segunda-feira, 14 de maio de 2018

Liturgia do dia 06/05/2018


Liturgia do dia 06/05/2018


Leituras
At 10,25-26.34-35.44-48
Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R/. cf. 2b)
1Jo 4,7-10
Jo 15,9-17

6º Domingo da Páscoa

Domingo

Primeira Leitura: At 10,25-26.34-35.44-48

25 Quando Pedro estava para entrar, Cornélio foi ao seu encontro e caiu a seus pés em atitude de adoração. 26 Mas Pedro fez com que se levantasse e disse: “Levanta-te, pois também eu sou um simples homem”.34 Então Pedro disse: “De fato, agora compreendo que Deus não faz distinção de pessoas; 35 mas todos os que o adoram e praticam o bem são aceitos por ele, seja qual for sua nação. 44 Pedro ainda falava, quando o Espírito Santo desceu sobre todos os que escutavam seu discurso. 45 Os fiéis de origem judaica, que tinham ido de Jope com Pedro, ficaram admirados por verem que o dom do Espírito Santo tinha sido derramado também sobre os não judeus. 46 De fato, eles os ouviam falar em diversas línguas e glorificar a Deus. Então Pedro disse: 47 “Quem poderá recusar a água do batismo a esses, que receberam o Espírito Santo da mesma forma que nós?”. 48 E decidiu que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Depois de tudo isso lhe pediram que ficasse com eles mais alguns dias.
Salmo: Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R/. cf. 2b)

R.Revelou o Senhor o seu auxílio, sua justiça aos povos.

1 Entoai ao Senhor cântico novo, que ele fez maravilhas! Sua mão poderosa e braço santo valeram-lhe a vitória.

2 Revelou o Senhor o seu auxílio, sua justiça aos povos. 3ab De seu fiel amor ele lembrou-se, em favor de Israel.

3cd Os extremos da terra contemplaram nosso Deus a salvar-nos. 4 Aclamai o Senhor, ó terra inteira, com cânticos e música!
Segunda Leitura: 1Jo 4,7-10

7 Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus. 8 Quem não ama não conheceu a Deus porque Deus é Amor. 9 É assim que o amor de Deus se manifestou a nós: Deus mandou seu Filho único ao mundo para que recebêssemos a vida por ele. 10 Nisto consiste o seu amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele quem nos amou e mandou seu Filho como expiação pelos nossos pecados.
Evangelho: Jo 15,9-17

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9 Como o Pai me ama assim também eu vos amo. 10 Se observardes os meus mandamentos permanecereis no meu amor, como eu cumpro os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor. 11 Eu vos digo isto para que minha alegria esteja em vós e vossa alegria seja completa. 12 Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros assim como eu vos tenho amado. 13 Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos. 14 Vós sereis meus amigos se praticardes o que vos mando. 15 Já não vos chamo de servidores, pois o que serve não sabe o que faz o senhor. Mas eu vos chamo de amigos, porque vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai. 16 Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos mandei ir e produzir fruto, um fruto que dure. Então, meu Pai concederá tudo quanto pedirdes em meu nome. 17 Isto vos ordeno: amai-vos uns aos outros.

Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano 
B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora 
Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
O AMOR DE DEUS POR NÓS VEM ANTES DO NOSSO POR ELE
A Liturgia da Palavra deste domingo tem sua marca definida nas palavras do Salmo Responsorial: O Senhor ... recordou seu Amor sempre fiel pela casa de Israel. [Sl 97(98),3].
De fato, toda esta Liturgia nos lembra, continuamente, o Amor de Deus por nós.
Assim, na Primeira Leitura São Pedro se surpreende vendo como os pagãos da casa de Cornélio receberam o Espírito Santo antes mesmo de serem batizados. Por isso exclamou: “Podemos, por acaso, negar a água do Batismo a estas pessoas que receberam, como nós, o Espírito Santo?” (At 10,47).
Aqueles pagãos já tinham sido escolhidos por Deus por puro amor divino.
Eles mesmos não o sabiam. Mas quando receberam o Espírito Santo entenderam o quanto significavam para Deus, a ponto de Deus lhes enviar um apóstolo, São Pedro, para lhes ministrar o sacramento do Batismo.
Deus os amou primeiro.

É isto que devemos deter em nossa lembrança nesta Eucaristia,
 porque em nosso relacionamento com Deus é Ele quem nos ama primeiro.Ora, a Segunda Leitura completa o que entendemos pelo amor de Deus tendo ouvido a Primeira Leitura. Nela São João Evangelista afirma:
Nisto consiste o Amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi Ele que nos amou e enviou o Seu Filhocomo vítima de reparação pelos nossos pecados. (1Jo 4,10).

Aqui fica claro que o Amor de Deus por nós tem uma justificativa salvadora: foi por nos ver no pecado e no risco da condenação eterna que Deus nos amou. Foi por sua misericórdia amorosa que enviou seu Filho como vítima de reparação por nossos pecados. De fato, quando pecamos, não amamos a Deus. De nossa parte e iniciativa não brotou o amor a Deus. Foi preciso que Ele nos socorresse para chegássemos a amá-Lo.

Assim entendemos como o Amor divino e a Misericórdia divina estão sempre juntos quando se trata do relacionamento de Deus conosco. A Deus, Pai amoroso, importa que suas criaturas não permaneçam no pecado. Tudo o que Ele puder fazer para nos tirar da morte eterna Ele o fará.
No Evangelho é Jesus mesmo quem esclarece o Amor de Deus por nós. Ele começou a fazer isso inicialmente em relação a seus apóstolos:
“Não fostes vós que Me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto, e o vosso fruto permaneça” (Jo 15,16a-d).
Os apóstolos foram escolhidos por Jesus em vista do anúncio do Reino de Deus.
Uma vez que o Reino de Deus foi inaugurado no mundo, dele nós participamos, e por nossa parte também o anunciamos no mundo em que vivemos.
Como aos apóstolos, Jesus Cristo nos escolheu, antes mesmo que por nossa conta tivéssemos esta iniciativa. De fato, as pessoas que não foram batizadas e que ainda vivem no paganismo, como poderiam escolher Jesus sem O conhecerem?
Ora, a escolha dos apóstolos por Jesus não é outra coisa que a escolha deles por parte de Deus Pai, cujo Plano Salvador devia ser executado pelos discípulos de Jesus. E hoje em dia estes discípulos somos nós. Levemos o Reino de Deus para todas as pessoas, dentro de nossas possibilidades. Seremos os apóstolos de Jesus, escolhidos por Ele, e assim escolhidos por Deus Pai. O amor de Deus por nós vem antes do nosso por Ele.
Por tudo o que isto significa em nossa vida, demos graças a Deus.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário