terça-feira, 12 de junho de 2018

Liturgia do dia 13/06/2018


Liturgia do dia 13/06/2018


Leituras
1Rs 18,20-39
Sl 15(16),1-2a.4.5.8.11 (R/ 1)
Mt 5,17-19

10ª Semana do Tempo Comum

Quarta-Feira

Primeira Leitura:1Rs 18,20-39

Naqueles dias:20 Acab convocou todos os filhos de Israel, e reuniu profetas, no monte Carmelo. 21 E Elias, aproximando-se de todo o povo, disse: “Até quando ficareis sem saber sobre que pé dançar? Se Javé é Deus, segui-o! Se é Baal, segui a este!”. O povo nada lhe pode responder. 22 E Elias disse ao povo: “Eu sou o único profeta de Javé, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta. 23 Dai nos dois touros; que eles escolham um e, depois de esquartejá-lo, coloquem-no sobre a lenha, mas sem pôr fogo. ‘Eu prepararei o outro touro e o colocarei sobre a lenha, sem pôr fogo. 24 Invocareis depois o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome de Javé. O deus que responder, enviando fogo, este será o Deus verdadeiro”. E todo o povo respondeu: “Está bem!”. 25 Dirigiu-se, então, Elias aos profetas de Baal: “Escolhei um dos touros, e aprontai-o primeiro, pois estais em maioria: invocai o nome de vosso deus, mas não lhe ateeis fogo!”. 26 Eles tomaram o touro que lhes coubera, prepararam-no e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até o meio-dia, dizendo: “Baal, responde-nos!”. Mas não houve voz nem resposta. E eles dançavam com genuflexões ao redor do altar que haviam erguido. 27 Ao meio-dia, zombou Elias, dizendo: “Gritai mais alto, afinal é um deus; estará ocupado, foi ao banheiro, ou está viajando. Talvez durma e, assim, despertará!”. 28 Gritaram, então, mais forte, cortaram-se com espadas e lanças, conforme seu costume, até o sangue escorrer sobre eles. 29 Passado o meio-dia, eles se entregaram ao delírio profético até a hora do sacrifício vespertino. E não houve voz que respondesse, nem sinal de atenção. 30 Então disse Elias ao povo: “Aproximai-vos de mim!”. E todos se acercaram, e ele ergueu o altar de Javé que fora destruído. 31 Elias tomou doze pedras, conforme o número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual a palavra de Javé se dirigira, nestes termos: “Israel será o teu nome”, 32 e ele construiu com essas pedras um altar ao Nome de Javé; depois fez ao redor dele uma valeta da capacidade de duas medidas de semente. 33 Dispôs a lenha, esquartejou o touro e o pôs sobre a lenha. 34 E disse então: “Enchei quatro jarros de água, e derramai-os sobre o holocausto e sobre a lenha!”. E disse: “Fazei-o novamente”. E fizeram no de novo. E disse: “Fazei-o pela terceira vez!”. 35 A água corria ao redor do altar, enchendo a valeta. 36 À hora do sacrifício vespertino, Elias, o Profeta, aproximou-se e disse: “Javé, Deus de Abraão, de Isaac e de Israel! Mostra hoje que és Deus em Israel, e que eu, teu servo, fiz tudo conforme tua palavra. 37 Responde-me, ó Javé, responde-me para que este povo conheça que tu, Javé, tu és Deus, e que convertes os corações!”.38 E o fogo de Javé caiu e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras e a terra, e absorveu também a água da valeta. 39 Todo o povo, ao ver isto, prostrou-se com o rosto em terra, exclamando: “É Javé que é Deus! É Javé que é Deus!”.
Salmo: Sl 15(16),1-2a.4.5.8.11 (R/ 1)

R.Guarda-me, ó Deus, em ti busco refúgio.

1 Guarda-me, ó Deus, em ti busco refúgio. 2a Disse ao Senhor: “És tu o meu Senhor

4 Multiplicam no entanto suas dores os que seguem os deuses estrangeiros. Não tomo parte em suas libações, nem passarão seus nomes por meus lábios!

5 Porção da minha herança e do meu cálice, és tu, Senhor, que guardas meu quinhão.

8 Ponho sempre o Senhor diante dos olhos; não posso resvalar; se o tenho ao lado.

11 O caminho da vida tu me ensinas, viver junto de ti é pleno gozo, delícia eterna estar à tua destra!
Evangelho: Mt 5,17-19

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17 Não

penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim revogar, mas levá-los à perfeição. 18 Porque eu vos declaro esta verdade: enquanto durar o céu e a terra, nem a menor letra nem o menor traço será tirado da Lei, até que todas as coisas tenham acontecido. 19 Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os homens a fazer o mesmo, será tido como o menor no Reino dos céus, mas aquele que o cumprir e ensinar, este será tido como grande no Reino dos céus.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Não vim para abolir [a Lei e os Profetas], mas para dar-lhes pleno cumprimento”.  (Mt 5,17bc).
Quando ouvimos estas palavras de Jesus precisamos entende-las corretamente, conforme a intenção Dele.
O cumprimento da Lei e dos Profetas era considerado por Jesus, em primeiro lugar, como obrigação Dele num sentido muito preciso. Este sentido era a plena vontade do Pai a Seu respeito.
Se Jesus não cumprisse o que a Lei prescrevia estaria em pecado contra a vontade de Deus Pai. E a vontade do Pai era que Ele anunciasse o Reino de Deus ao mundo, que sofresse a Paixão e Morte para apagar os pecados da humanidade contra a Lei, e ressuscitasse para nos dar a Vida Eterna.
Se não cumprisse o que os Profetas disseram sobre o Messias e Filho de Deus, não se realizaria diante do Pai e dos homens como o Salvador do mundo.
Nosso cumprimento da Lei de Deus deve ser uma imitação do modo como Jesus a cumpriu. Ele, enquanto Messias e Filho de Deus a cumpriu perfeitamente para a Salvação do mundo.
Nós, imitando Jesus, cumprimos tanto a Lei de Deus como os Profetas para completar, pelo que nos compete. O que nos compete? Ouçamos São Paulo:
“ ... procuro completar, na minha própria carne [em minha pessoa] o que falta das tribulações de Cristo, em solidariedade com o Seu Corpo, isto é, a Igreja”(Cl 1,24).
São Paulo quer nos dizer que a Salvação do mundo não é missão somente da Cabeça da Igreja que é Cristo, mas também tarefa de seus membros que somos nós.
É neste sentido que devemos entender o que Jesus disse: não aboliu nem a Lei nem os Profetas. Com Ele fazemos nossa parte, e deste modo manifestamos nosso amor por Deus, que já é o ponto de partida para tudo o mais, pois é o cumprimento do Primeiro Mandamento da Lei de Deus.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário