terça-feira, 12 de junho de 2018

Liturgia do dia 16/06/2018


Liturgia do dia 16/06/2018


Leituras
1Rs 19,19-21
Sl 15(16),1-2a.5.7-8.9-10 (R/. cf. 5a)
Mt 5,33-37

10ª Semana do Tempo Comum

Sábado

Primeira Leitura:1Rs 19,19-21

19 Partindo dali, Elias encontrou Eliseu, filho de Safat, que trabalhava com doze juntas de bois; e ele estava com a duodécima. Elias, ao passar perto dele, jogou-lhe em cima seu manto. 20 Eliseu, abandonando os bois, correu atrás de Elias, pedindo-lhe: “Posso abraçar meu pai e minha mãe? Então te seguirei”. Respondeu-lhe Elias: “Vai, retorna; pois que te fiz eu?”. 21 Eliseu voltou de junto de Elias e tomou uma junta de bois e imolou-a; com o equipamento dos bois cozinhou a carne, e deu a ao povo para comer. Depois, partiu, seguindo Elias, do qual se tornou servo.
Salmo: Sl 15(16),1-2a.5.7-8.9-10 (R/. cf. 5a)
R. O Senhor é a porção da minha herança.
1 Guarda-me, ó Deus, em ti busco refúgio. 2a Disse ao Senhor: “És tu o meu Senhor.
5 Porção da minha herança e do meu cálice, és tu, Senhor, que guardas meu quinhão.
7 Bendigo a Deus porque ele me inspirou, fala-me o coração mesmo de noite 8 Ponho sempre o Senhor diante dos olhos; não posso resvalar; se o tenho ao lado.

9 Meu coração se alegra e exulta a alma; repousará meu corpo em grande paz. 10 Não deixarás minh’alma entregue à morte, nem corromper-se o corpo do teu servo.
Evangelho: Mt 5,33-37

Naquele tempo, disse Jesus aos seus díscipulos: 33 Ouvistes o que foi dito aos antepassados: Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos. 34 Porém, eu vos digo: Não jurareis de forma alguma: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35 nem pela terra, porque é o apoio de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a Cidade do grande Rei. 36 Não jures por tua cabeça, porque não podes tornar branco ou preto um só cabelo. 37 Que o vosso falar seja: sim, se for sim; não, se for não. O que disseres além disso vem do Maligno.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Não jureis de modo algum ...” (Mt 5,34b).
No Evangelho de hoje Jesus fala sobre o juramento.              
Seria correto ou incorreto fazer juramentos?
A resposta de Jesus é clara: jamais jurar.
Pelo contrário, o proceder de todas as pessoas deve ser de total honestidade, justiça cem por cento.
Ele diz: “Seja vosso ‘sim’ sim e vosso ‘não’ não” (Mt 5,37a).
E não parou aí. Continuou: “Tudo o que for além disso vem do maligno” (Mt 5,37b).
Entendemos que Jesus proíbe o juramento, seja por quem for, pelo céu, isto é, por Deus, pela terra, por Jerusalém, pela própria cabeça (Mt 5,34-36).
Ou seja, pessoa alguma e capaz de garantir plena e total fidelidade ao que jura porque não tem domínio dos acontecimentos futuros que envolverão o juramento. Por si somente por Deus seria correto jurar, mas mesmo esta forma Jesus proíbe, uma vez que uma pessoa mal intencionada pode envolver o próprio Deus em vão em sua atitude falsa.
Aprendamos o proceder mais correto que Jesus ensinou: “Seja vosso ‘sim’ sim e vosso ‘não’ não” (Mt 5,37a).
E não nos esqueçamos ainda: “Tudo o que for além disso vem do maligno” (Mt 5,37b). Em outras palavras, de um modo ou de outro o demônio se envolve no juramento humano, com sua astúcia para levar as pessoas ao descrédito diante de sua comunidade ou sociedade. Jurar sem poder cumprir é uma das formas de suicídio social.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário