terça-feira, 19 de junho de 2018

Liturgia do dia 18/06/2018


Liturgia do dia 18/06/2018


Leituras
1Rs 21,1-16
Sl 5,2-3.5-6.7 (R/. 2b)
Mt 5,38-42

11ª Semana do Tempo Comum

Segunda-Feira

Primeira Leitura: 1Rs 21,1-16

Naquele tempo: 1 Como Nabot, de Jezreel, possuísse uma vinha em Jezreel, junto ao palácio de Acab, rei de Samaria, 2 Acab falou a Nabot: “Dá-me tua vinha; quero fazer para mim uma horta, porque fica junto de meu palácio. Dar-te-ei em troca uma vinha melhor do que esta ou, se preferires, pagar-te-ei o preço em dinheiro!”. 3 Nabot declarou a Acab: “Javé me livre de ceder-te a herança de meus pais!”. 4 Entrou Acab no palácio, sombrio e irritado pela resposta de Nabot, o Jezreelita: “Não te cederei a herança de meus pais!”. E, deitando-se no leito, cobriu o rosto e não quis comer. 5 Veio ter com ele sua mulher Jezabel e disse-lhe: “Por que te aborreces e não comes?”. 6 Ele respondeu: “Falei a Nabot, de Jezreel, e lhe propus: ‘Cede-me por dinheiro a tua vinha ou, se quiseres, dar-te-ei outra’. Ele, porém, me replicou: ‘Não te cederei minha vinha!’”. 7 Tornou-lhe Jezabel, sua mulher: “É assim que mostras tua realeza sobre Israel? Levanta-te, come, e alegre-se teu espírito que eu te darei a vinha de Nabot, de Jezreel”. 8 Ela enviou cartas, em nome de Acab, com o selo real, aos anciãos e nobres da cidade que habitavam com Nabot. 9 Escreveu nas cartas: “Anunciai um jejum e fazei Nabot se assentar na frente do povo, 10 e colocai diante dele dois patifes para testemunharem contra ele, dizendo: ‘Tu blasfemaste contra Deus e contra o rei!’. Então levai-o para fora e apedrejai o, e que ele morra!”. 11 Os homens da cidade de Nabot, os anciãos e nobres que habitavam em sua cidade, fizeram como Jezabel ordenara, nas cartas que escrevera. 12 Anunciaram um jejum, e fizeram se assentar Nabot à frente do povo, 13 e vieram dois patifes, que se colocaram diante dele. Esses homens testemunharam contra Nabot na presença do povo, dizendo: “Nabot blasfemou contra Deus e contra o rei!”. Levaram-no para fora da cidade, apedrejaram- no, e ele morreu. 14 Mandaram então dizer a Jezabel: “Nabot foi apedrejado e morreu!”. 15 Quando Jezabel soube que Nabot fora apedrejado e morrera, disse a Acab: “Vai e toma posse da vinha de Nabot de Jezreel que nem por dinheiro queria cedê-la! Nabot já não vive mais; ele morreu!”. 16 A esta notícia Acab levantou-se, para descer à vinha de Nabot de Jezreel e tomar posse dela.
Salmo: Sl 5,2-3.5-6.7 (R/. 2b)
R. Atendei o meu gemido, ó Senhor!
2 Oh, escuta, Senhor, minhas palavras; atende ao meu gemido. 3 Ó meu Rei e meu Deus, presta atenção à voz da minha prece!

5 Porque não pode o mau ficar contigo, que o crime não te agrada; 6 nem poderá o ímpio apresentar se diante do teu olhar. Detestas quem pratica a iniquidade,

7 destróis quem diz mentiras; abominas, Senhor, o sanguinário, o fraudulento odeias.
Evangelho: Mt 5,38-42

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 38 Ouvistes o que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. 39 Mas eu vos digo, que não resistais ao malvado. A quem te bater na face direita, apresenta também a outra. 40 A quem quiser fazer demanda contigo para tomar a tua túnica, deixa levar também o manto. 41 E se alguém te forçar a dar mil passos, anda com ele dois mil. 42 A quem te pede uma coisa, dá. A quem quer de ti um empréstimo, não lhe dês as costas.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“... se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! ”. (Mt 5,39cd).
Quantos de nós não se surpreende com este ensino de Jesus, pela sua firmeza e coerência com o que o mesmo Jesus viveu em sua vida na terra?
Quem de nós já se viu nesta situação e deu a face esquerda depois de levar um tapa na direita?
Acontece que nem sempre levamos tapas na face.
Mas muitas ofensas que recebemos precisam ser perdoadas como Jesus ensina aqui.
O que Jesus fala sobre um tapa deve ser entendido em relação a todos os outros tipos de ofensas.
Para alguns isto parece virtude heroica.
No entanto, há muitas pessoas com virtude suficiente para perdoar as mais graves ofensas. Não é preciso ser santo para isto. Basta ser um discípulo de Jesus e imitá-Lo.
A propósito deste ensino, Jesus também nos deu a bem-aventurança da mansidão:
“Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra” (Mt 5,5).
Que terra é esta?
Também aqui Jesus nos fala em imagens.
Esta terra não é a deste mundo, como não foi um Reino deste mundo que Jesus pregou.
Este Reino que Jesus pregou é o Reino de Deus.
E o Reino de Deus é:
Reino de verdade e de vida,
Reino de santidade e de graça,
Reino de justiça,
de amor e de paz.
Isto tudo é a herança de quem viver na bem-aventurança da mansidão.
Sejamos todos dignos dela.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário