terça-feira, 19 de junho de 2018

Liturgia do dia 20/06/2018


Liturgia do dia 20/06/2018


Leituras
2Rs 2,1.6-14
Sl 30(31),20.21.24 (R/. 25)
Mt 6,1-6.16-18

11ª Semana do Tempo Comum

Quarta-Feira

Primeira Leitura:2Rs 2,1.6-14

1 Quando Javé fez Elias subir ao céu num turbilhão, Elias partira de Gálgala com Eliseu. 6 Tornou Elias a suplicar: “Fica aqui, te peço, porque Javé me envia ao Jordão”. E ele respondeu: “Pela vida de Javé, e pela tua, não te deixarei!”. E os dois se foram. 7 Cinquenta filhos dos profetas escoltavam- nos, mas se detinham a certa distância, e os dois ficaram à beira do Jordão. 8 Elias, tomando o seu manto, enrolou-o, e com ele bateu nas águas do Jordão, que se dividiram para os dois lados, e passaram ambos a pé enxuto. 9 Ao atravessarem, Elias disse a Eliseu: “Pede o que queres que eu te faça antes de ser arrebatado da tua presença”. Respondeu Eliseu: “Venham sobre mim duas partes do teu espírito!”. 10 Disse Elias: “Pediste uma coisa difícil. No entanto, se me vires quando me arrebatarem de ti, recebê-lasás. Se não vires nada, não as receberás”. 11 Continuaram o caminho e a conversa, e eis que um carro de fogo e cavalos de fogo os separaram um do outro, e Elias subiu ao céu no turbilhão. 12 Eliseu o avistava e gritava: “Meu pai! Meu pai! Carro de Israel, e sua cavalaria!”. Depois não mais o avistou. Tomou suas vestes e rasgou-as em duas. 13 Eliseu apanhou o manto que Elias deixara cair, e voltou para o Jordão, permanecendo às suas margens. 14 Tomou o manto de Elias e bateu com ele nas águas, que não se dividiram. Ele disse: “Onde está Javé, o Deus de Elias?”. E bateu nas águas, que se dividiram em dois lados, e Eliseu passou.
Salmo: Sl 30(31),20.21.24 (R/. 25)
R. Tende coragem, ó todos que ao Senhor vos confiastes!
20 Como é grande, Senhor, tua bondade, que tu reservas para os que te temem, que revelas àqueles que te buscam e ante os olhos dos homens manifestas!

21 Tu os abrigas sob a tua face, bem longe das intrigas dos mortais; na tua própria tenda os introduzes, onde não chegam línguas maldizentes
24 Amai pois ao Senhor, seus santos todos:vela sobre os fiéis, e, com rigor castiga os que procedem com soberba.
Evangelho: Mt 6,1-6.16-18

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1 Evitai praticar vossas boas obras diante dos homens para serdes notados por eles, porque assim não tereis recompensa da parte de vosso Pai que está nos céus. 2 Quando, portanto, deres esmolas, não faças tocar a trombeta diante de ti, como procedem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, com o fim de serem aplaudidos pelos homens. Eu vos declaro esta verdade: já receberam a sua recompensa. 3 Mas, quando deres esmola, não saiba tua mão esquerda o que faz a direita, 4 para que a tua esmola fique oculta. O Pai, que vê a ação oculta, te recompensará.5 E quando rezardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar com ostentação nas sinagogas e nas encruzilhadas, para aparecerem diante dos homens. Eu vos declaro esta verdade: já receberam a sua recompensa. 6 Mas, quando rezares, entra em teu quarto, fecha a porta, e reza a teu Pai que está presente até em lugar oculto. E teu Pai, que vê o que fazes ocultamente, te dará a recompensa. 16 Quando fizerdes jejum; não mostreis um semblante abatido, como é costume dos hipócritas. Eles fazem isto para dar a entender que estão de jejum. Eu vos declaro esta verdade: já receberam a sua recompensa. 17 Mas quando jejuares, perfuma tua cabeça e lava teu rosto, 18 para não dares a entender aos homens que estás jejuando, e sim a teu Pai que está presente, até em lugar oculto; e o teu Pai, que enxerga até em lugar oculto, te dará a recompensa.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“... o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”. (Mt 6, 4bcd.6def.18cde).
No Evangelho de hoje Jesus dá lições muito fáceis de entender.
Ele parte do conhecimento dos seus discípulos sobre as obrigações religiosas em três pontos: a) dar esmola; b) orar; c) jejuar.
Como todos os judeus, os discípulos de Jesus estavam habituados a cumprir estas obrigações. Mas Jesus supõe que eles tenham observado como outras pessoas as cumpriam também.
E, referindo-se a outras pessoas, Jesus menciona os hipócritas.
Isto mesmo. Dar esmola, orar e jejuar, mesmo sendo santas prescrições que elevam o homem a Deus, podem ser praticadas com hipocrisia.
A partir desta realidade, Jesus aproveita a ocasião para prevenir os discípulos em dois sentidos:
a)      As práticas religiosas dos hipócritas ficam sem sentido: não feitas por amor a Deus, Isto é, as pessoas fizeram estas coisas para satisfazerem-se a si mesmas. Não foram, portanto, práticas religiosas, e sim exibicionismo; ou, pior, autoidolatria.
b)      Como recuperar o sentido religioso destas três práticas? Aqui entra o novo ensino de Jesus: todas estas práticas devem ser feitas diante do olhar amoroso de Deus Pai, porque não se deve esperar um prêmio egoísta, mas sim cumprir a vontade de Deus, por amor a Ele.
Ora, Deus em sua grande bondade e riqueza infinita, dispõe da recompensa para os que cumprem Sua Vontade por Amor a Ele.
Qual recompensa?
Seriam riquezas materiais aos que derem esmolas?
Seriam elogios de Deus aos que oram como devem?
Seriam banquetes abundantes aos que fizeram jejuns?
Nada disto.
Deus é de tal forma rico em dons que supera todas as recompensas egoístas que qualquer pessoa poderia ter.Deus dá o maior prêmio que pode: é dar-Se a Si mesmo.
Deus Se dá como prêmio a quem fizer esmola vendo no pobre a imagem de Seu Filho.
Deus Se dá como prêmio a quem O procura no silêncio oculto de seu coração.
Deus Se dá como prêmio a quem jejua por amor a Ele.
Desta maneira os discípulos de Jesus passaram a dar esmolas, orar e fazer jejum de maneira nova.
Os discípulos aprenderam estas lições. E receberam a recompensa de Deus.
E, mais que tudo, souberam registrar nos Evangelhos o que Jesus lhes ensinou, para que por meio deles aprendamos também nós.
Portanto, demos esmolas não por egoísmo nem por filantropia, mas por caridade e amor a Deus.
Façamos nossas orações no segredo de nossos corações. É ali que Deus está para dialogar conosco em santa intimidade e consolo.
Façamos jejum sem ostentação. Deus que vê nosso íntimo nos recompensará com os resultados que o jejum produz: amor a Deus.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário