segunda-feira, 4 de junho de 2018

Liturgia do dia 05/06/2018


Liturgia do dia 05/06/2018


Leituras
2Pd 3,12-15a.17-18
Sl 89(90),2.3-4.10.14 e 16 (R/. 1)
Mc 12,13-17

9ª Semana do Tempo Comum

Terça-Feira

Primeira Leitura: 2Pd 3,12-15a.17-18

Caríssimos:12 esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, o dia em que os céus inflamados vão se dissolver e os elementos abrasados vão se fundir. 13 Contudo, nós esperamos novos céus e nova terra, segundo a sua promessa, onde a justiça terá moradia estável. 14 Eis por que, meus amigos, esperando esse dia, envidai todos os vossos esforços por viverdes sem mancha e irrepreensíveis, para vos encontrardes em paz. 15 Considerai que a paciência do Senhor é motivo de salvação. 17 Mas vós, meus amigos, prevenidos como já estais, tomai cuidado para não serdes arrastados pelos descaminhos dos criminosos, decaindo assim de vossa própria firmeza. 18 Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele, glória, agora e na eternidade. Amém.

Salmo: Sl 89(90),2.3-4.10.14 e 16 (R/. 1)

R. Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós!

2 Bem antes que as montanhas se elevassem e a terra e o mundo houvessem sido feitos, tu desde sempre e para sempre és Deus!

3 Podes fazer ao pó voltar os homens, podes dizer: “Voltai, filhos de Adão!”. 4 Mil anos aos teus olhos são como ontem, qual vigília da noite que passou.

10 Dura setenta anos nossa vida, talvez oitenta, quando se é mais forte. Dor e vaidade foram quase todos, rápidos passam, rápidos nos vamos.

14 Sacia-nos depressa em teu amor, e alegres cantaremos toda a vida! 16 Revelem-se aos teus servos tuas obras. A tua glória à sua descendência

Evangelho: Mc 12,13-17

13 Entretanto, eles enviaram a Jesus alguns fariseus e herodianos para armar-lhe uma cilada com uma pergunta. 14 Chegaram dizendo: “Mestre, sabemos que és sincero e não te deixas influenciar por ninguém, porque não olhas para a condição social das pessoas, mas ensinas segundo a verdade a doutrina de Deus. É ou não é lícito pagar imposto a César? Devemos pagar ou não pagar?”. 15 Ele, percebendo a sua hipocrisia, respondeu-lhes:“Por que me preparais ciladas? Trazei-me uma moeda para eu ver”. 16 Trouxeramlhe uma. Perguntou-lhes: “De quem é esta imagem e inscrição?”. Responderamlhe: “De César!”. 17 Então, Jesus lhes disse: “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus!”. E ficaram assombrados com esta sua resposta

Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017. Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.

Boa Nova para cada dia

Eles ficaram admirados com Jesus (Mc 12,17d).

As pessoas que ficaram admiradas com Jesus eram os fariseus e alguns partidários de Herodes. Tinham sido mandados pelas autoridades dos judeus para pregarem uma armadilha a Jesus.

Era o problema do imposto devido aos conquistadores romanos. 

Se Jesus dissesse que deviam pagar o imposto a Roma, Herodes teria motivo para dizer que Ele estava, politicamente, contra os judeus, dos quais Herodes pretendia ser o defensor.

Se Jesus concordasse em negar o imposto a Roma, os judeus o acusariam como revolucionário contra Roma.

Porém para Jesus, que tinha uma sabedoria maior que a de Salomão, aquele problema era fácil de resolver. Sua resposta, conhecida de todos, foi: "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus" (Mc 12,17bc).

Aprendamos deste fato uma lição importante sobre nosso relacionamento com Jesus Cristo, para que não sejamos iludidos por pessoas aparentemente mais sábias do que Ele.

De fato, o mundo de hoje há uma ciência que ignora Deus e Jesus Cristo. Muitos sábios de nossos dias querem nos convencer de que a fé em Jesus Cristo é ultrapassada. No entanto, para todas estas invenções a Sabedoria de Deus, Jesus Cristo, tem respostas perfeitas.

Confiemos na sabedoria de Jesus e no poder de Deus.

Ficaremos firmes na fé diante dos desafios que o mundo nos traz contra ela.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário