terça-feira, 19 de junho de 2018

SANTO DO DIA 23 DE JUNHO DE 2018.


SANTO DO DIA 23 DE JUNHO DE 2018.

São José Cafasso, zelou pela salvação das almas.

São José Cafasso, destacou-se no meio de tantos por seu amor aos pobres e zelo pela salvação das almas.

O santo de hoje nasceu em Castelnuovo d’Asti, na Itália, no ano de 1811, onde também nasceu o grande São João Bosco. José Cafasso, desde criança, sentiu-se chamado ao sacerdócio, que foi se tornando cada vez mais forte no decorrer de sua vida com Deus.

Assim, entrou para a formação sacerdotal e se tornou padre aos 23 anos, destacando-se no meio de tantos por seu amor aos pobres e zelo pela salvação das almas. Depois de comprovado e dedicado trabalho na Igreja de São Francisco em Turim, José assumiu, com toda sua bagagem de pregador, confessor e iluminado diretor espiritual, a função de reitor e formador de novos sacerdotes.

Dom Bosco foi um dos vocacionados que desfrutou das formações e aconselhamentos deste santo, pois como um sacerdote sintonizado ao coração do Cristo Pastor, sabia muito bem colocar sua cultura eclesiástica, dons e carismas a serviço da salvação do próximo.

Dentre tantos ofícios assumidos por este homem incansável, que foi para o Céu em 1860, despontou José Cafasso na evangelização dos condenados à forca, tanto assim que ficou conhecido como o “Santo da Forca”.

São José Cafasso, rogai por nós !

XI Semana – Sábado – Tempo Comum – Anos Pares 23 Junho 2018 Tempo Comum – Anos Pares XI Semana – Sábado


XI Semana – Sábado – Tempo Comum – Anos Pares


Liturgia do dia 23/06/2018


Liturgia do dia 23/06/2018


Leituras
2Cr 24,17-25
Sl 88(89),4-5.29-30.31-32.33-34 (R/. 29a)
Mt 6,24-34

11ª Semana do Tempo Comum

Sábado

Primeira Leitura: 2Cr 24,17-25

17 Depois da morte de Joiada, os chefes de Judá vieram prosternar-se diante do rei; e o rei os ouviu. 18 Abandonaram a Casa de Javé, Deus de seus pais, para prestar culto às imagens e aos ídolos. A cólera de Javé atingiu Judá e Jerusalém, por causa dessa infidelidade do povo. 19 Para fazê-los voltar a ele, Javé enviou, para o meio deles, profetas que dessem testemunho no meio deles, mas eles não os ouviram. 20 O espírito de Deus veio sobre Zacarias, filho do sacerdote Joiada, que se pôs diante do povo e disse: “Assim diz Deus: ‘Por que transgredis os mandamentos de Javé, para não prosperar? Por terdes abandonado a Javé, ele vos abandona também!’”. 21 Conspiraram contra ele e o apedrejaram no adro da Casa de Javé, por ordem do rei. 22 O rei Joás não se lembrava da afeição que lhe havia dedicado Joiada, pai do profeta, e matava seu filho! Este disse ao morrer: “Que Javé veja, e peça contas!”. Os arameus e o fim de Joás. 23 No ano seguinte, o exército dos arameus subiu contra Joás e veio a Judá e a Jerusalém. Exterminaram, entre o povo, todos os chefes do povo, e enviaram todo o seu saque ao rei de Damasco. 24 O exército dos arameus veio com poucos homens, mas Javé entregou em suas mãos um exército numeroso, porque haviam abandonado a Javé, Deus de seus pais. E os arameus executaram o julgamento contra Joás. 25 Quando eles se retiraram, deixaramno às voltas com grandes sofrimentos; seus servidores conspiraram contra ele, por causa do sangue dos filhos do sacerdote Joiada; feriram-no em seu leito, e ele morreu. Foi sepultado na Cidade de Davi, mas não foi enterrado no sepulcro dos reis.
Salmo: Sl 88(89),4-5.29-30.31-32.33-34 (R/. 29a)
R. Guardarei eternamente para ele a minha graça!
4 Firmei com o meu eleito uma aliança, e jurei a Davi, meu servidor: 5 ‘Eterna hei de fazer tua linhagem, Firme o teu trono pelas gerações!’.

29 dar-lhe-ei para sempre a minha graça, com ele manterei minha aliança; 30 farei eterna a sua descendência, farei seu trono como o firmamento.

31 Se seus filhos deixarem minha lei, não quiserem seguir os meus preceitos; 32 se acaso violarem meus decretos e não guardarem mais meus mandamentos,

33 punirei com flagelos o seu crime, com varas punirei o seu pecado; 34 mas nunca os privarei da minha graça, nem à fidelidade faltarei!
Evangelho: Mt 6,24-34

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24 Ninguém pode servir a dois patrões, porque odiará a um e amará ao outro, ou se afeiçoará ao primeiro e desprezará o segundo. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.25 Por isso vos digo: não estejais preocupados, em relação à vossa vida, com o que haveis de comer [e beber], nem em relação ao vosso corpo, com o que haveis de vestir. Porventura não vale a vida mais que o alimento, e o corpo mais que a roupa? 26 Olhai as aves que voam no céu: não semeiam o grão, nem colhem, nem acumulam a colheita nos celeiros; pois o vosso Pai celeste lhes dá de comer. Acaso não valeis muito mais do que elas? 27 Quem dentre vós, à força de preocupações, pode prolongar um pouco mais a sua própria vida? 28 E quanto à roupa, por que vos preocupais? Observai como crescem as flores dos campos. Não se cansam em fiar para sua roupagem. 29 Mas eu vos digo que nem Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como uma delas. 30 Se, então, Deus assim reveste a planta que hoje está no campo, mas amanhã é lançada ao fogo, quanto mais a vós, homens pobres de fé? 31 Portanto, não vos preocupeis, dizendo: Que havemos de comer? Que havemos de beber? Com que havemos de nos vestir? 32 São os pagãos que se preocupam com todas estas coisas. Ora, vosso Pai celeste bem sabe que precisará de tudo isto. 33 Portanto, acima de tudo tende todo o interesse pelo Reino e pela justiça de Deus, e todas estas coisas vos serão dadas a mais. 34 Não vos preocupeis, então, com o dia de amanhã, porque o dia de amanhã trará consigo suas próprias preocupações. A cada dia bastam as suas penas.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
A beleza do Evangelho de hoje está na poesia e sabedoria com que Jesus ensina seus discípulos.
É neste Evangelho que Jesus ensina os discípulos a não servirem ao dinheiro em vez de servirem a Deus (Mt 6,24).
É aqui que Jesus nos manda confiar absolutamente na providência divina, sem nos preocuparmos com o que precisaremos comer ou beber (Mt 6,25).
Também é aqui que Jesus nos ensina que não nos devemos preocupar com o que precisaremos vestir(Mt 6,28).
E mais ainda:
- Jesus diz que tais preocupações são as dos pagãos, que não conhecem o Deus Pai
- que está no céu,
- que nos dá o pão de cada dia,
- perdoa nossos pecados,
- não nos deixa cair em pecado
- e nos livra de todo o mal,
- porque Dele é o Reino e a Glória (Mt 6,13).

P
or Pai temos o Pai de Jesus. Do que teremos medo? Por qual motivo teremos incertezas quanto a nosso futuro?
Experimentemos a Providência divina nos momentos de nossas inseguranças. É desta maneira que aprendemos a depositar só em Deus nossa completa confiança.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

SANTO DO DIA 22 DE JUNHO DE 2018.


SANTO DO DIA 22 DE JUNHO DE 2018.

Santos João Fischer e Tomás More.

Foi um homem de grande influência intelectual, cultural e religiosa a partir do seu testemunho.

João Fischer era inglês, chamado por Deus à vida sacerdotal. Fez uma linda caminhada acadêmica até chegar a ser Arcebispo de Rochester.

Foi um homem de grande influência intelectual, cultural e religiosa a partir do seu testemunho. Ele não se vendia: diante do contexto das confusões da Reforma ele já havia se declarado contra. Também escreveu e defendeu a fé católica.

Henrique VIII, por causa de um envolvimento com uma amante, quis que a Igreja declarasse nulo seu casamento. Mas, ao ser analisado pelo Bispo de Rochester, viu-se que não era o caso. Mas com insistência e imposição, Henrique VIII se “auto-declarou” chefe da Igreja da Inglaterra.

Em meio às confusões religiosas e políticas, o testemunho de Fischer indicou a verdade, que nem sempre é acolhida. O Papa já havia escolhido ele para Cardeal, mas Henrique VIII o condenou à morte. E ao ser apresentado para o martírio, São João Fischer deixou claro que era pela fé da Igreja Católica e de Cristo que ele estava ali. E seu sangue foi derramado em 1535.

No mesmo ano, Tomás More, pai de família e de grande influência no meio universitário, era chanceler do rei, mas não se vendeu diante do ato de supremacia de Henrique VIII. Também foi martirizado. Era leal ao rei, mas acima de tudo a Deus. Em 1535 Tomás More foi decapitado. Em meio às confusões, o testemunho faz a diferença.

Santos João Fischer e Tomás More, rogai por nós !

XI Semana – Sexta-feira – Tempo Comum – Anos Pares 22 Junho 2018 Tempo Comum – Anos Pares XI Semana – Sexta-feira


XI Semana – Sexta-feira – Tempo Comum – Anos Pares


Liturgia do dia 22/06/2018


Liturgia do dia 22/06/2018


Leituras
2Rs 11,1-4.9-18.20
Sl 131(132),11.12.13-14.17-18 (R/. 13)
Mt 6,19-23

11ª Semana do Tempo Comum

Sexta-Feira

Primeira Leitura:2Rs 11,1-4.9-18.20

Naqueles dias: 1 Atalia, mãe de Ocozias, sabendo que o filho morrera, pôs-se a exterminar toda a descendência real. 2 Josabet, porém, filha do rei Joram e irmã de Ocozias, tomou Joás, filho de Ocozias, e o tirou do meio dos filhos do rei que estavam sendo mortos: ocultou-o com a ama no quarto dos leitos. Furtou-o aos olhos de Atalia, e não foi posto à morte. 3 Permaneceu escondido com Josabet no Templo de Javé, durante seis anos, enquanto Atalia reinava no país.4 No sétimo ano, porém, Joiada mandou procurar os centuriões dos caritas e dos guardas, e os introduziu junto de si no Templo de Javé. Fez com eles um pacto sob juramento, mostrando-lhes o filho do rei. 9 Os centuriões fizeram tudo o que lhes ordenara o sacerdote Joiada. Cada um tomou os seus homens, tanto os que entravam de serviço no sábado como os que saíam, e vieram para junto do sacerdote Joiada. 10 O sacerdote entregou aos centuriões as lanças e os escudos do rei Davi que se achavam no Templo de Javé. 11 Os guardas, de armas na mão, se postaram desde o lado sul do Templo até o lado norte do Templo, rodeando o altar e o Templo, para proteger o rei. 12 Joiada, o Sacerdote, trouxe o filho do rei, impôs-lhe o diadema e lhe entregou o documento de estipulação da aliança. Estabeleceram-no rei e o ungiram, e batendo palmas gritaram: “Viva o rei!”.13 Ao ouvir as aclamações do povo, Atalia encaminhou-se para a multidão no Templo de Javé. 14 E viu o rei de pé sobre o estrado segundo o costume; junto ao rei estavam os chefes e os trombetas e todo o povo exultando de alegria, e tocavam-se as trombetas. Atalia rasgou suas vestes, exclamando: “Traição! Traição!”. 15 O sacerdote Joiada ordenou então aos centuriões que estavam à frente do exército: “Arrastai-a para fora do recinto, e, se alguém a seguir, matai-o com espada!”. Porque o Sacerdote dissera: “Que não haja morte no templo de Javé”. 16 Agarraram- na e, levada pela Entrada dos cavalos até o palácio real, ali a mataram. 17 Joiada concluiu uma aliança entre Javé, o rei e o povo, pela qual este se obrigava a ser o povo de Javé; fez também o mesmo entre o rei e o povo. 18 Foi, então, todo o povo do país ao templo de Baal, e o demoliu, destruiu totalmente seus altares e suas imagens, e tirou a vida a Matan, sacerdote de Baal, diante dos altares. Após ter colocado guardas no Templo de Javé. 20 Alegrou-se todo o povo, e a cidade se manteve calma. Atalia, entretanto, fora morta à espada no palácio real.
Salmo: Sl 131(132),11.12.13-14.17-18 (R/. 13)
R. O Senhor preferiu Jerusalém por sua morada.
11 Disse o Senhor a Davi (não falha o seu juramento):“Fruto das tuas entranhas colocarei no teu trono.

12 Se fiéis forem teus filhos às minhas leis e aliança, os filhos seus igualmente no meu trono hão de sentar-se”.

13 Pois o Senhor quis Sião, por morada ele a escolheu: 14 “Meu repouso é para sempre, é o lugar que eu desejei.

17 Aqui farei florescer para Davi forte herdeiro. E acenderei uma lâmpada que ao meu Ungido ilumine. 18 Porém a seus inimigos revestirei de vergonha, enquanto em sua cabeça fulgirá seu diadema!”.
Evangelho: Mt 6,19-23

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 19 Não junteis para vós tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões penetram para roubar. 20 Mas acumulai para vós tesouros no céu, onde nem traça nem ferrugem os consomem, e onde os ladrões não penetram para roubar. 21 Porque, onde estiver o teu tesouro, ali estará também o teu coração. 22 Teus olhos são como uma lâmpada para o corpo. Se, pois, teus olhos estão bons, todo o teu corpo estará na luz. 23 Mas se teus olhos estão doentes, todo o teu corpo estará em trevas. E se a luz que está em ti são trevas, como serão grandes essas trevas!
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Juntai para vós tesouros no céu” (Mt 6,20b).
Notemos como Jesus vai aos poucos ensinando seus discípulos a orientarem todas as suas orações, propósitos de vida e hábitos espirituais todos eles voltados para Deus.Não que os discípulos não soubessem que um fiel judeu devia ser assim.
O que Jesus lhes ensina é uma nova maneira do ser fiel a Deus. Uma maneira firme porque a mais correta e a melhor que possa existir.
Desta vez Jesus combate toda forma de egoísmo que a avareza pode criar.
Há pessoas que pensam somente nos bens da terra.
Juntam para si riquezas como se por meio delas pudessem prolongar seus dias de vida ou nelas encontrar a felicidade.
Com os discípulos não deve ser assim.Os discípulos devem juntar tesouros no céu.
O que isto quer dizer?
Tesouros no céu são os talentos recebidos de Deus na terra, multiplicados como Deus deseja.
Não se deve receber a Graça de Deus em vão. Uma vez recebida, nossa correspondência a ela deve ser plena: não em nosso benefício egoísta, mas para o bem dos mais necessitados.
Os tesouros no céu são nossas obras:
de caridade,
de perdão,
de oração no silêncio do coração e em presença de Deus,
de nossos jejuns como oração autêntica agradável ao Pai celeste,
e tudo o mais que o Espírito Santo nos inspirar como vontade divina.
Tudo isto Jesus já tinha ensinado aos discípulos de alguma maneira.
Pelo Evangelho nós as aprendemos.
E juntamos um tesouro no céu, como Jesus ensinou e desejou de cada um de nós.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

SANTO DO DIA 21 DE JUNHO DE 2018.


SANTO DO DIA 21 DE JUNHO DE 2018.

São Luís Gonzaga, entrou para a Companhia de Jesus.

São Luís Gonzaga, dava testemunho do Evangelho e se consagrou a Nossa Senhora.

Considerado o “Patrono da Juventude”, São Luís Gonzaga nasceu no ano de 1568 na Corte de Castiglione. Recebeu por parte de sua mãe a formação cristã. Já seu pai o motivava a ser príncipe. Sua família tinha muitas posses mas, graças ao amor de Deus, Luís – desde cedo – deixou-se possuir por esse amor.

Com dez anos de idade, na corte, frequentando aqueles meios, dava ali testemunho do Evangelho e se consagrou a Nossa Senhora. Ali descobriu seu chamado à vida religiosa e queria ser padre. Seu pai, ao saber disso, o levava para festas mundanas, na tentativa de fazê-lo desistir de sua vocação.

Entrou para a Companhia de Jesus onde viveu durante seis anos.

Com pouco mais de vinte anos, faleceu de uma peste que havia se espalhado em Roma.

São Luís Gonzaga, rogai por nós !

Imaculado Coração da Virgem Santa Maria 21 Junho 2018 Sábado a seguir ao segundo Domingo depois do Pentecostes


Imaculado Coração da Virgem Santa Maria


Liturgia do dia 21/06/2018


Liturgia do dia 21/06/2018


Leituras
Eclo 48,1-15 (gr. 1-14)
Sl 96(97),1-2.3-4.5-6.7 (R/. 12a)
Mt 6,7-15

11ª Semana do Tempo Comum

Quinta-Feira

Primeira Leitura: Eclo 48,1-15 (gr. 1-14)

1 Surgiu então Elias, profeta semelhante ao fogo, cuja palavra ardia como um facho. 2 Fez sobre Israel vir a fome e, por seu zelo, os reduziu a pequeno número. 3 Pela palavra do Senhor fechou o céu e fez por três vezes descer fogo. 4 Ó Elias, como te tornaste glorioso por teus prodígios! Quem ousaria gabar-se de ser como tu? 5 Arrancaste um homem à morte e o tiraste do Xeol pela palavra do Altíssimo. 6 Levaste reis à desgraça e precipitaste do leito homens ilustres; 7 ouviste repreensões no Sinai e decretos de vingança no Horeb; 8 ungiste reis para punirem crimes, e profetas que te sucedessem. 9 Foste arrebatado em turbilhão de fogo, por um carro com cavalos de fogo; 10 foste designado nas ameaças futuras para apaziguar a Cólera antes que explodisse, para reconciliar, com os filhos, o coração dos pais, e restabelecer as tribos de Jacó.11 Felizes os que te virem e adormecerem no amor. Também nós possuiremos a vida! 12 Elias foi envolto num turbilhão, mas Eliseu se encheu de seu espírito. Não se deixou intimidar por nenhum chefe em sua vida e a ninguém se submeteu. 13 Nada houve acima de suas forças e até na morte seu corpo profetizou. 14 Durante a vida realizou prodígios, e suas obras na morte foram maravilhosas.15 Apesar de tudo, o povo não se converteu, nem se afastou de seus pecados, até que foi deportado de seu país e disperso por toda a terra.
Salmo: Sl 96(97),1-2.3-4.5-6.7 (R/. 12a)
R. Ó justos, alegrai-vos no Senhor!
1 Eis que reina o Senhor, exulte a terra; a multidão das ilhas rejubile! 2 São dossel do seu trono treva e nuvem, o Direito e a Justiça, suas bases.

3 Diante dele caminha um fogo ardente, vai consumindo em torno os inimigos. 4 Clareiam todo o orbe os seus relâmpagos a terra inteira, ao vê-los, estremece.

5 Derretem-se as montanhas como cera, ante o Rei e Senhor de toda a terra. 6 Anunciam os céus sua justiça, veem todos os povos sua glória.

7 Os que adoram estátuas enrubescem, coram os que se gabam de seus ídolos; prostram-se aos pés de Deus os deuses todos.
Evangelho: Mt 6,7-15

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7 Quando rezardes, não multipliqueis as palavras como fazem os pagãos: pensam que, devido à força de muitas palavras, é que são atendidos. 8 Não sejais semelhantes a eles; porque o vosso Pai sabe do que precisais, antes de fazerdes o pedido. 9 Portanto, rezai assim: Pai nosso que estás no céus, santificado seja o teu Nome, 10 venha o teu Reino, seja feita a tua vontade assim na terra como no céu. 11 Dá-nos hoje nosso pão, de que precisamos. 12 Perdoa-nos o mal que fizemos assim como perdoamos aos que nos fizeram mal. 13 E não nos deixes cair na tentação, mas livra-nos do Maligno. 14 Porque, se perdoardes aos homens as suas culpas, também vosso Pai celeste vos perdoará. 15 Mas se não perdoardes aos homens, vosso Pai não perdoará as vossas culpas.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
É neste Evangelho de São Mateus que Jesus nos ensina a rezar o Pai-Nosso.
Notemos, porém, que este Evangelho não se limita ao Pai-Nosso.
Aqui Jesus quer insistir sobre uma questão fundamental para os que buscam o Pai celeste, que está nos céus. Qual é esta questão tão importante para Jesus?
Para Ele o perdão mútuo, entre as pessoas que buscam a Deus reunidas em oração, é uma condição para que todos entrem na paz que Deus lhes oferece, quando com Ele se reconciliam.
Por qual motivo esta questão do perdão mútuo é tão importante para Jesus?
É porque Sua Missão dada pelo Pai, desde que foi concebido no seio de Maria, é a de reconciliar os homens com Deus.
A humanidade estava perdida em si mesma, porque o pecado de Adão não fora perdoado. Adão, depois de pecar, nem sequer pediu perdão a Deus. Pois através de Seu Filho Deus veio oferecer aos homens a possibilidade de se reconciliarem com Ele.
Foi por este motivo que Jesus entregou sua vida na Cruz para apagar os pecados de toda a humanidade. Jesus é o perdão que Deus nos deu.
Notemos bem: antes de sermos reconciliados com Deus, pelo pecado éramos seus inimigos. Éramos a humanidade que jazia nas sombras da morte, sem esperança de Salvação.

U
ma vez reconciliados com Deus, aprendemos a perdoar a quem nos tem ofendido.

E
 entendemos que qualquer falta que os outros nos fizerem, é nada em comparação com nossos pecados, pelos quais ofendemos a bondade infinita de Deus.
Passemos a rezar o Pai-Nosso tendo sempre presente esta lição de Jesus.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.