Espírito Santo age vivificando quem estava morto pelo pecado.
Em relação a nós, batizados em nome de toda a Santíssima Trindade,
- sabemos que o Espírito Santo nos foi dado no Batismo,
- sacramento em que fomos perdoados de todo pecado,
- em que renascemos para a Vida Nova do Cristo Ressuscitado,
- em que nos tornamos filhos de Deus,
- e ao mesmo tempo nos tornamos membros do Corpo de Cristo, sua Igreja.
Tudo isto é o que nos relembra a festa de Pentecostes.
Não é desta maneira que o Espírito Santo renova a face da terra?
Terminemos a nossa meditação pedindo a Deus:
Enviai o Vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai!
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário